QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



12 de dezembro de 2014

"COLUNA DA HORA X TORRE EIFFEL"

A torre Eiffel tem uma importância histórica, cultural e turística muito grande para a França. O magnífico monumento construído entre 1887 a 1889, com 317 metros de altura, e que pesa sete mil toneladas de metal, representa o desenvolvimento tecnológico, para comemorar os 100 anos da Revolução Francesa. Quando a segunda guerra mundial acabou (1939/1945) iniciou-se aGuerra Friae o mundo ficou dividido entre o capitalismo e o socialismo (EUA X URSS). Referida alcunha deve-se pelo fato das coisas não esquentarem. Ficava um apontando a arma para o outro. Nesse período o prefeito de Massapê era Dermeval Carneiro Vasconcelos (1936/1937eleito e 1937/1945 - nomeado), que é bisavô do atual prefeito de MassapêAntonio José Albuquerque (2013/2016). Inaugurada na segunda semana de janeiro de 1941, a nossa também pomposa Coluna da Hora, única no estilo ainda de no Ceará, simboliza a identidade cultural do povo massapeense. De arquitetura arrojada e moderna para os padrões da época, os massapeenses e visitantes se impressionavam diante dos seus 17 metros de altura e com a riqueza de detalhes arquitetônicos. Sem diploma acadêmico de arquiteto, o pedreiro e mestre de obras massapeense Ogésimo Gomes da Silva a edificou, à base de tijolos, argamassa, barro, cal e areia, sem uso de ferro e concreto armado, a pedido do então prefeito Dermeval Carneiro. Na placa de bronze alusiva ao ato inaugural da Coluna da Hora, consta em auto relevo o seguinte texto:Obra construída na administração do prefeito Dermeval Carneiro, sendo presidente da República o exmo. sr. dr. Getúlio Vargas, interventor Federal do Ceará o dr. F. de Menezes Pimentel, bispo diocesano d. José Tupinambá da Frota, vigário - padre Francisco Linhares, juiz dr. Renato Silva, arquiteto Ogésimo Gomes da Silva. Janeiro de 1941. Naquele dia festivo e histórico, além das autoridades presentes, o povo compareceu e invadiu a Praça da Matriz, numa demonstração cívica jamais vista de popularidade política do prefeito Dermeval Carneiro, que, ao som dos dobrados de marchas militares da banda de música municipalA Furiosa, fez um eloquente e retórico discurso, aplaudido e ovacionado pela multidão composta de cidadãos das zonas urbana e rural. A seguir, transcrição de parte da sua fala, vazada nos seguintes termos:
- ...Diz um dito popular:filho de peixe, peixinho é. O construtor Ogésimo é filho do tianguaense Vicente Mondrongo, aquele que edificou a grandiosa cadeia pública de Massapê em 1899. Inspirado na Torre Eiffel, eu solicitei ao amigo Ogésimo que construísse um monumento que representasse o progresso e o futuro da nossa cidade. Reservadas as devidas proporções, eu lanço o seguinte desafio: o que a Torre Eiffel de Paris não tem, que a Coluna da Hora de Massapê tem???
- A alturarespondeu convicta, gente do povo.
- Não é a altura. São os quatro relógios de pontualidade britânica expostos no ponto mais alto, com seu inconfundível badalo, audível até os bairros mais distantes, bem como, a potente amplificadora boca de jumento, que levará as notícias de Massapê, do Ceará, do Brasil e do mundo através daVoz do Município, até aos moradores dos lugarejos mais distantes: do serrote Madeiros ao sopé da serra da Meruoca.
De família altruística, mais que provado ao longo de cinco gerações, os Albuquerque na política têm a satisfação de bem servir ao povo simples e humilde. E o aludido prefeito não fugindo à regra, era dotado de rara sensibilidade humanitária e visão futurística, pois, à época, apenas alguns abastados tinham o privilégio de adquirir estes dois bens de consumo: relógio (de parede, mesa e de pulso) e rádio (de mesa e portátil) para ostentar glamour usufruindo da tecnologia até então disponível. Foi então que o renomado e saudoso prefeito Dermeval Carneiro promoveu uma verdadeira revolução, democratizando o acesso ao povo, do direito de saber a hora exata, bem como, o direito à informação, sendo feliz ao lançar a iluminada idéia de construir a Coluna da Horaaté o final da edificação da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (1963 a 1973), o monumento mais alto de Massapê; conquanto, a torre Eiffel de Paris, até 1930, o monumento mais alto do mundo, daí o títuloColuna da Hora X Torre Eiffel.
Do livro: Estórias & Casos com Causos & Histórias de Massapêautor: Ferreirinha de Massapê.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário