31 de julho de 2014

22º ARTIGO: "AS ELEIÇÕES TAMBÉM SÃO UMA COPA"

   Vivemos numa República. Bem ou mal vivemos numa Democracia. Passada a Copa do Mundo, a maior festa do futebol do universo, estão chegando às eleições, fruto da República e da Democracia.
A propósito, República deriva do latim res publica, expressão que pode ser traduzida como "assunto público". Uma das características mais importantes da República é a vertente eleitoral. No entanto, existem outros aspectos muito importantes, como a subordinação a leis fundamentais e à constituição (aprovada diretamente pelos cidadãos ou pelos seus representantes eleitos), que servem para regrar a vida política do país. Mas aqui interessa mesmo é o viés eleitoral.
Com efeito, eleições são o meio de que se utilizam os cidadãos para exercitar a democracia que se firma cada vez mais no Estado contemporâneo como democracia representativa, posto que se confia a representantes a condução dos negócios públicos.
No futebol, não fomos bem. Os representantes do futebol brasileiro decepcionaram os milhões de torcedores que esperavam o hexacampeonato. Perdemos a copa. Com isso, alguém deveria pagar o preço. Assim o técnico Luiz Felipe Scolari (O Felipão) foi demitido sumariamente. Alguém mais até poderia ser culpado, mas era necessário agir rápido, sobrou para o comandante. Perdeu o campeonato, perdeu o emprego.
E o que tem a ver futebol com eleição? A princípio nada. Se tivéssemos ganhado a copa certamente tudo. Mas há alguma lição a se tirar daí: não jogou (trabalhou) a contento, escolhe-se a princípio outro técnico e, posteriormente, outros jogadores.
E na avaliação da gestão da copa da coisa pública, como deve proceder o povo? Bem, deve aproveitar o campeonato que culmina com as eleições, para manter ou tirar o emprego dos escolhidos anteriormente. Se correspondeu as expectativas, voto pela manutenção do mandato; Caso contrário, voto pela revogação. Afinal, são eleições uma espécie de avaliação sumária dos nossos mandatários.
Em tempo, as eleições são mais republicanas e democráticas do que a copa do mundo. Aquelas ocorrem a cada dois anos, esta de quatro em quatro anos. Quem serão os nossos felipões? Viva a República! Viva a Democracia.
Dr. João Tomaz Neto
 Advogado e Professor

30 de julho de 2014

PREFEITO REAGE INDIGNADO SOBRE A INFORMAÇÃO DE APOIO A EUNÍCIO OLIVEIRA

O prefeito de Amontada, Paulo Cesar dos Santos (PT), esteve, ontem, na redação do Diário do Nordeste para negar a declaração de Eunício Oliveira acerca de sua adesão à campanha do candidato do PMDB ao Governo do Estado e acusou a afirmação como uma estratégia de confundir o eleitorado da região dele, onde defende a candidatura de Camilo Santana (PT).

Antes do encontro realizado na segunda-feira com lideranças do Interior no comitê de campanha, Eunício Oliveira ressaltou que estaria recebendo o apoio de vários ex-aliados do governador Cid Gomes e destacou que o prefeito de Amontada estava nesta lista. "Acabei de receber uma ligação do prefeito de Amontada, que é do Partido dos Trabalhadores, dizendo que a partir de amanhã (hoje) estará na nossa campanha, estará com a nossa candidatura", apontou Eunício.
 
Paulo Cesar alegou, no entanto, que seria incoerente ele apoiar a candidatura de Eunício e ainda garantiu desconhecer o número do telefone do candidato do PMDB ao Governo. "As pessoas que fazem oposição talvez tenham entrado em contato com Eunício, tentando confundir o eleitorado e as pessoas do meu Município de Amontada. Quando eu vinha, hoje, para Fortaleza, meu telefone começou a chamar para me avisar dessa reportagem", disse.
Com infomações DN

PARABÉNS, DENISE CARNEIRO!


Queremos neste (30/07) começar o dia mais radiantes e felizes, porque nesta quarta-feira comemora-se um aniversário muito importante. Trata-se da efeméride da Denise Carneiro (foto ao lado do Pe. Antonio Maria). Assim, felicitamos à amiga o compartilhamento das coisas boas que a vida lhe oferece hoje, principalmente todos os dias da sua vida.

Nós, e um batalhão de amigos que desfrutam da sua amizade, somos todos, digamos, prisioneiros de seu apreço, seu afeto e benevolência que nos estimulam a continuar lado a lado apreciando a sua vida.

Hoje e sempre, desejamos a você agradáveis surpresas e felizes acontecimentos, com muita paz, saúde, felicidades e muitos anos de vida, pois você merece!

Rogamos a Deus para que ilumine seus passos, e os seus caminhos possam ser sempre protegidos pela força do Pai celestial.

De todos nós, amigos e familiares, um Feliz Aniversário!

28 de julho de 2014

JÔ SOARES É INTERNADO


O apresentador Jô Soares, 76, foi internado no Hospital Sírio Libanês nesta segunda-feira (28), em São Paulo, com princípio de pneumonia.


Segundo informações da Rede Globo, as gravações do “Programa do Jô” desta semana foram canceladas. A expectativa é que com a descoberta da doença no começo deverá ter alta ao longo desta semana. 

Nesta segunda, o programa será substituído por um especial do escritor Ariano Suassuna, que veio a falecer na última quarta-feira (23), vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico.

COMUNICADO IMPORTANTE DA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MASSAPÊ

Através de ligação telefônica mantida com o site Massapê Indo e Voltando, há pouco, a Secretária de Saúde do município, Daniele Rocha, comunica que  a Campanha de Doação de Sangue, com data prevista para iniciar amanhã (29) foi adiada, face ao início de outra campanha: A DA VACINA DE IMUNIZAÇÃO CONTRA O SARAMPO, como você leu a informação em nosso portal de informação.

De já, ela agradece a compreensão de todos e a nova data para doação de sangue, a população será comunicada em breve, inclusive aqui.

ALUNOS DO 3º TÉCNICO EM AGRONEGÓCIOS DA EEEP FRANCISCA NEILYTA CARNEIRO ALBUQUERQUE PARTICIPARAM DO SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO, TECNOLÓGICA, EMPREENDEDORISMO E RECURSOS HÍDRICOS

A convite da Prefeitura Municipal de Sobral, Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de agricultura e Pecuária de Sobral/CE, os alunos do 3º ano do curso técnico em Agronegócios se fizeram presentes ao Seminário Inovação Tecnológica, Empreendedorismo e Recursos Hídricos no Centro de educação à distância CED/Sobral no dia 02 de julho de 2014.

As palestras foram proferidas e ministradas por professores da Universidade do Novo México - EUA. Intitulada de Tendências e Novas Tecnologias do Cenário Mundial, sendo iniciada pelo Mr. Rodney Henrrington, que mostrou um aparelho desenvolvido pela Aqua Access TM Inovations in water tecnology, no qual se usa sal e eletricidade para tratar a água por um processo patenteado mais eficaz que o processo tradicional com cloro.

Na segunda palestra da tarde o prof. Sul Kassicieh proferiu o modelo de dessalinização através de torres de plástico com maior durabilidade e não se faz o uso de osmose reversa o que é energeticamente mais adequado pelo fato de ser mais sustentável. A empresa altela, Inc. treating water naturaly é a fabricante da torre de dessalinização à uma vida útil superior a cinco anos de consumo, sendo 3 vezes menor de energia do que o modelo tradicional.

O Dr. Jhon Brown representante da Silent Falcon Ijas tecnologies, trouxe ao evento o projeto de um drone movido à energia solar, que é equipado por uma serie de sensores, que ajudaram a revelar imagens aéreas de diversas localidades. O sensor Multi and-spectral photo é o de maior relevância agronômica, pois permite através da captação de ondas espectrais visualizar a necessidade de irrigação ou deficiência de nutrientes em uma determinado área agrícola.

ANTES DESTINADA SOMENTE ÀS CRIANÇAS, A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO AGORA VALE PARA TODA A POPULAÇÃO DE MASSAPÊ, GRAÇAS AOS ESFORÇOS E LUTAS DO PREFEITO ANTONIO JOSÉ ALBUQUERQUE

Em contato telefônico mantido conosco na manhã desta segunda-feira (28), recebemos informação importante da Secretaria de Saúde a qual compartilho com toda a população massapeense, essencialmente aos leitores do site Massapê Indo e Voltando - importante instrumento de informação, notícia e entretenimento para nossa Massapê, ao  Ceará, Brasil e mundo afora.

Conforme a secretária, Daniele Rocha, a campanha de vacinação contra o sarampo, que era destinada exclusivamente às crianças, com idade de seis meses a menores de cinco anos - para interromper a cadeia de transmissão do vírus - também passará a ser destinada às pessoas de todas as idades do nosso município.

A partir do momento que chegaram às três mil doses contra o vírus do sarampo, incessantemente as pessoas procuravam ao prefeito, a secretária e demais agentes de saúde para ter acesso à vacina.  Preocupados com a população e com a proliferação viral da doença, o jovem prefeito, Antonio José Albuquerque e a secretária de Saúde, Daniela Rocha, estiveram em Fortaleza junto à Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, pleiteando mais doses da vacina a todos os massapeenses.

E não deu outra: da reivindicação do prefeito ao Secretário de Saúde, Ciro Gomes , o município foi beneficiado com doses suficientes que atendessem ao pedido da população como um todo.

 “A meta é vacinar indiscriminadamente 100% da população - o que em Massapê corresponde a 37 mil pessoas. Para isso, as pessoas que nunca foram vacinadas contra o sarampo ou nunca tiveram a doença devem procurar uma Unidade Básica de Saúde mais perto de sua residência - sede e distritos - para garantirem a imunização, e o dia “D” começa em 30 de julho, destacou a secretária.

Em vista dos riscos reais do aumento viral da doença, o site parabeniza ao prefeito Antonio José Albuquerque, representante maior do Município, e a secretária Daniele Rocha, por mais uma ação eficaz na garantia da qualidade de vida das pessoas da nossa comuna. Até porque, a saúde é uma das áreas prioritárias da sua gestão, e isso ele vem provando!

27 de julho de 2014

RENAN ACERTA DOAÇÃO DE R$ 35 MILHÕES COM PT MAS EXCLUI EUNÍCIO OLIVEIRA, NO CEARÁ

Sem o aval da cúpula do PMDB, o presidente do Senado, Renan Calheiros, costurou o recebimento de um ajuda de campanha de R$ 35 milhões para cinco candidatos da legenda a governos estaduais em Rondônia, Amazonas, Paraíba, Pará e Alagoas, onde Renan Filho é o nome do partido na disputa.

Segundo a Folha de S. Paulo, o PT, que arrecadaria o valor por meio de doações legais de empresa, repassaria a quantia. Em quatro desses Estados, o candidato peemedebista tem o apoio oficial do PT (a exceção é em Rondônia).

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), foi informado da exclusão da maioria do partido no repasse e exigiu que fosse feita uma distribuição igualitária para todos os candidatos da sigla.

A cúpula do partido quer contemplar, entre outros, os candidatos ao governo de Goiás, Iris Rezende, do Ceará, Eunício Oliveira e do Rio Grande do Norte, Henrique Eduardo Alves. Nenhum deles é apoiado pelo PT.
Folha de São Paulo

MAIS UM REFORÇO: PREFEITO DE LIMOEIRO DO NORTE DECLARA APOIO A CAMILO SANTANA

O prefeito de Limoeiro do Norte, Paulo Duarte (foto), contrariou a decisão do diretório estadual do DEM de apoiar Eunício Oliveira na sucessão estadual e declarou nesta manhã (26) o voto em Camilo Santana. O candidato a governador pelo PT desembarcou em São João do Jaguaribe, onde cumpre agenda política, e também recebeu o apoio do prefeito da cidade.
 

Segundo ele, a  decisão de apoiar Camilo  já havia sido comunicada à direção estadual do DEM. Paulo Duarte já havia votado, em 2006, contra o atual governador, Cid Gomes, e declarou que não deve a eleição dele para prefeito a nenhuma liderança política ou empresarial.

"Eu não sou de entrar em campanha pela metade, Camilo, e pode contar com o meu voto em você. Já comuniquei a minha decisão ao diretório estadual do meu partido e não tenho medo algum de ir às ruas e às casas de Limoeiro para pedir o voto em você", disse.

Para Guimarães, o petista que concorre à vaga de governador não é apenas jovem e experiente, mas também já demonstrou que é capaz de conduzir o governo do Estado com seriedade e competência. "O meu maior desejo é eleger o Camilo governador e o Mauro senador, porque nós dois vamos juntos fazer uma dupla forte para apoiar a presidenta Dilma no Congresso e levar o desenvolvimento para cada canto do Ceará", disse Guimarães.

Ao lado do deputado federal José Guimarães (PT-CE) e dos candidatos a senador e vice, Mauro Filho e Izolda Cela, Camilo visita ainda hoje os municípios de Tabuleiro do Norte, Ocara e Icapuí. Dos quatro municípios que Camilo visita neste sábado (26), apenas São João do Jaguaribe não é administrado por um petista.  A prioridade dos primeiros dias da campanha majoritária tem sido concentrar esforços nos municípios de pequeno porte para partir para os de médio e grande porte.

"Vamos percorrer cada município e ouvirmos a cada, as reclamações e os elogios. Porque é preciso ter humildade para entender que muito já foi feito e ainda muito precisa ser realizado e é olhando na bila do olho que se conversa com sinceridade e a ganha a confiança do povo", conclui Camilo.

26 de julho de 2014

MULHERES SOBRALENSES SE UNEM PARA DECLARAR APOIO A CAMILO, MAURO E IZOLDA‏

Vou trabalhar como voluntária para eleger Camilo, Izolda e Mauro. Acredito muito em Camilo como governador, porque ele é jovem e vai dar continuidade com muita competência ao governo de Cid Gomes”. A afirmação, da professora Liduína Adeodato, traduz o clima do encontro realizado com centenas de mulheres de Sobral, nesta quinta-feira (24). A reunião, organizada pela ex-primeira dama de Sobral, Lily Cristino,  contou com representantes dos mais diversos segmentos e com a presença de Onélia Leite, esposa de Camilo Santana e Marisa Benevides, esposa do candidato a senador, Mauro Filho.

Onélia convocou as mulheres para ir às ruas e eleger a coligação “Para o Ceará seguir mudando” e reafirmou o compromisso de Camilo para fazer o Ceará continuar avançando. “É necessário ir para as ruas, vestir a camisa e ir à luta. Ele é guerreiro, jovem, do bem e foi o deputado mais votado do Estado em 2010. Isso é resultado da competência e da dedicação de Camilo. Fez um ótimo trabalho à frente das secretarias do Desenvolvimento Agrário e das Cidades e com certeza, com o Camilo governador, o Ceará vai continuar avançando, ampliando as conquistas iniciadas pelo governador Cid”, destacou.

“Não podemos deixar o Estado parar. Tanto Camilo quanto o Mauro vão representar muito bem o nosso Estado. É importante essa união porque ninguém faz nada sozinho. Mauro no Senado e Camilo no Governo, para continuar a fazer o Ceará avançar”, afirmou Marisa ao ressaltar importância de formar a parceria de Camilo no Governo e Mauro Filho no Senado.

Via blog Sobral em Revista

25 de julho de 2014

PREFEITO DO PMDB DE NOVAS RUSSSAS DECLARA APOIO A CANDIDATURA DE CAMILO SANTANA

O prefeito de Nova Russas, Gonçalo Souto Diogo (PMDB), prefeito de Nova Russas, município localizado do Sertão dos Inhamuns, se comprometeu em apoiar a candidatura de Camilo Santana na Região.

Apesar de ser correligionário de Eunício Oliveira, principal concorrente da candidatura petista ao Governo do Ceará, Gonçalo declarou fidelidade à coligação “Para o Ceará seguir mudando”, articulada pelo governador Cid Gomes (PROS), durante encontro com Camilo, na última quarta-feira (23), em Tamboril.

No momento, o candidato realizava uma caminhada pelo distrito de Sucesso, ao lado dos também candidatos Izolda e Mauro. 
Informações do via Ceará News

24 de julho de 2014

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA, ZEZINHO ALBUQUERQUE, RECEBERÁ MAIS UMA COMENDA

A Informações via blog Eliomar de Lima dão conta que a "Associação dos Defensores públicos do Ceará (Adpec) vai entregar, no próximo dia 12 de agosto, às 19 horas, no lobby do Complexo São Mateus, onde fica a sede da entidade, a comenda “Colar do Mérito da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará”. Os agraciados deste ano já estão definidos: o governador Cid Ferreira Gomes, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e o deputado federal Mauro Benevides(PMDB)". 

Segundo a presidente da Adpec, Sandra Sá, a comenda reconhece os relevantes serviços prestados pelos homenageados à cidadania e à classe dos defensores públicos. " “São pessoas que contribuíram efetivamente para garantir o acesso à justiça aos cidadãos vulneráveis, nos âmbitos estadual e federal”, destaca. 

“O FLAMENGO NÃO É CONVITE, É UMA CONVOCAÇÃO”, DIZ LUXEMBURGO

Demonstrando muito otimismo apesar do momento do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo nem precisou de apresentação oficial. Sentindo-se em casa, o novo técnico rubro-negro tratou a contratação como um chamado: "Flamengo não é convite, é uma convocação".

Há oito meses sem treinar um time, Luxemburgo afirma estar bem informado sobre tudo o que aconteceu no futebol nos últimos meses. E, mais experiente, acredita na força do time para sair da situação, mas não quer o rótulo de salvador.
VOLTA AO FLAMENGO
“O Flamengo não é convite, é uma convocação. Passei o período com a família, resolvendo coisas pessoais, viajando, trabalhei como comentarista na Copa. Tive algumas propostas e sondagens importantes, mas entendi que não era o momento, precisava dar um tempo com a família”.

23 de julho de 2014

27 MUNICÍPIOS CEARENSES VÃO RECEBER RECURSOS FEDERAIS PARA REALIZAR CIRURGIAS EFETIVAS

Um total de 27 municípios cearenses vão receber recursos do Ministério da Saúde para a realização de cirurgias eletivas. São eles: Aquiraz; Aracoiaba; Barbalha; Baturité; Bela Cruz; Canindé; Cascavel; Granja; Icó; Independência; Ipu; Ipueiras; Itapajé; Itapipoca; Juazeiro do Norte; Maranguape; Mauriti; Orós; Pedra Branca; Pentecoste; Pereiro; Quixeramobim; Redenção; Saboeiro; Santana do Acaraú; São Benedito; Tabuleiro do Norte.

Serão aplicados no Componente I das cirurgias eletivas, grupo no qual estão as cirurgias de catarata, R$ 940 mil. Já para os procedimentos do Componente II, que incluem atendimentos das áreas de ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, vasculares e oftalmologia com outros, serão R$ 28,4 mil.

Além disso, R$ 566,9 mil serão destinados ao Componente III – procedimentos eletivos definidos pelo gestor de saúde, conforme a necessidade da região. A Portaria do Ministério da Saúde estabelece que o recurso seja repassado por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC).

NÚMEROS DA PESQUISA PARA PRESIDENTE, GOVERNADO E SENADOR NO ESTADO DO CEARÁ

A primeira pesquisa após as convenções partidárias que definiram, oficialmente, os candidatos da disputa deste ano, aponta o nome do senador Eunício Oliveira (PMDB) como o preferido do eleitorado cearense para ser o futuro governador do Estado. A pesquisa foi contratada ao Ibope pela Televisão Verdes Mares, integrante do Sistema Verdes Mares, para registrar a manifestação do eleitorado sobre os candidatos a governador e senador da República.

Na disputa pela vaga de senador da República, o candidato do PSDB, Tasso Jereissati, se as eleições fossem hoje, teria a maioria absoluta dos votos dos cearenses, seguido do candidato do PROS, Mauro Benevides. A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição teria 62% dos votos, contra 10% do segundo colocado, o candidato tucano Aécio Neves.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 de julho, ouvindo um total de 1.204 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sob o número CE-00010/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo nº 00233/2014.

Segundo o relatório apresentado pelo Ibope, o candidato Eunício Oliveira (PMDB) apresenta 44% das menções na disputa pelo Governo Estadual. Camilo Santana (PT) aparece em segundo lugar com 14% das citações. Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (PSOL) completam o quadro com 6% e 3%, respectivamente.
Informações via Diário do Nordeste

22 de julho de 2014

AÉCIO NEVES (PSDB) RECEBE DENÚNCIA DA FOLHA DE S. PAULO

Com informações expressas no site “A Folha de S. Paulo”, ultimo domingo (20), divulgadas no Jornal Nacional de ontem (22), foram disparadas as primeiras denúncias contra o presidenciável tucano Aécio Neves (PSDB). Na manchete da edição, o jornal de Otavio Frias acusa "Aécio, então governador de Minas Gerais, de ter construído com verba pública aeroporto de quase R$ 14 milhões em terras de seus parentes, em seu segundo mandato.

Construído no município de Cláudio, a 150 km de Belo Horizonte, o empreendimento ficou pronto em outubro de 2010 e seria administrado por Múcio Guimarães Tolentino, tio-avô do senador e ex-prefeito de Cláudio.

De acordo com a publicação, para pousar no local, é preciso pedir autorização aos filhos de Múcio. Segundo um dos filhos de Múcio, Fernando Tolentino, seu primo Aécio Neves usa o aeroporto “seis ou sete vezes” por ano, em visita a cidade ou a Fazenda da Mata, a 6 km do aeroporto. Aécio nega irregularidades e diz que obra atendeu a critérios técnicos".

21 de julho de 2014

AO SITE MASSAPÊ INDO E VOLTANDO: ABENÇA, MARIA FUMAÇA!

A construção da ferrovia na então província Ceará teve início no Brasil Império, final do século XIX, implantada com o suor dos flagelados da seca de 1877 a troco de pão e água, e em alguns casos com mão de obra escrava, servindo de transporte de passageiros e escoamento da produção algodoeira. Na verdade era a única modalidade de transporte disponível, pois, inexistiam as estradas de rodagens como hoje conhecemos e que foram construídas margeando a ferrovia e não de forma transversal com o objetivo de integração e desenvolvimento regional. A ferrovia foi estratégica em várias cidades do interior do Ceará, que foi colonizado por caravanas de tropeiros e criadores de gado que faziam pousadas nas fazendas e currais, ao contrário da civilização norte-americana que seguia acompanhando a linha do trem. Naquela época a tecnologia disponível era o lombo do burro, a cangalha do jumento, o estrado da mula ou a carroça e carros de boi, quando existia uma Estrada Real. Inaugurada em 31 de dezembro de 1881, a estação ferroviária de Massapê constituída do ramal interligando Sobral, Massapê, Senador Sá, Uruoca, Martinópolis, Granja e Camocim, recebeu um pomposo cortejo Real com fidalgos integrantes da nobreza Imperial e foi um reboliço só, literalmente o fim do mundo para os nossos pacatos e rudes habitantes, a maior parte sem formação escolar, onde reinava a Santa Ignorância. Eram os sinais de um Novo Tempo. Do progresso que se avizinhava. Relatos dão conta que, quando o “monstro sagrado” de ferro e aço deu sinais da sua chegada com o apito estridente, um barulho infernal e enormes nuvens de fumaça, ainda lá por onde atualmente se situa o bairro Nossa Senhora de Fátima (Mocós), a multidão silenciosa, na sua grande maioria composta de homens do campo, caboclos, sertanejos, remanescentes de índios e de escravos, serranos e matutos, ficou pávida e atônica, sem saber o que fazer. Uns tentavam correr, mas as batatas das pernas pesavam; outros, gritar ou chorar não podiam, uma vez que, perplexos, perderam a voz. Só restou uma saída: rezar e pedir a Deus compreensão para o que estava acontecendo. Só um milagre tiraria dalí vivo, sã e salvo aquele ajuntamento de gente humilde do povo. De sorte que, compunha a comissão de frente, as autoridades composta do intendente municipal de Licânia (depois Santana do Acaraú), acompanhado do juiz de paz, delegado municipal e o vigário, que tentavam à todo custo acalmar os aterrorizados. Mas não teve delegado, intendente e nem juiz que dessem jeito. O medo contagiou a multidão corajosa, mas acanhada, que se atreveu comparecer àquele ato inaugural jamais visto, por mera curiosidade humana. Os temerosos e receosos (geralmente mulheres e crianças) ficaram trancafiados em suas casas, rezando e aguardando ansiosamente a soberana misericórdia divina, pois o dia do juízo final, como assim prenunciava a vã filosofia popular, estava prestes a chegar. Mas quem controlou mesmo aquele clamor instalado, foi o santo padre, que, no exercício da sua dignidade sacerdotal, por medida de prudência, não lhe restou outra alternativa, senão, concitar os presentes, evitando tumulto generalizado, um vexame no então pacato Distrito de Paz pertencente a Santana do Acaraú (desmembrado politicamente em 25/09/1897, por meio da lei estadual nº 398, passando, assim, de Distrito de Paz à categoria de vila, a qual deram o nome de Vila de Serra Verde, depois Massapê, com instalação do município em 5 de fevereiro de 1898), para que todos fizessem uma saudação respeitosa e venerável, ajoelhassem ao chão de terra batida como forma de submissão, elevassem as mãos aos céus em deferência, fechassem os olhos em respeito marcado pelo temor, estendessem a mão direita com fé e devoção, retirassem o chapéu da cabeça simbolizando a humildade franciscana e, em reverência pelas coisas sagradas, pedissem uma graça divina coletiva àquela geringonça inglesa chamada Maria Fumaça, que puxava com uma força descomunal, os vagões do trem Real lotados de ilustres convidados especiais. E assim foi feito, há exatamente 133 anos, época que se amarrava cachorro com lingüiça, ou seja, no tempo da besteira, onde não existia automóvel, rádio, bicicleta, TV, máquina fotográfica, imaginem um enorme trem, nossos antecessores, com uma fé inabalável e confiança infantil e infinita em Deus, em coro, a uma só voz e ao mesmo tempo, fizeram ecoar uma sonora e histórica frase: “Abença, Maria Fumaça!!! ”.
Flagrante da última viajem do trem Camocim - Sobral, via Massapê. *31/12/1881  +24/08/1977 (96 anos) – No último apito o povo chorou.
Fotografia – fonte: Isabel Aguiar.
Ferreirinha é historiador e ex-assessor técnico da secretaria de Cultura, Juventude, Desporto e Lazer de Massapê.
Do livro: Histórias & Causos com Casos & Estórias de Massapê.

20 de julho de 2014

DISTRITOS DE MASSAPÊ SÃO AGRACIADOS COM AMBULÂNCIAS DO PROGRAMA “AMBULÂNCIA JÁ; ENQUANTO PRESIDENTE DA CÂMARA DE MASSAPÊ É AGRACIADO COM O TROFÉU TALENTOS

De primeira mão, como foi publicado no site Massapê Indo e Voltando, o prefeito de Massapê entregou as ambulâncias do programa “AMBULÂNCIA JÁ”, instituído no seu programa de governo, em 2012 quando se habilitou ser prefeito do seu município, obtendo uma votação histórica ultrapassando a casa dos mil votos de maioria sobre o seu oponente.
Como a saúde é uma das áreas fundamentais da sua gestão, o jovem prefeito Antonio José Albuquerque (PROS), fez a concessão dos veículos às localidades de maior contingente e impulsão populacional, ou seja, aos distritos pertencentes à nossa comuna, como você pode acompanhar nas imagens cedidas gentilmente ao site pelo nobre vereador e presidente da Câmara Municipal de Massapê, Adriano Albuquerque.

Aliás, por falar no POTIM, gostaria no ensejo parabenizar ao amigo pelo triunfo recebido na última sexta-feira (18). Ele foi agraciado com um troféu, em Sobral, promovido pelo pastor Carlos Alves, em reconhecimento às atividades, compromissos e bons direcionamentos aos trabalhos que vem realizando na Câmara Municipal de Massapê, sem se contar com a excelente afinidade e relacionamentos desfrutantes com os demais vereadores da atual legislatura.

Solícito, Adriano Pontes Albuquerque é uma pessoa que faz tudo para ajudar a quem o procura, sempre limitado às suas condições, como pessoa e político. Até porque a gente não pode fazer tudo que pode!
Entrega na Tuína
Entrega no Ipaguassu-Mirim
Entrega no Mumbaba
Entrega no Tangente
Entrega no Pe. Linhares
Entrega no Aíuá

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial