Domingo,19 de Novembro 2017: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado

30 de abril de 2013

EM PARCERIA COM SEBRAE E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ, ALUNOS DA EEEP DE MASSAPÊ RECEBEM CERTIFICADOS DO CURSO TEMÁTICAS, PRÁTICAS E VIVÊNCIAS

Na manhã desta terça-feira, 30, os alunos do 2º ano de Ensino Médio Integrado da Escola Estadual Profissional, Francisca Neilyta Carneiro Albuququerque, em Massapê, Estado do Ceará, a 285 km de Fortaleza, receberam a Certificação do Curso Temáticas, Práticas e Vivências, voltado para ações empreendedoras, cuja formação tem parceria entre Sebrae e o Governo do Estado do Ceará.

O Sebrae-Ce, designou o Dr. Hugo Macário de Brito, gestor do Projeto no Território da Cidadania de Sobral, para debater o tema sobre Inovação e Empreendedorismo. Na oportunidade, ele apresentou vídeos, slides e falou sobre a solução e estratégias empresariais, mostrando aos estudantes à importância e estudos de pesquisas para implantação de um negócio no mercado de trabalho, principalmente enfocando os pontos fracos e fortes na consecução de uma empresa.

Além dos Certificados, os alunos receberam kits educativos compostos por livros, folhetos, CDs e DVDs, como conteúdos pragmáticos de conhecimentos fundamentais para gerenciação de negócio.

A EEEP de Massapê, em nome da gestora Daniela Viana Vasconcelos, agradece a parceria do Sebrae, representado pelo Dr. Mácário de Brito (gestor de projetos); Dra. Suilane Teixeira (analista técnica); Thays Sá Cavalcante (estagiária acadêmica do curso de Administração da Uva), e principalmente ao senhor Adriano Pontes Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Massapê, cujo vereador tem sido um parceiro-amigo da Escola Profissional.

O ANDARILHO

Em meio às tarefas elaboradas e executadas frente à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará - Fretraece, o massapeense Moisés Braz (foto) continua sua peregrinação em todo o estado do Ceará, levando sua mensagem aos trabalhadores e agricultores, principalmente reivindicando melhorias no abastecimento de alimentos e água, trabalho e renda para os agricultores cearenses.

O que diferencia Moisés de muitos por aí é que ele tem a cara do povo humilde da nossa gente, sendo assim um dos que se identificam com a maioria da população cearense. Constantemente, ele vem lutando e discutindo temas relevantes de interesse dos massapeenses, sobretudo da classe menos favorecida da zona rural do nosso município.

Recentemente esteve em Massapê, juntamente como o Presidente da Assembleia, deputado estadual Zezinho Albuquerque e o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, para debaterem temas como a distribuição de sementes aos agricultores que sofreram com a estiagem, a construção de poços artesianos e também a construção das cisternas de placas.

É assim que segue sua luta incansável. Final de semana, por exemplo, ele esteve em Forquilha ao lado do deputado federal José Guimarães, para conhecer de perto os problemas daquela comunidade que, segundo o blog tomou conhecimento, vem passando por dificuldades em detrimento à escassez pela falta de chuva.

29 de abril de 2013

GOVERNADOR CID GOMES COMEMOROU OS 50 ANOS EM MERUOCA

Foto: arquivo do blog
Neste sábado, 27, o governador do Ceará Cid Ferreira Gomes festejou seu cinquentenário entre familiares, amigos e correligionários mais próximos, em seu sítio na serra da Meruoca. Entre os presentes, estavam o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Zezinho Albuquerque, acompanhado do filho Antonio José, prefeito de Massapê.

 

Segundo informações do blog Sobral em Revista, administrado pelo companheiro Rubens Lima, figuras ilustres e proeminentes no campo da política estadual e nacional não paravam de ligar para o homenageado. Destaque para as ligações da Presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula e, apesar das divergências no partido, de Eduardo Campo, presidente nacional do PSB.

FALAR A VERDADE É PRECISO

A Secretaria de Cultura, Juventude, Desporto e Lazer é uma das referências, entre os demais órgãos institucionais da Prefeitura Municipal de Massapê, que mais se destacam em atividades sociais e culturais da nossa cidade. Basta olhar o que eles vêm fazendo.

Se não bastassem os esforços e as lutas da secretária Tereza Cristina, aliada à competência e inteligência do senhor Ferreirinha, que, por sinal, foi um grande reforço a este órgão, esta pasta impõe sua marca na atual gestão. E olha que nenhum deles me deu procuração ou ônus para referenciar-lhes nesta postagem.

A meu ver, apenas opinião particular, caberia ao começo da atual legislatura, uma menção honrosa à equipe da Secretaria de Cultura por parte do vereadores, em reconhecimento às relevantes ações executadas por estes profissionais.

Além dos comunicados e divulgação enviados aos blogs, principalmente aqui no 'Massapê Indo e Voltando', eles são detalhistas e trazem em mente todos os projetos e estudos como forma de impactar a administração do prefeito Antonio José Albuquerque.

Aqui, não quero desmerecer o árduo trabalho dos outros secretários, que se desdobram em suas secretarias no que se refere à reestruturação de suas pastas para cumprirem suas responsabilidades que lhes foram confiadas, principalmente a Secretaria de Saúde, comandada pelo competente Dr. Estevão e sua equipe, também é o norte da atual administração. Falar a verdade é e sempre será preciso.

Ao final desta matéria, solicitaria a todos, indistintamente, que tratassem bem aqueles que os procurarem. Tratar bem não custa nada. Educação, simpatia, atenção e respeito são princípios que devem nortear a formação humana e, porque não dizer, são princípios constitucionais da administração pública.

28 de abril de 2013

PT PRESSIONA DILMA A ROMPER COM O PSB DE EDUARDO CAMPOS

A presidente Dilma Rousseff recebe pressão de integrantes da cúpula do PT para declarar rompimento com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e seus aliados

Integrantes da cúpula do PT estão pressionando a presidente Dilma Rousseff para declarar seu divórcio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que ameaça romper com o governo para desafiá-la nas eleições de 2014.

O objetivo é afastar o que os petistas veem como um aliado ambíguo, que passou a criticar o governo publicamente de forma metódica sem abrir mão dos cargos que tem na administração federal.

No PT, os que defendem o expurgo de Campos e seus aliados argumentam que assim teriam maior liberdade para tratá-lo como adversário, revidar seus ataques e expor as suas fragilidades.

Além disso, os petistas querem os cargos que ele controla na máquina para contemplar outros partidos da base insatisfeitos com o espaço que têm no governo. Avaliam ser melhor entregá-los a siglas comprometidas com o apoio à reeleição de Dilma. (Informações via O Povo)

26 de abril de 2013

APÓS UNIÃO DAS DUAS MAIORES FORÇAS POLÍTICAS, SOB ÀS BENÇÃOS DO GOVERNADOR, MERUOCA COMEÇA A RECEBER OS PRIMEIROS INVESTIMENTOS

Após a vinda do governador à Meruoca, quando esteve participando do comício eleitoral, fora de época, em prol da candidatura de Aristides Gomes (PT), à prefeitura da cidade serrana, os bons ventos já começam a fluir.

Neste sábado, a partir das 9h, o governador Cid Gomes e sua equipe vão estar fazendo a instalação da primeira cisterna de polietileno do Ceará, cuja comunidade a ser beneficiada será o Sítio Saco dos Passarinhos, localizado no distrito de Palestina, próximo à Floresta.

Na ocasião, será assinada a ordem de serviço autorizando o serviço de transporte e instalação das 14.228 cisternas do programa Água para Todos, que beneficiarão dezenas de municipios cearenses, incluindo, é claro, Massapê, Meruoca, Alcântaras, Graça, pertencentes a região Noroeste do nosso Estado.

O CLIMA ESQUENTOU DE VEZ ENTRE PESSEBISTAS

Quem conta o barraco de ontem no Senado é
Lauro Jardim, na sua coluna da VEJA:
O encontro entre dois correligionários ontem no Senado expôs o péssimo clima do rachado PSB: Cid Gomes (foto à esquerda), desolado com o crescimento da candidatura de Eduardo Campos à presidência, esculhambou Rodrigo Rollemberg (foto à direita) durante a ordem do dia, no plenário da Casa. Cid espinafrou o empenho de Rollemberg à candidatura de Campos, desafeto do clã Gomes:


- Você foi escalado para me atacar. O meu partido está com uma candidatura na rua (de Eduardo Campos) e isso sequer foi discutido internamente. No meu estado, temos um projeto com PT e PMDB. Você fechou com Eduardo porque já rachou com o governador daqui (o petista Agnelo Queiroz).

Rollemberg mal tinha condições de contra-argumentar, mas em dado momento conseguiu falar – pouco:

- Cid, não é isso. O que eu tenho dito é que ainda é cedo…

Cid interrompe:

- Como é que você está dizendo que é cedo se o partido está com uma candidatura na rua?

Percebendo que, dali em diante, o bombardeio só tendia a agravar-se, Rollemberg mudou de assunto e finalizou:

- Governador, estou à sua disposição.

Rollemberg está mesmo à disposição de Cid, a menos que Eduardo Campos determine o contrário, claro.

ESTIAGEM DO SEMIÁRIDO É A PIOR DOS ÚLTIMOS 50 ANOS E AFETA 22 MILHÕES

A estiagem na região do semiárido não dá trégua e é a pior registrada nos últimos 50 anos.
De acordo com o governo federal, 1.415 municípios sofrem e já afeta a vida de quase 22 milhões de brasileiros. A falta de chuva atinge mais de 90% dos municípios do semiárido e ultrapassou a extensão das 1.135 cidades que o compõem.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil já decretou situação de emergência e estado de calamidade pública em 1.046 municípios. A área mais atingida pela seca estende-se por oito estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), além do norte de Minas Gerais, totalizando uma extensão territorial de mais de 980 km quadrados.

A gravidade da situação levou o governo federal a investir R$ 32 bilhões nas chamadas obras estruturantes, que garantem o abastecimento de água de forma definitiva, como barragens, canais, adutoras e estações elevatórias. Além disso, anunciou no início deste mês mais R$ 9 bilhões em ações de enfrentamento à estiagem.(Informações Ig)

ALERTA: PRESSÃO ALTA EM CRIANÇAS AFETA RINS E APROXIMA DOENÇAS GRAVES

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) alerta: a pressão alta já atinge 6% das crianças e adolescentes no Brasil, o que corresponde a uma média de 5 milhões de menores de 18 anos.

A hipertensão infantil compromete o funcionamento dos rins e, em casos raros, aproxima doenças graves que só apareceriam na vida adulta, com infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Por isso, no Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, celebrado nesta sexta-feira (26), a SBC tem como meta conscientizar não só o público em geral, mas também profissionais de saúde sobre a necessidade de um diagnóstico precoce da hipertensão.

Dados da SBC revelam que só em 29% das consultas isso acontece. Por conta do índice de 70% de “esquecimento”, foi iniciado um trabalho para reverter o quadro.

Médicos de todo o País estão sendo instruídos sobre a importância de mensurar a pressão em crianças por meio de cartas e aulas em vídeo distribuídas pela SBC.

O cardiologista Jefferson Curimbaba, do Hospital do Servidor Público Estadual diz que a recomendação é medir pressão em crianças a partir de 3 anos de idade. “O rim filtra todo o sangue do corpo. As coisas boas são reabsorvidas e as ruins saem na urina. A pressão alta destrói todo o mecanismo que funciona como filtro”, explica o cardiologista (com informações Ig notícias)

25 de abril de 2013

MPF ABRE CONCURSO PARA 47 VAGAS DE PROCURADOR, INCLUSIVE UMA PARA O CEARÁ

O Diário Oficial da União (DOU) traz a publicação do edital para concurso do Ministério Público Federal (MPF). Serão ofertadas 47 vagas para o cargo de Procurador da República. No Ceará, será ofertada 1 vaga onde o selecionado atuará em Fortaleza. O salário inicial será de R$ 24.057,33.

Os interessados poderão realizar suas inscrições entre 23 de abril a 22 de maio através da página do MPU na internet. Para concorrer, os mesmos deverão preencher o formulário de pré-inscrição, confirmar o envio do formulário e imprimir a guia de recolhimento (GR) no valor de R$ 190,00.

Além do Ceará, os estados que participarão do certame serão: Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Parabíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e no Distrito Federal. Os interessados podem acessar em  Clique aqui para conferir o edital.

PARABÉNS AO LÍDER JACQUES ALBUQUERQUE

Hoje (25/04) é dia de comemorar o aniversário de Jacques Albuquerque, líder político que muito demonstrou em sua trajetória de vida política, compromisso e respeito às pessoas mais carentes. Predestinado a defender as causas dos mais necessitados de seu torrão natal, Massapê, seja no poder ou fora dele, sempre estar ao lado daqueles que o procuram, principalmente nos momentos mais difíceis.

Aprendi com Mário Quintana, grande poeta, tradutor e jornalista brasileiro, que existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos, uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente.
Jacques Albuquerque que seus 61 anos bem vividos entre aqueles que te admiram, incluindo seus amigos e parentes, possam perdurar por muito tempo, cuja duração de vida seja de entusiasmo e coragem para enfrentar os desafios que eventualmente possam surgir.

Receba de todos que fazem o blog Massapê Indo e Voltando, os mais sinceros votos de parabéns, muita paz, saúde e felicidades sempre.

Passe muito bem o dia de hoje ao lado de toda família. Essencialmente sua esposa Sílvia, das filhas Kélvya e Rebeca, dos seus dois genros e, claro, ao lado daquela - disso tenho certeza - você dará sempre a vida por ela, ama do fundo do coração, que é a princesinha Sara, filha da nossa vice-prefeita de Massapê, Kélvya Costa Albuquerque.

24 de abril de 2013

LUIZ PONTES COMANDARÁ PSDB ESTADUAL E TOMÁS FIGUEIREDO, O NINHO DA CAPITAL

A visita do senador Aécio Neves, o presidenciável do PSDB, dia 10 próximo, vai servir para os tucanos ungirem o ex-senador Luiz Pontes como presidente. Marcos Cals, atual dirigente, resolveu se dedicar a projetos empresariais.
No âmbito de Fortaleza, está definido que o ex-deputado estadual Tomas Figueiredo Filho, que tem militância política na Zona Norte e, em especial, em Santa Quitéria e Sobral de Cid Gomes (PSB), assumirá o comando da tucanada de Fortaleza.

Bem que o deputado estadual Fernando Hugo queria assumir a presidência na Capital, mas o fato dele abrir asas em favor do prefeito Roberto Cláudio (PSB), com o filhão, Renan Colares, ocupando a secretaria executiva da Secretaria de Planejamento e Gestão, deixou o ex-senador Tasso Jereissati de coração mais do que partido (informações via Eliomar de Lima)

PARABÉNS À JOVEM CONCEIÇÃO

Parabenizamos no dia hoje, 24 de abril, a jovem Conceição Rocha Carneiro (foto) pela passagem de sua efeméride, após ligação de sua querida irmã Daniele. Com muita alegria e carinho cumprimentamos-lhe com votos sinceros de muita paz, saúde, felicidades e, claro, muitos anos de vida.

Ela é funcionária pública municipal, exerce função na Secretaria de Saúde de Massapê. Certamente, desde cedo, recebe abraços, mensagens e saudações de amigos e familiares. Como se sabe, ela tem uma facilidade ímpar de fazer amigos, entre os quais me incluo.

Leitores, seguidores e colaboradores do blog Massapê Indo e Voltando desejam-lhe este sentimento especial por ocasião do seu natalício; rogando ao Pai que, no próximo ano, estejamos presentes para comemorarmos a tua existência, que para nós é uma dádiva sublime e um presente de Deus, em nosso meio.

Feliz aniversário, querida! Estamos aqui na retaguarda só esperando o convite para juntos blindarmos este dia tão especial.

VIOLÊNCIA EM MASSAPÊ: ESPERAMOS AÇÃO ALIADA À PRATICA

A explosão de violência em roubos e assaltos vivida ultimamente, em Massapê, tem deixado a população bastante preocupada e atônita. O sentimento de impunidade e a falta de ação das nossas autoridades são provas palpáveis do descrédito dos moradores, em detrimento a tudo que vem acontecendo.

Constantemente, o blog tem ouvido relato de pessoas, principalmente de comerciantes vítimas da ação dos meliantes, reclamando da insegurança e, que segundo eles, está faltando “pulso forte” dos nossos representantes, essencialmente o Judiciário. Alguns citam o nome de Dr. Fernando Teles de Paula Lima, juiz criterioso e enérgico em relação à bandidagem.

Como citei em postagem anterior, intitulada ‘CENÁRIO DE DESAFIOS E PREOCUPAÇÕES’ a população exige providências e respostas imediatas à cultura da violência gerada em nosso município que, há pouco tempo atrás, não se via acontecer na cidade de Massapê.

Por incrível que pareça, coincidência ou não, após a publicação da matéria a qual me referi, vi no blog do amigo Carlinhos Albuquerque - por sinal aqui na cidade leio as postagens dele, do Adrian e Jorge Costa, assim não tenho dúvidas há a mesma reciprocidade em relação ao nosso portal de informação - quando ele postou matéria sobre a convocação do juiz da cidade para uma reunião de emergência para tratar da violência.

A que me parece a referida reunião não teve muito ressonância porque só uma parte de segmento da sociedade massapeeese teve acesso às informações pautadas durante o encontro. Além de representantes da promotoria pública, da polícia, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, deveriam ter sido convocadas as demais instituições como igrejas, escolas, conselho tutelar, mídia, associações, representantes de bairros, enfim que todos pudessem debater de forma coletiva para as providências necessárias.

Um dos direitos fundamentais do cidadão é o de ir e vir a qualquer lugar, e ter segurança garantida na Constituição, o que infelizmente não estamos tendo. Esperamos nos próximos debates, ainda não se sabe quando, que seja fortalecida a teoria aliada à pratica e que não fiquemos só de conversa entre quatro paredes, ou se não vamos ter de vivenciar as mesmas cenas vividas nas grandes capitais vistas em programas de televisão.

Enfim, esperamos a ação de todos. Não temos tempo a perder!

VIA E-MAIL AO BLOG: FETRAECE REALIZA ATO PELA VIDA NO SEMIÁRIDO

Desde o verão de 2011 até agora, a população, a pecuária, a agricultura de sequeiro e a economia rural do Estado do Ceará, vem sofrendo com a pior seca dos últimos 50 anos. Dos 184 municípios cearenses, 177 estão em situação de emergência ou calamidade pública, afetando cerca de 5.709.742 habitantes.

Por essa razão é que hoje, dia 24 de abril a FETRAECE – Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará realizará um grande ATO PELA VIDA NO SEMIÁRIDO. Essa ação se dará de forma descentralizada, em vários municípios, como Pedra Branca, Sobral, Chorozinho e outros.

A estratégia tem como objetivo chamar a atenção do governo e da sociedade em geral no que se refere à grave situação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, em decorrência da seca.

A estimativa é que 10.000 (dez mil) pessoas participem deste ato em todo o Ceará.  

Em Fortaleza, o presidente da FETRAECE, Moisés Braz, estará em audiência com o Governador Cid Gomes, às 10:00hs, no Palácio da Abolição, para tratar de pontos da pauta elaborada pela Entidade. Dentre os pontos a serem discutidos, destacam-se: alimentação para abastecimento humano e animal; água para abastecimento humano e animal; Trabalho e Renda.

23 de abril de 2013

CEARENSE NA GLOBO

Em breve, "Malhação" vai receber um tempero bem cearense. Dani Gondim estreia na Globo interpretando Tábata, uma modelo cheia de problemas, que bagunçará a vida de Ju, uma das protagonistas

O Ceará já foi palco de "Malhação´, quando a equipe desembarcou em Canoa quebrada para filmar uma das fases da novelinha. Mas, agora, o charme cearense vai invadir os arredores do colégio quadrante na forma dos olhos azuis e sorriso largo da modelo e atriz Dani Gondim, 20 anos.

A cearense Dani Gondim fará participação em "Malhação" e investe na carreira de atriz estudando teatro em São Paulo Foto: Rafa Eleutério

Nos próximos capítulos, ela dará vida a Tábata, uma modelo que irá "infernizar" a vida da Ju, personagem de Ágatha Moreira. "a mãe da Ju a incentivará a ser modelo e é aí que a Tábata entra para ´gongar´ esse sonho. Ela vai ser meio malvada e colocar a Ju em algumas situações bem complicadas", conta. (com informações DN)

SOBRAL TERÁ NOVO AEROPORTO PARA AVIÕES DE GRANDE PORTE

Imagem apenas ilustrativa
O jornal O Estado, edição de hoje, traz uma reportagem na qual trata que o municipio de Sobral, a nossa “princesa do norte” terá novo aeroporto para pouso e decolagem de aviões de grande porte, como Borings e Airbus para até 200 passageiros, além de cargas. Quem assegura é o deputado federal José Linhares, presidente estadual do PP, observando que esteve em Brasília, na semana passada, acertando detalhes com o ministro Moreira Franco, titular da Secretaria Nacional de Aviação Civil.

Acertamos com o ministro Moreira Franco a construção de um novo e grande aeroporto em Sobral, faltando a liberação dos recursos que de começo são da ordem de R$ 40 milhões”. Acrescenta que os recursos serão liberados tão logo seja entregue ao ministro o projeto do novo terminal sobralense que já está sendo desenvolvido pela equipe do prefeito Clodoveu Arruda.

Conforme o deputado, Sobral precisa desse novo aeroporto, porque tem projeto em andamento para a criação de uma empresa aérea para ligar o município a Fortaleza. O parlamentar disse ainda que esse terminal vai ser estratégico, porque entre Fortaleza e Teresina não existe nenhum que possa ter linhas aéreas regionais para servir os vários municípios interioranos do Ceará e Piauí.

De acordo com Linhares, Sobral merece esses dois benefícios, porque a cidade está crescendo muito, com instalação de grandes empresas e indústrias e se recente de não ter uma linha aérea regular, transportando passageiros e cargas todos os dias da semana. Falando ainda sobre o novo aeroporto de sobral, disse que ele também vai ter o sentido de aumentar o turismo na região.

APRESENTADORA ANA MARIA BRAGA É ATROPELADA EM PROGRAMA AO VIVO

Na manhã desta segunda-feira, 22, a apresentadora Ana Maria Braga levou o maior susto durante a apresentação do Mais Você, da Rede Globo. Ela foi atropelada durante uma demonstração de um dispositivo de computador, capaz de pilotar um veículo sozinho, sem necessitar que o condutor esteja à frente do volante.
Quando deu as costas para retornar ao estúdio, a loira foi atingida nas costas e derrubada pela porta do carro que estava aberta, o veículo estava desengatado e desceu em sua direção."Ai gente, acho que agora eu fui...”, disse Ana, com a voz ainda trêmula, mas já de pé, após o tombo.
Após o acidente a apresentadora foi atendida no local e sem ferimentos aparentes retornou à frente da apresentação do programa Mais Você.
No Twitter, Ana agradeceu o carinho dos fãs: "Gente, obrigada pelas manifestações de carinho!!! Vou passar por alguns exames, mas estou bem! Beijos!!!". VEJA O VÍDEO

22 de abril de 2013

VIA E-MAIL AO BLOG:"PROVA DE CASTIDADE MAIOR NÃO HÁ"

O hímen - símbolo da virgindade física feminina, até final do século XX era requisito essencial para a consumação do casamento, dentre os povos das mais variadas culturas e posições sociais. O atual Código Civil brasileiro, no capítulo alusivo ao Direito de Família, aboliu cláusula contida no código anterior, que estabelecia sanção com a nulidade do casamento civil, em caso do cônjuge casar com mulher já deflorada, sem o seu conhecimento, no prazo de seis meses. O lacre de segurança feminino (hímen), no ser humano, é uma peculiaridade da criação divina, diante dos outros seres. De tal modo, que o seu valor foi difundido ao longo do tempo pela Igreja Católica Apostólica Romana, em que a noiva, demonstrando sua pureza, subia ao altar de véu e grinalda. Essa antiga herança herdada e transmitida de gerações para gerações, ainda se perpetua, com raríssimas exceções.

No nosso sertão cearense, até meados do século passado, não existia aventuras de amor romanesco. Sertão só conhecia “causos de amor”, para vingar brios feridos ou lavar no sangue a honra ofendida. O sertão do padre Antonio Vieira (Eu e os Outros – 1987 – Imprensa Oficial do Ceará), só conhecia aventuras de cabras machos. “Consta que um agregado anônimo se dirigiu ao seu patrão e disse:
- Patrão, eu lhe vim dizer que seu fio ofendeu Zefinha, minha fia.
- Besteira Severino, que honra de moça pobre é como dente, quando não cai, a gente arranca. Dias depois, a família do agregado arribou e após um mês, o agregado exibia na ponta do seu punhal, como um troféu para todo mundo ver, o símbolo da masculinidade do filho do ex-patrão. Era esta a linguagem que aquele nosso sertão sabia falar, porque morrer seria menos cruel que ser desmoralizado”.
 
O atual conceito de virgindade é muito relativo. A mulher pratica atos sexuais não necessariamente a partir do rompimento do hímen, mas com sexo anal, sexo oral e outras modalidades, reveladas somente às quatro paredes. Até sexo cibernético já é possível. 
As duas referências, a primeira autoral e a segunda, do cearense de Várzea Alegre, sacerdote, cômico, político (ex-deputado Federal cassado), formado em Direito, Filosofia, Ciências, Letras, Jornalismo, Economia, escritor Padre Antonio Vieira, falecido em 2002 aos 92 anos de idade, servem muito bem para ilustrar um fato um tanto quanto inusitado, contado comicamente pelo nosso querido radialista Prudêncio Maranhense, no seu programa matutino transmitido pela Marques FM de Massapê, cuja audiência é incontestável e absoluta, no horário. Consta que na década de cinqüenta, o então garoto Prudêncio, que enterrou o cordão umbilical e perdeu sua dentição de leite no estado do Maranhão, daí o cognome Prudêncio Maranhense, ouviu, dos mais idosos, uma história de certa forma cômica, entretanto, trágica.

Ocorreu que, naquela região paradisíaca dos lençóis maranhenses, os habitantes ribeirinhos para se deslocarem de uma comunidade à outra, ou até mesmo ao centro urbano mais próximo, usavam como meio de transporte, canoas a remo, quando não, as voadoras – espécie de barco motorizado, com capacidade para no máximo dez passageiros, sem teto e que desenvolve alta velocidade. Parte daquele paraíso natural é composta de mangues e, quando a maré sobe, dificulta o percurso, de modo que, nos leitos estreitos, a embarcação é obrigada passar por debaixo das árvores aquáticas, comprometendo, de certa forma, a segurança dos incautos passageiros.

Em certa travessia, Dona Chiquinha, uma octogenária dentre os passageiros, deveras, esperta até por demais, apesar da idade, era marinheira de primeira viajem, que, obviamente, foi alertada pelo piloto, para se agachar, abaixando a cabeça, no sentido de se livrar dos paus à sua frente, ante ao seu sobreaviso. Indagada pelo piloto, se tinha netos, a mulher foi taxativa: - “Nem netos, muito menos filhos. Sou virgem e morrerei virgem. Isto aqui meu amigo, só a terra há de comer” – dirigindo sua mão para a região “genitaliana”. Não demorou dez minutos daquela que seria uma viajem tranquila, o precavido piloto, mais conhecido por Mestre Zé do Mangue Fundo, que acumulava vasta experiência ao longo do seu ofício, gritou: - Dona Chiquinha, olha o pau!!! Dona Chiquinha, que estava acomodada bem à vontade, não pensou duas vezes. Ao invés de curvar a cabeça, a devota de castidade fechou as pernas. Pena que o seu último desejo não foi realizado, em parte, isto porque, não lhe comeu, a terra; mas, as piranhas famintas das límpidas e transparentes águas dos lençóis maranhenses, haja vista, que seu corpo virgem jamais foi encontrado naquela redondeza.   
Do livro: Crônicas Alegres & Algo Mais – pág. 441. Autor: Ferreirinha de Massapê.

21 de abril de 2013

RECEITAS CASEIRAS PARA BRANQUEAR OS DENTES

A primeira impressão é a que fica. O sorriso sem dúvida é nosso cartão de visita e dentes amarelados – seja por motivos genéticos, pelo cigarro ou café -  rompem com toda e qualquer tentativa de passar uma imagem positiva.

Existem atualmente diversos tratamentos odontológicos para clareamento dos dentes, mas também podemos optar por alguma receita caseira para branquear nosso sorriso e diminuir o problema.

Uma das dicas para melhorar o aspecto dos dentes é lavá-los uma vez por semana com uma mistura feita de água e uma colher de bicarbonato. Fazer bochechos com água tíbia com limão e escovar os dentes três vezes, com esta fórmula, por semana também dão excelentes resultados. 

A casca de laranja também é ótima; esfregue com sua parte branca interna. Esfregar folhas de salva frescas nos dentes também nos dá um resultado imediato. Secar as folhas de salva no forno e transformá-las em pó que poderá ser um ótimo creme dental.

Outras dicas para ter os dentes mais brancos: evite o açúcar, elimine da dieta alimentos muito ácidos e consuma muitos cereais, frutas e verduras.
Fonte: En Plenitud

A POLÍTICA É MESMO DINÂMICA, COMO DIZIA GONZAGA MOTA

Foto Armando Costa
Coroado com muita chuva e discursos de união, aconteceu ontem (20) o primeiro comício na Praça Central de Meruoca/CE, a 275 km de Fortaleza, com a presença da maior liderança política do Estado, o governador Cid Gomes que, por sinal, reuniu oposição e situação em prol da candidatura Aristitides Gomes do PT. Estavam lado a lado, o ex-prefeito de Meruoca João Coutinho, eleito pela vontade popular nas últimas eleições municipais de 2012, enquanto à sua direita estava a Hérica, candidata derrotada em outubro do ano passado.

Como já expressei aqui no blog Massapê Indo e Voltando, na política acontece de tudo, até o que não se espera e pensa. Assim, Meruoca está vivendo esse jargão. Como dizia o ex-governador Gonzga Mota, a política é dinâmica. O governador Cid Gomes tem suas peculiaridades em torno das decisões políticas. Ele consegue unir forças oponentes como ocorreu na sua eleição ao governo do Estado e, agora, faz a mesma coisa no municipio de Meruoca, onde todos estão juntos e misturados com o ideal de alavancar o desenvolvimento da cidade, cujo município irá receber cerca de 22 milhões de reais em investimentos para o seu progresso.

20 de abril de 2013

EM DEFESA DA VIDA, TÃO BOA DE SER VIVIDA

O Ministério das Cidades em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgãos vinculados ao governo federal,  estão divulgando uma campanha importante com informações sobre o trânsito e ações para diminuir os acidente de motos em todo o Brasil.

Preocupado com o grande número de acidentes envolvendo motos em Massapê e, sobretudo, em nossa Região Noroeste do Ceará, devido ao excesso de velocidade e consumo de bebida alcoólica, o blog Massapê Indo e Voltando faz também um apelo à nossa juventude. Se estiver pilotando sua moto tenha bastante atenção. Dirija por si, e tenha cuidado com a segurança do outro e, se for viajar, não beba.

O Brasil está definitivamente vivendo uma epidemia de acidentes de trânsito e o aumento dos atendimentos envolvendo motociclistas é a prova cabal disso. Sempre aos finais de semana vidas são ceifadas. E os dados apontam, principalmente em Massapê, que os jovens são as principais vítimas.

Seguindo as estatísticas, a maioria dos acidentes acontecidos em Massapê, assim como no país afora, está entre a faixa etária de 18 a 29 anos. Além disso, as vítimas são predominantemente homens, para não fugir da regra.

Então, veja o principal e verdadeiro sentido de três das quatro imagens mostradas, sobre as quais você tem que analisar e refletir.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial