Domingo,17 de dezembro 2017: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado

31 de maio de 2014

"CEARÁ SEM DROGAS: EVENTO HISTÓRICO

Com as presenças de pessoas influentes do Estado, entre deputados, desembargadores, presidentes de entidades de classes, prefeitos da Zona Norte, presidentes de Câmaras, vereadores, professores, estudantes, lideranças políticas, jornalista Global, além de membros da sociedade civil organizada, foi realizada na tarde da última sexta-feira(30), o 4º encontro da campanha ”Ceará sem Drogas”, promovido pela Assembleia Legislativa e idealizada pelo deputado estadual Zezinho Albuqerque.

Estes encontros têm o objetivo de conscientizar e levar o conhecimento da população cearense, os reais efeitos que causam os entorpecentes na vida dos jovens e adolescentes.

Conforme Zezinho Albuquerque, o substancial aumento de consumo de drogas tem dado preocupação às autoridades e principalmente as famílias como um todo. Em sua explanação, o parlamentar cearense, e filho de Massapê, citou dados de uma pesquisa realizada recentemente pela Universidade Federal de São Paulo que mostram índices alarmantes.

“O uso epidêmico de substancias preocupa o poder pública e atormenta as famílias. Em nosso país, por exemplo, 28 milhões de pessoas têm algum familiar com dependência química. E os números mostram que o Brasil é o segundo consumidor de cocaína do mundo, perdendo somente para os Estados Unidos”, afirmou o deputado.

Por outro lado, o jornalista Caco Barcelos foi o responsável pela palestra. Ao referir-se ao tema, ele mostrou sua visão da real problemática e citou alguns momentos marcantes de sua vida profissional. “Antes de chegar perto das drogas você tem que conhecer os seus malefícios. Ela provoca prazer no consumidor, assim com a bebida também. Para combater o crack é preciso primeiro combater a cachaça. Se você estuda a trajetória do crack, quase sempre tem por trás situações ligadas a bebida”, explicou. 

Diversas representatividades da Região Noroeste do Estado se fizeram presentes ao evento. Destaques para a grande caravana de Massapê, sob o comando do prefeito Antonio José; do município de Coreáu tendo à frente a prefeita Érica Cristo e o esposo Chico Antonio, além do prefeito de Sobral Veveu Arruda e demais caravanas da Zona Norte.

O NOME DE ZEZINHO À SUCESSÃO DE CID JÁ NÃO É UM ADVÉBIO DE DÚVIDA, MAS DE INTENSIDADE

O PROS anuncia o nome do seu candidato ao governo no dia 10 de junho. A decisão foi tomada pelo comando do partido. O porquê ainda não se sabe.
O anúncio será feito dois dias antes da Convenção do PMDB. Os partidos aliados devem ser informados nos próximos dias.
No leilão ou na bolsa de apostas, o nome do momento hoje com 99,9% de chances é o do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque. O outro nome é Izolda Cela, segundo fontes do PROS.
Correndo por  fora, estão Domingos Filho e Mauro Filho.
(informações Roberto Moreira do Diário do Nordeste)

30 de maio de 2014

OPINIÃO DO SITE MASSAPÊ INDO E VOLTANDO

Apesar dos entraves licitatórios que impedem o início da construção de obras públicas, alguns prefeitos da Zona Norte estão trabalhando com bastante firmeza para concretizarem seus projetos em prol da população. Entre eles, podemos destacar o prefeito de Massapê Antonio José Albuquerque e a prefeita de Coreaú, Érica Frota Cristino. Certamente, a contemplação dos significativos empreendimentos elencados por estes gestores representarão um grande avanço urbanístico e qualidade de vida aos seus munícipes.

Apesar da incredulidade pairante no pensamento dos que não acreditam e torcem pelo contra, nós do site Massapê Indo e Voltando, portal de informação muito abrangente em Massapê, na Zona Norte, no Ceará, Brasil e mundo afora, acreditamos no modelo de gestão dos prefeitos citados nesta matéria. Assim, eles haverão de mostrar os belos frutos de seus trabalhos ordenados à população.

Da mesma forma entendemos, e eles mais ainda, que o aprimoramento da gestão pública é requisito essencial à garantia dos objetivos e resultados das ações, dos planos e projetos que eles propuseram em seus programas de governos.

CID CITA AÇÃO DA PF PARA JUSTIFICAR DEMORA EM ESCOLHA DE CANDIDATO

Em entrevista à repórter Jéssica Welma do O Povo, o governador Cid Gomes (Pros) evitou
comentar a investigação da Procuradoria Regional Eleitoral a eventos políticos do PMDB, mas não se conteve em reafirmar a decisão do seu partido em deixar a escolha do candidato à sucessão para o período estabelecido pela regra eleitoral, entre 10 e 30 de junho. Cid esteve, ontem, na Assembleia Legislativa, em pregão reverso para a construção de adutoras.

“Talvez se a gente já tivesse candidato ele estivesse, hoje, sendo alvo de operações da Polícia Federal”, destacou Cid. O governador disse que não comentaria as insinuações do senador Eunício Oliveira, pré-candidato do PMDB ao Governo, mas afirmou esperar que, no dia em que Eunício tiver algo para tratar com ele, o faça diretamente com o governador, “como eu sempre fiz com ele”, disse Cid.

Para o chefe do Executivo, as relações eleitorais estão se tornando “subjetivas” e citou as mudanças de decisões judiciais em relação aos eventos do PMDB. “Candidatura antecipada é uma coisa que eu sempre critiquei. A gente não tem liberdade para fazer o que quiser, a gente tem de seguir a lei sempre”, pontuou. Cid reiterou que, até o final de junho, o Pros deve divulgar “candidatura própria ou de um partido parceiro” para o Governo do Estado.

APÓS AÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL, PMDB EMITE NOTA À IMPRENSA

O PMDB Nacional repudia a ação executada na manhã de hoje pela Polícia Federal na sede do diretório estadual do partido no Ceará, em cumprimento a ordem do Tribunal Regional Eleitoral. 


O episódio causa consternação: nem nos tempos da ditadura, partidos políticos tiveram suas sedes invadidas. Ainda mais quando não há nexo ou consistência nas motivações alegadas. Em plena democracia, uma sede de partido foi invadida para busca de apitos e outros materiais. Chega a ser chocante. 

O que o partido tem feito no Ceará é ouvir a população em encontros regionais que promove regularmente, inclusive em anos não eleitorais. É contra a realização desses encontros que veio a ordem para a ação policial na sede do partido. 

A Polícia nada encontrou de irregular na busca. Nem poderia. Afinal, o PMDB sequer detém controle sobre o uso da máquina pública do Ceará. Estranhamente, a ação ocorreu mesmo depois de duas decisões da Justiça Eleitoral considerarem totalmente legais os encontros promovidos pelo PMDB, rejeitando denúncias improcedentes. O PMDB não aceita qualquer tentativa de suprimir o livre exercício da democracia. Vai adotar as providências cabíveis contra essa ação agressiva à sua sede e continuará, dentro da Lei, com o eu propósito de ouvir o povo. 

Depois de consultar o presidente licenciado do PMDB, Michel Temer, assino esta nota. 

Senador Valdir Raupp - Presidente Nacional do PMDB

Estas informações são do Partido

NESTE MOMENTO, ZEZINHO ALBUQUERQUE CONCEDE ENTREVISTA À RÁDIO TUPINAMBÁ

Neste exato momento, 8h30 desta sexta-feira (30), quem está na Rádio Tupinambá de Sobral é o deputado estadual e Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (foto), ocasião em que concede entrevista ao programa “Alô, alô Zona Norte da, que tem como âncora Ítalo Costa.

Entre os principais assuntos pautados, o parlamentar cearense, filho de Massapê, fala da campanha "Ceará sem Drogas e, principalmente da política estadual, cujo político tem seu nome bastante ventilado como provável indicado à sucessão de Cid Gomes ao Governo do Estado, entre os nomes já conhecidos pela mídia.

29 de maio de 2014

TRE SUSPENDE ENCONTROS REGIONAIS DO PMDB

Na manhã de hoje (29), o Grupo Auxiliar a Procuradoria Regional Eleitoral (GAPEL) e a Polícia Federal deram cumprimento a duas ordens diferentes de busca e apreensão determinadas pelo juiz eleitoral Ricardo Cunha Porto, no bojo de ação cautelar de conduta vedada ajuizada pelo Procurador Regional Eleitoral Rômulo Conrado junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE).

O objetivo da diligência foi recolher, na sede do PMDB cearense, elementos de propaganda antecipada do Senador Eunício Oliveira,(foto) tais como blusas, faixas, apitos e jornais  informativos, que vêm sendo reiteradamente distribuídos nos Encontros Regionais do PMDB, bem como uma possível lista de eleitores que foi constatada no encontro do PMDB em Russas, na qual os presentes ao evento precisam declinar o nome, município de origem e cargo público ocupado para receber o material de propaganda do Senador.

Além disso, o juiz determinou a suspensão imediata dos Encontros Regionais do PMDB, sob pena de multa diária de R$ 100.000,00, haja vista que restou comprovado que houve o uso de bens e servidores públicos dos Municípios de Croatá e Russas nos eventos ocorridos naquelas cidades, que tem o nítido propósito de legitimar a pré-candidatura do senador Eunício Oliveira.

De acordo com o procurador Rômulo Conrado, “não havia outra medida a ser adotada pela Procuradoria Regional Eleitoral, ante a sucessiva constatação da prática de ilícitos eleitorais voltados a promover o projeto político do PMDB no pleito de 2014, sob pena de violação da igualdade de oportunidades”. Por fim, foi determinado aos prefeitos municipais de Croatá e Russas que se abstivessem de ceder ou utilizar bens e servidores públicos em prol da pré-candidatura do senador Eunício Oliveira, sob pena de multa diária de R$ 50.000,00.
Via Jornal o Estado 

DEPOIS DO RECESSO DE DUAS SEMANAS, OS ARTIGOS DO ADVOGADO JOÃO NETO ESTÃO DE VOLTA: "DIFERENÇA ENTRE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA" - 17º ARTIGO

Há certa confusão entre os conceitos de Governo e Administração Pública, portanto, são oportunas algumas considerações.

O Governo pode ser entendido como a condução política dos negócios públicos. Dessa forma, pode ser conceituado como o conjunto de órgãos e de Poderes que se orientam, organizam-se para fins políticos, de comando e direcionamento dos atos de concretização dos objetivos do Estado. É expressão da soberania interna do País, sendo conduta independente, mas política e discricionária
Já a Administração Pública caracteriza-se pelas funções próprias do Estado e a prática necessária para o cumprimento dessas funções. Assim, é a Administração Pública a executora das atividades visando ao bem comum. Consonante com isso, não cabe à Administração Pública a prática de atos de governo, mas sim de atos administrativos próprios e ela é responsável pela execução desses atos. Enfim, pode ainda ser definida como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para assegurar os interesses coletivos.
Destarte,  Governo é o conjunto de órgãos e as atividades que eles exercem na sentido de conduzir politicamente o Estado, definindo suas diretrizes supremas. Não se confunde com a Administração Pública em sentido estrito, que tem a função de realizar concretamente as diretrizes traçadas pelo Governo. Portanto, enquanto o Governo age com ampla discricionariedade, a Administração Pública atua de modo subordinado
Assim, fica clara a distinção entre Governo e Administração Pública. Por mais que, no senso comum, haja manifestações que tendem a igualar Administração Pública e Governo, a diferença é considerável.

Dr. João Tomaz Neto
Advogado e Professor


28 de maio de 2014

SALA DE MULTIMEIOS DA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DE MASSAPÊ IMPLANTA O SISBLI

Acaba de ser criado na Sala Escola Profissionalizante, Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque, em Massapê, (foto) o mais novo Sistema de Acompanhamento da Biblioteca (SISBLI). Sem dúvida, este programa irá padronizar a gestão da nossa biblioteca, com o objetivo de facilitar o cadastro de livros, autores e obras. No SISBLI, é possível efetuar o cadastro de quantos exemplares quiser em um único clique, tornando o processo mais rápido.

Além disso, o sistema cadastra as mídias, gera relatórios atendendo às necessidades da biblioteca e, ainda, vem com a tabela em que exporta dados em diversos formatos, pesquisa os livros por qualquer campo cadastrado, como códigos CDD e CDU, título, autor, assunto etc., entre outras funções.

O programa foi criado e executado pelo professor do Laboratório de Informática da escola, Paulo Ricardo Gomes Albuquerque (foto), cujo profissional é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, área totalmente voltada à web, e por finalidade informatizar e otimizar os trabalhos daqueles que o procuram.

Em nome do núcleo gestor, tendo à frente a diretora Daniela Vasconcelos, e Aldênis Fernandes, responsável pela Sala de Multimeios, agradecemos ao amigo Ricardo por mais um dos seus projetos implementados em nossa instituição educacional.

PCdoB DO CEARÁ ANUNCIA “NOVIDADES” PARA EMPLACAR A INDICAÇÃO DO SENADOR INÁCIO ARRUDA NA CHAPA MAJORITÁRIA DE CID GOMES

São muitas as vozes que se pronunciam no debate sobre a conjuntura eleitoral do Ceará, mas o senador Inácio Arruda (PCdoB) não tem participado da exposição midiática que o assunto proporciona. Diante das indefinições, e com tantos jogos e pressões acontecendo a nível estadual, o pleito do senador do PCdoB, que deseja a reeleição, vai depender de articulações feitas pela cúpula nacional do partido. No meio do caminho, a pedra que existe é o PT.

O deputado federal José Guimarães, atual cacique petista no estado, também se posiciona pela vaga de senador, e se mostra um obstáculo para o pleito do partido comunista. Mas, como o cenário é de indefinições, ainda não é possível apontar um desfecho seguro para o jogo político. Na entrevista concedida à rádio Tribuna Band News, veiculada nesta segunda-feira (26/05) o presidente estadual do PCdoB, Luis Carlos Paes, falou sobre as articulações nacionais que acontecem a favor de Inácio Arruda.

27 de maio de 2014

SBT GANHA DA GLOBO

Conhecida por ser líder de audiência na maioria dos horários, a Globo está enfrentando um verdadeiro desafio aos domingos: vencer o "Programa Silvio Santos", do SBT.

No último domingo (25), o canal sofreu mais uma derrota. O "SuperStar" marcou média de 10,8 pontos no Ibope, contra 12,7 do ‘homem do baú’ - cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Esta foi a quarta derrota consecutiva do reality show musical. No domingo anterior, a marca da atração foi pior ainda. Foram 8,8 pontos contra 11 do SBT.

ELAS GOSTAM DO MAU CHEIRO DE MEIAS

Em novo estudo tirou-se a seguinte conclusão: meias fedidas de suor atrai além de mosquitos atrai aranhas.
Em um laboratório no oeste do Quênia, eles testaram mosquitos e aranhas com uma meia limpa e uma usada por 12 horas. As 109 aranhas testadas, machos e fêmeas, jovens e velhas, todas tinham significante preferência por câmaras com cheiro de meia fedorenta.
Há uma ligação óbvia neste estudo, pois segunda a cadeia alimentar, aranhas comem mosquitos também. 
Fonte: LiveScience

26 de maio de 2014

BR-222, EM ITAPAJÉ, SERÁ INTERDITADA NESTA TERÇA-FEIRA (27)

Segundo informações colhidas agora há pouco pelo site Massapê Indo e Voltando, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) comunica que fará serviços de melhoramentos e restauração da BR-222, em Itapajé, entre os quilômetros 119 e 122, com o corte de rochas e detonação de explosivos.

No período das atividades, ou seja, das 12 às 14h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará todo o apoio e suporte necessários aos motoristas que por ali trafegarem. Em caso de de mau tempo ou questões técnicas, os trabalhos poderão ser remarcados.

DEPUTADOS DE DIFERENTES PARTIDOS DEFENDEM O NOME DE ZEZINHO ALBUQUERQUE À SUCESSÃO DE CID GOMES, INCLUSIVE ROGÉRIO AGUIAR

Lideranças políticas representantes de 11 municípios, a maior parte delas do Litoral Oeste do Estado, defenderam, neste domingo (25/05), durante evento em Acaraú, o nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, como pré-candidato a governador pelo Pros nas eleições deste ano. Organizada pelo prefeito de Acaraú, Alexandre Gomes (Pros), a atividade contou com a presença do deputado, que recebeu manifestações favoráveis de integrantes de vários partidos.

O deputado estadual Manoel Duca (Pros) destacou as qualidades de Zezinho ao longo de seis mandatos na Assembleia e disse considerá-lo apto a concorrer à sucessão do governador Cid Gomes. A trajetória na vida pública do presidente da Assembleia também foi destacada pelo ex-deputado estadual Stênio Rios. “Trata-se de um homem simples e que, se for eleito, será um governador parceiro e com sensibilidade política”, afirmou, destacando que Zezinho e ele foram eleitos deputados estaduais pela primeira vez em 1990.

Outros líderes defenderam a pré-candidatura de Zezinho, dentre os quais o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB), o deputado estadual Rogério Aguiar (PSD), o ex-prefeito de Iguatu e ex-deputado estadual Agenor Neto (PMDB) e os prefeitos dos municípios de Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos. O deputado estadual Sérgio Aguiar (Pros) participou de evento, bem como líderes de municípios como Bela Cruz, Itapajé, Itarema, Pacujá e Santana do Acaraú.

Zezinho Albuquerque agradeceu aos que defendem sua pré-candidatura e tratou das ações do governador Cid Gomes nas diversas áreas, dentre as quais educação, saúde, infraestrutura e segurança pública. Avaliou que o Ceará conta hoje com condições bem melhores que as de 2007, quando teve início o governo Cid Gomes.
Via Ceará News

BRASILEIRO TRABALHA CINCO MESES PARA PAGAR IMPOSTOS EM 2014

Segundo o levantamento realizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), no total, serão destinados 151 dias, ou exatos cinco meses de trabalho, somente para o pagamento de impostos, taxas e contribuições aos cofres públicos.

Esse é um recorde para o País, já que até o ano passado era necessário quatro meses e 30 dias para que o trabalhador pagasse todos os impostos. De acordo com o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, “o brasileiro deverá destinar 41,37% do seu rendimento bruto para pagar os tributos, percentual que no ano passado ficou em 41,10%”. 

Comparação mundial
O estudo ainda traz um comparativo com dezenas de países que possuem elevadas cargas tributárias nos quais os cidadãos destinam parte dos dias trabalhados para o recolhimento de tributos.

“O Brasil exige que o cidadão trabalhe mais do que os habitantes de países como a Hungria, onde são necessários 142 dias para o pagamento de impostos; a Alemanha, com 138 dias; e a Bélgica, onde a média é de 102 dias de trabalho”, afirma Olenike.

O executivo ressalta que a quantidade de dias trabalhados no Brasil se aproxima da Noruega, país em que o cidadão destina 154 dias de trabalho, mas obtém qualidade de vida superior. “Se incluirmos os gastos em saúde, educação e outros serviços particulares, o brasileiro destinará uma parcela ainda maior de seus rendimentos para compensar a ineficiência do governo”, afirma.

PARABÉNS À HELYSA KETELEN

Movidos pelo sentimento de alegria, festejamos neste dia 26 de maio o aniversário da jovem Helysa Ketelen, (foto) completando 17 anos. Estudante do 3º Ano Curso de Mineração, ela é uma amiga muito legal, afável, compreensiva e alegre por natureza. Neste dia tudo o que há de mais lindo na face da terra venha ocorrer na sua vida. Afinal de contas, Helysa, não é propriamente mais um ano de vida, mas a renovação da alegria por tê-la junto conosco, entre amigos e familiares.

Vimos suplicar a Deus nesta data tão importante do seu aniversário, que você encontre os ingredientes necessários a cada novo minuto da sua vida, tornando-a muito mais feliz, pois os que convivem ao seu lado sabem da importância de tua existência.

Assim, você possa sempre celebrar o dom da vida cercada de ternura e amor dos amigos que sempre soube cativar, principalmente os da Escola Profissionalizante. A você, agradáveis surpresas e felizes acontecimentos, e que este dia possa lhe trazer muitas aventuras e alegrias!
Parabéns, saúde e felicidades sempre!

25 de maio de 2014

NOSSOS PARABENS AO RAUL ENZO

Raul Enzo entre colegas da Escola Profissionalizante
É com imensa alegria que registro o aniversário do nosso querido amigo Raul Enzo, aluno do 2º Ano Eletromecânica da Escola Profissionalizante Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque, em Massapê.

Filho do Sr. Geraldo Magela Osterno Filho e de dona Maria das Dores Viana Bandeira, tradicional família da cidade de Senador Sá. Ele está completando 17 anos. Desta forma, os seus verdadeiros amigos e familiares encontram-se radiantes e felizes por estarem celebrando o dom da vida neste dia tão especial.

Que seu coração esteja sempre em festa, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, com harmonia, saúde, paz, desejos realizados, sob as bençãos de Deus.

Com gentilezas você me aborda pelos corredores imponentes da Escola Profisionalizante, chamando-me tio querido! Geneticamente não tenho parentesco com você, mas é como se estivesse, porque sei do seu carinho para comigo, e até me faz elogios por onde passa.

Que seu coração esteja sempre em festa, repito, porque tu és um ser de luz e especial para todos nós. Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e instruindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias sejam constantes em todos os seus dias.

Parabéns de todos que fazem o site Massapê Indo e Voltando, cujo portal de informação você é um colaborador e leitor especial.

JORNALISTA GLOBAL, CACO BARCELLOS, É UM DOS QUE ESTARÃO EM SOBRAL PARA A CAMPANHA CEARÁ SEM DROGAS

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza no próximo dia 30 de maio, a partir das 15h em Sobral, o quarto encontro da Campanha Ceará Sem Drogas. O evento acontecerá no Centro de Convenções, e contará com a presença do jornalista da Rede Globo, Caco Barcellos (foto).

“A Assembleia traz ao Ceará um profissional que vai apresentar uma outra visão sobre a questão da dependência química. Caco Barcellos tem sido competente na retratação dos fatos sociais brasileiros para os telespectadores”, afirma o presidente da Assembleia e líder da campanha, deputado Zezinho Albuquerque (Pros).

A Campanha Ceará Sem Drogas já realizou eventos em Fortaleza, Crato e Limoeiro do Norte. Os três primeiros encontros contaram com a palestra do comentarista esportivo e ex-jogador de futebol Walter Casagrande, que relatou a sua experiência com a dependência química e como superou o vício.
Colaboração Ceará News

EM REUNIÃO DE 22 PARTIDOS, ALIADOS COBRAM INDICAÇÃO E SUGEREM 2 NOMES PARA A SUCESSÃO DE CID GOMES

Na última sexta-feira (23), correligionários, presidentes de partidos e aliados do governador Cid Gomes estiveram participando de uma reunião fechada no Marina Park Hotel, sem a presença da mídia, para cobrarem definição do nome do candidato à sucessão estadual. O deputado do PSDC, Ely Aguiar chegou a declarar que “enquanto os adversários trabalham com nomes, o governo perde tempo não discutindo as possibilidades”.

Ainda segundo o deputado, nomes foram apontados durante a reunião. “O principal debate desta tarde é sobre plano de governo, mas foram citados dois nomes para pré-candidatos, o do presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, e o do vice-governador, Domingos Filho”

Os presidentes dos 22 partidos da base aliada do governador restringiram-se ao asunto de como encaminha a atual gestão e, ainda, para traçar metas para a organização de um plano ou projeto de poder para o candidato ao governo.

ENTIDADE LIGADA À CNBB FAZ CRÍTICA AO PRESIDENTE DO STF

Joaquim Barbosa (STF)
A Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou nota para criticar as decisões do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Na nota, a entidade repudia o conteúdo das decisões tomadas pelo presidente, que é responsável pelas execuções das penas dos condenados.

"A CBJP tem a firme convicção de que as instituições não podem ser dependentes de virtudes ou temperamentos individuais. Não é lícito que atos políticos, administrativos e jurídicos levem a insuflar na sociedade o espírito de vingança e de 'justiçamento'. Os fatos aqui examinados revelam a urgência de um diálogo transparente sobre a necessária reforma do Judiciário e o saneamento de todo o sistema prisional brasileiro", diz, em nota, a entidade.
(Via DN)

23 de maio de 2014

E AÍ, DARIA PARA CURTIR AS FÉRIAS NESTE PARAÍSO?

Ilha Makepeace, Austrália
Com um inusitado formato de coração, Makepeace está disponível por quase 10 mil libras (cerca de R$ 38 mil) por noite. Ela foi comprada pelo empresário britânico Richard Branson em 2007, pela bagatela de 1,7 milhão de libras; o equivalente a R$ 6,3 milhões. A ilha oferece piscinas naturais esculpidas em pedras vulcânicas, jardim de esculturas, casas ligadas ao bar da piscina por passarelas de madeira, além de locais de pesca e quadras de tênis. 

QUASE 70 TRAVESTIS E TRANSEXUAIS PEDIRAM PARA USAR NOME SOCIAL NO ENEM

Pela primeira vez, travestis e transexuais podem usar o nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida foi celebrada por ativistas e atraiu mais candidatos ao exame. Dados obtidos com exclusividade pela Agência Brasil mostram que até o penúltimo dia de inscrição, 68 pessoas solicitaram o uso do nome social pelo telefone 0800-616161.

Essas solicitações já entraram no protocolo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e serão atendidas. O número ainda pode aumentar. Segundo o Inep, mais 27 pessoas ligaram para pedir informações sobre a questão. O prazo para solicitar o uso do nome social termina hoje (23), assim como o período de inscrição.

Os candidatos devem fazer a inscrição normalmente no site do Enem. O nome a ser usado é o que consta no documento de identidade, mas quem quiser, em seguida, pode usar o telefone para pedir que seja identificado pelo nome social no dia do exame - 8 e 9 de novembro. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa de R$ 35, o que deve ser feito até 28 de maio. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos.

Atualmente, travestis e transexuais podem solicitar à Justiça a mudança de nome na carteira de identidade, mas o processo feito em particular é caro e pode levar de um mês a mais de um ano. O advogado e coordenador do Grupo de Estudos em Direito e Sexualidade da Universidade de São Paulo (USP), Thales Coimbra, diz que não há lei específica para a questão e a pessoa pode ser submetida a uma série de constrangimentos. Para ele, a medida adotada pelo Enem é positiva. 'É uma medida de muita sensibilidade. O Enem não coloca nenhum critério que dificulte a pessoa a gozar desse direito. O nome parece algo simples, mas tem muito valor, é o passaporte para o acesso a direitos básicos', diz

22 de maio de 2014

CAGECE DÁ DESCONTOS DE ATÉ 50% PARA CONSUMIDORES INADIMPLENTES

Até o fim de julho, consumidores com ligação de água cortada ou suspensa e dívida de até R$ 5 mil podem negociar com a Cagece a dispensa de parte do débito principal. Vem aí o reajuste das tarifas entre 6% e 7,5%.

Mais de 90 mil clientes têm perfil para participar da campanha, que acontece desde novembro do ano passado, mas apenas 6,4 mil aderiram à iniciativa, totalizando um valor negociado de R$ 5,73 milhões. Até o fim da ação, a Cagece espera contemplar mais 47,5 mil pessoas.

Clientes residenciais, comerciais ou industriais, pessoas físicas e jurídicas podem se beneficiar. A negociação da dívida, porém, está condicionada à solicitação de ligação ou religação de água, bem como à permanência do cliente como ativo por um período mínimo de um ano.

Para participar, os interessados precisam procurar as lojas de atendimento ou os núcleos da Cagece. Os principais benefícios da campanha são: perdão de multas e juros; dispensa da multa por ligações clandestinas, os chamados "gatos", válida apenas para a primeira infração; o parcelamento do débito em até 24 vezes sem juros; e a substituição do hidrômetro (instrumento que mede o consumo de água) gratuitamente, caso a troca seja necessária. "É uma oportunidade para que milhares de cearenses, principalmente aqueles com menor poder aquisitivo, voltem a ter o serviço de água e esgoto. Por outro lado, também é uma possibilidade para a empresa gerar mais receita", afirma o presidente da Cagece, André Facó. 
Via informações

INSCRIÇÕES DO ENEM TERMINAM NESTA SEXTA-FEIRA

Termina nesta sexta-feira (23/05) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos interessados em disputar uma vaga no ensino superior devem se inscrever no site do Enem.

Até a noite dessa quarta-feira (21/05), o exame registrou 6.221.875 inscritos, segundo balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os estados com o maior número de inscritos são São Paulo, com 968.717, Minas Gerais, com 675.517, e o Rio de Janeiro, com 458.516. A maioria dos candidatos, 3.659.233, é mulher.

Na reta final das inscrições, a recomendação do Inep é que os candidatos não deixem para a última hora, a fim de evitar problemas, como o acesso lento ao site do instituto. Segundo o Inep, os melhores horários para acessar o sistema são até as 9 horas, entre as 14 e as 17 horas e após as 21 horas.
As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no teste deste ano.

20 de maio de 2014

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA, ZEZINHO ALBUQUERQUE, RECEBE REIVINDICAÇÕES DE SERVIDORES DO DETRAN

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), recebeu, na manhã desta terça-feira (20/05), representantes dos servidores do Detran e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran-CE), Eliene Uchoa, que encaminharam reivindicações da categoria. Também estava presente o superintendente do órgão, Igor Ponte.

Zezinho Albuquerque salientou o papel da AL em promover o entendimento entre a sociedade, a classe trabalhadora e o Governo do Estado e disse que as reivindicações apresentadas pelos servidores foram levadas ao governador Cid Gomes, que já se prontificou em atendê-las.

A presidente do Sinedetran-CE, Eliene Uchoa, ressaltou que, em outubro de 2013, o Governo do Estado firmou um acordo com a categoria e que eles esperam que seja respeitado. Conforme Eliene, uma das reivindicações é a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) com as melhorias defendidas pela categoria, pois o que foi aprovado não contemplou algumas exigências dos servidores, como a melhoria financeira.

O superintendente do Detran, Igor Ponte, agradeceu o presidente Zezinho Albuquerque pelo fato de a Assembleia atuar como mediadora junto ao Governo. Ele disse que a situação caminha para um bom entendimento e que acredita que o Executivo irá avaliar melhor a questão.

APESAR DAS DÚVIDAS E INCERTEZAS, AS DECISÕES DA POLÍTICA JÁ SINALIZAM UM RUMO DIFERENTE

Ontem, o site Massapê Indo e Voltando anunciou aqui o encontro que seria realizado entre a cúpula do PMDB, Lula e Eunício Oliveira, pré-candidato ao governo do Estado, em Brasília. Hoje, a imprensa enfoca o assunto, inclusive com o provável apoio do ex-presidente ao senador cearense. Por outro lado, o governador Cid Gomes já pode antecipar a indicação de seu candidato, o que para mim ele deverá surpreender da decisão dos nomes já elencados pela mídia falada, escrita e televisiva.

Divididos no Estado do Ceará, a maioria do PT está coligada com o PROS dos irmãos, Cid e Ciro Gomes. Este último, como sempre, não manda recado. Já andou alfinetando Eunício Oliveira, chamando-o de “riquinho”; enquanto a outra parte petista não vota no candidato indicado por Cid, ressentida pela derrota de Elmano contra Roberto Cláudio, em Fortaleza.

O certo é que o “caldeirão” das decisões políticas pela disputa do poder já começa a ferver, tanto no plano municipal, estadual e nacional. Apesar das dúvidas e incertezas, poderemos ter uma antecipação na indicação do candidato do PROS, ou mesmo até dia 30 de junho, prazo final estabelecido pela Justiça Eleitoral aos partidos e coligações.

19 de maio de 2014

EUNÍCIO SE REÚNE COM LULA PARA DISCUTIR SUCESSÃO ESTADUAL

O senador cearense e pré-candidato ao Governo do Estado, Eunício Oliveira (PMDB), se reúne nesta segunda-feira (19/05), com o ex-presidente Lula (PT) para conversar sobre sucessão estadual. O encontro, que acontecerá em São Paulo, poderá definir o posicionamento do PT no Ceará.

Durante um encontro entre a cúpula nacional do PMDB e o ex-presidente, na última semana, Eunício e outros senadores demonstraram insatisfação com os rumos que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem tomado sobre as Eleições. O cearense pediu que Lula interviesse e solicitou apoio do PT a sua candidatura.

Lula ouviu as cobranças do principal parceiro do partido e, hoje, deverá se posicionar sobre o assunto. A estratégia do PMDB é formar a chapa Eunício e Guimarães, para disputar o Governo e o Senado, respectivamente. No entanto, caso o desejo dos peemedebistas não seja atendido, o grupo poderá buscar apoio no PSDB.
Informações via Ceará Agora 

VEM AÍ NOVA PESQUISA DO IBOPE DE INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) deverá divulgar na próxima quinta-feira (22) nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República nas eleições deste ano. A série de 2.002 entrevistas começou a ser feita na quinta-feira da semana passada e termina na data prevista para divulgação.

Além de verificar a preferência dos eleitores para o Palácio do Planalto, a pesquisa ainda vai avaliar o grau de confiança na presidente Dilma Rousseff (PT), como está seu governo e como ela vem administrando o país.

O nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem reiterado que não será candidato, continua inserido entre os nomes oferecidos para a escolha do entrevistado. Além de Lula e Dilma também aparecem os nomes de Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fedélix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Pastor Everaldo (PSC), Randolfe Rodrigues (PSOL) e Eduardo Jorge (PV).

O trabalho de âmbito nacional, de acordo com o registro, será pago pelo próprio Ibope. Não é informado se algum veículo de comunicação divulgará os resultados da pesquisa.

PARA JUÍZES, PUNIÇÕES ELEITORAIS SÃO BRANDAS

As sanções impostas à maioria dos casos de campanha antecipada são irrisórias e as ferramentas asseguradas para combater o problema ainda são escassas. É o que aponta o coordenador da Propaganda Eleitoral nas eleições de 2014 e membro do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), juiz Paulo de Tarso Nogueira.

"Apesar de toda a competência do TRE, isso dificulta o trabalho, porque precisamos ter ferramentas realmente úteis para combater qualquer tipo de propaganda antecipada que venha comprometer o princípio isonômico entre os candidatos. E acrescenta: "Uma punição irrisória não vai coibir a prática do ilícito. Enquanto isso, os candidatos abusam do seu poder econômico e político para sair na frente e desequilibrar o pleito".

A avaliação do membro do TRE vai ao encontro da avaliação do juiz de Direito do Rio de Janeiro e ex-corregedor eleitoral, Luiz Márcio Alves. Ambos participaram, na última sexta-feira, do VII Ciclo de Debates Eleições 2014, evento organizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), Associação Cearense de Magistrados e Sindicato dos Servidores da Justiça Eleitoral do Ceará.

Na avaliação de Luiz Márcio, as sanções aplicadas aos casos em que o tempo destinado à propaganda partidária é utilizada como campanha antecipada são ineficientes, transformando a prática do ato ilícito em algo vantajoso para as agremiações. (DN)

APOIADORES DO PSDB SE REDUZEM E FICAM MAIS ESCOLARIZADOS

Conforme levantamento realizado, o número de simpatizantes do PSDB está em um processo de encolhimento contínuo desde 1995. Na época, quando o Plano Real tinha apenas um ano e a inflação sob controle ainda era uma novidade, 14% dos brasileiros manifestavam preferência pela legenda. Em 2002, essa parcela era de 9%, e, atualmente, chega a apenas 5%.
Nesse processo, os simpatizantes tucanos também ficaram menos concentrados na Região Sudeste. Hoje, metade dos admiradores do PSDB está na região mais rica do País - há duas décadas, eram nada menos que 69%.
Em termos de escolaridade, o eleitorado tucano se elitizou: 27% têm curso superior, e 21% até quatro anos de ensino. Em 1995, a proporção era de 13% e 34%, respectivamente.

16 de maio de 2014

TODO DIA É SEU DIA

Basta falar de ternura, amor, doação e sabedoria que o pensamento se volta imediatamente para você MAMÃE. É com esta filosofia que, logo mais a partir das 18h, a Escola Profissionalizante de Massapê, Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque, fará bela homenagem às mães de alunos inseridos nos cursos Agronegócios, Eletromecânica, Enfermagem, Mineração e Rede de Computadores.

Desde a sua inauguração em 2012, a escola não esquece de prestar sua reverência para aquela de geração em geração, de gestação em gestação, renasce e caminha firmemente. Com delicadeza e sensibilidade, porém obstinada em seus propósitos e perspicaz em suas observações ela se fortalece em nosso seio.

Assim como este dia em reconhecimento à data especial, e porque não dizer todo dia é seu dia, a Escola Profissionalizante sempre organiza e oferece momentos que tragam à família para dentro do do seu ambiente. 

Desta forma, convidamos às mães para se fazerem presentes. Vossas presenças são extremamente essenciais para todos os professores, alunos, funcionários, enfim todo o núcleo gestor.

15 de maio de 2014

EDUCAÇÃO LEVADA A SÉRIO: DEPOIS DA INAUGURAÇÃO DA 101ª ESCOLA PROFISSIONALIZANTE NO CEARÁ, CID LIBERA R$ 30 MILHÕES PARA UNIVERSIDADES

Após inauguração da 101ª (centésima primeira) Escola Profissionalizante em Nova Olinda (CE), o governo do Estado do Ceará, Cid Gomes, acaba de destinar R$ 30 milhões para assistência estudantil nas três universidades estaduais. Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) receberam R$ 10 milhões cada. As instituições já definiram onde os recursos serão aplicados.

O governador Cid Gomes havia se comprometido a liberar o recurso após o encerramento da greve nas instituições de ensino, em 2013. “Com a liberação dos R$ 30 milhões, o compromisso assumido pelo Governo do Estado acaba de ser totalmente cumprido em relação às políticas estudantis”, enfatiza o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira. É importante salientar que a plena utilização dos recursos é de inteira e exclusiva responsabilidade das três universidades.

SÓ DAQUI A QUINZE DIAS

Os leitores, até os mais críticos e observadores do 'Massapê Indo e Voltando', devem ter percebido a ausência do artigo de competência do extraordinário advogado e professor, Dr. João Tomaz Neto (foto), escrito todas às quintas-feiras neste portal de informação.

Devido a compromissos profissionais, cujas atividades requerem preciosos tempos de muita labuta e atenção, fomos informados através de ligação telefônica realizada no início desta manhã, que os belos e mais diversificados assuntos dissecados em nosso site, só estarão disponíveis daqui a 15 dias. Assim, pedimos sinceras desculpas aos leitores, seguidores e colaboradores que fazem dos seus artigos, instrumentos de discussões, inclusive servindo de tema e debate em sala de aula, em Escola do Estado, em Massapê.

SEGUNDO O TSE, 141,8 MILHÕES DE ELEITORES ESTÃO APTOS A VOTAR

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indica parcialmente que o número de eleitores inscritos para estas eleições cresceu 6 milhões em comparação com 2010 – um aumento de 4,43%. Para a Justiça eleitoral, 141.824.607 eleitores estão aptos a votar em outubro. Há quatro anos, esse número era de 135.804.433. Os dados foram divulgados pelo ministro Marco Aurélio Mello.

Segundo o tribunal, 23.381.756 eleitores fizeram o cadastramento biométrico, pelo qual o eleitor confirma sua identidade por meio de impressões digitais armazenadas em um banco de dados da Justiça eleitoral. A meta do tribunal era cadastrar 22 milhões de eleitores. Os dados finais sobre os eleitores serão divulgados em 21 de julho.

O número de solicitações para votar em seções especiais, por eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, cresceu mais 700% nos últimos quatro anos. De acordo com o TSE, 1.047263 eleitores pediram para votar em locais de fácil acesso, estacionamento próprio e com boas condições de acessibilidade. Nas eleições de 2010, apenas 148.102 eleitores fizeram esse pedido, previsto em uma resolução do TSE de 2002.

O prazo para solicitar a transferência do título para uma seção eleitoral especial terminou na última semana (7). O eleitor agora tem até 7 de julho para comunicar ao juiz eleitoral, por escrito, suas restrições e necessidades, para que a Justiça eleitoral possa providenciar os meios e recursos que facilitem o seu voto.

Já os pedidos de transferência de título eleitoral, por mudança de município, estado ou país, caíram 47,32% nesse período. Foram 1.130.315 transferências este ano. Em 2010, foram 2.138.031.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial