QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



8 de março de 2014

HOMENAGEM MAIS QUE ESPECIAL

Além da ligação honrosa recebida agora há pouco, da amiga e ilustríssima Alda Costa, leitora assídua do site Massapê Indo e Voltando - o que muito nos honra – também recebemos um e-mail no qual ela faz sucinto relato entre as tantas histórias de vida do seu pai, José Valdemar Costa. Caso estivesse vivo completaria hoje 100 anos de vida.
Ei-la na íntegra:

Há exatamente cem anos, 07 de março de 1914, Deus presenteou o Universo, especificamente a cidade Massapê, com um SER que veio ao mundo com uma missão de justiça, humildade, caridade, humanidade e amor.

Esta pessoa recebeu o nome de "JOSÉ WALDEMAR COSTA" (foto), filho de família pobre e humilde. Cursou somente até o terceiro ano do Ensino fundamental, mas todos os seus momentos de folga eram destinados à leitura, tornando-se um HOMEM AUTODIDATA, culto, inteligente, conhecedor da vida de sua Cidade, do seu Estado, do seu País e porque não dizer do Mundo. 

Todo assunto abordado ele daria continuidade, decifrando como um todo. Fez valer o exercício da cidadania exercendo várias funções, contribuindo para o crescimento da sua cidade Natal: foi comerciante 40 anos, presidente do Círculo Operário, presidente dos Irmãos do Santíssimo, presidente do MOBRAL, presidente do Partido Político UDN, vice-presidente do Centro Educacional Massapeense, proprietário do Cine São Luís, defensor público, Advogado Rábula libertando 03 réus, inclusive tirou um do Supremo Tribunal Federal. 

Certa vez papai foi abordado em sua residência por uma comitiva de acadêmicos da Universidade Federal do Ceará, para conhecê-lo e entrevistá-lo, pois era bastante curioso e difícil de entender como era que em um local longínquo da capital existia um homem sem nunca ter passado por um banco da Faculdade de Direito e ter a capacidade de preparar defesas que somente os melhores Advogados defenderiam. 

Uma das suas maiores paixões, a política, ele dedicou 48 anos de sua vida exercendo todos os cargos do Município: Foi Vereador durante 08 mandatos; Presidente da Câmara Municipal por 03 mandatos; Secretário de Administração - 12 anos consecutivos; Vice-Prefeito e Prefeito. 

O seu maior patrimônio era a família: Viveu dois grandes amores matrimoniais com: Maria Alda Costa e Maria do Carmo Costa, construindo uma grande prole totalizando 22 filhos, hoje 11 vivos; 29 netos e 16 bisnetos. Amava a sua cidade e tinha muito orgulho de ser massapeense. Era católico nato, seguia rigorosamente os ensinamentos cristãos, procurava viver como servo de Deus. Seu lema era serviço e humildade. Viveu em função da família, dos amigos e dos menos favorecidos. 

Hoje, 07 de março de 2014, celebremos o seu centenário com muitas saudades, mas com a certeza de que o senhor nos deixou um forte legado e grandes ensinamentos infinitos. Desta forma, eu e toda a família, temos o dever de transmitir para todas as gerações vindouras fazendo valer a essência do seu ser, entre virtudes e qualidades inerentes a um grande sábio.

A emoção está tomando conta de mim. Estou em lágrimas e termino dizendo: Meu querido, meu velho, meu amigo. Meu maior ídolo depois de Deus. Meu espelho de vida, meu Arco do Universo, meu Porto Seguro, símbolo da Sabedoria do Amor do Grande Mestre. 

Tenho muito Orgulho de dizer que Sou Filha de "JOSÉ WALDEMAR COSTA", o Senhor foi, é e será para sempre o nosso amado patriarca, os grandes Vultos da Humanidade se perpetuam e imortalizam entre os viventes. Obrigada Deus pela excelência de pai que fui presenteada.
Maria Alda Costa
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário