QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



16 de novembro de 2013

SÍNDROME RARA FAZ MULHER NASCER SEM VAGINA E ÚTERO

Médicos britânicos identificaram na paciente Jacqui Beck, 17 anos (foto), uma síndrome rara, que a fez nascer sem vagina e útero. A jovem, porém, tem ovários, e a aparência externa do órgão genital é normal. A descoberta foi feita quando ela, numa consulta rotineira, comentou que ainda não tinha menstruado e foi encaminhada para uma ginecologista.

A síndrome foi batizada de MRKH (sigla para Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser). No lugar em que deveria haver o canal vaginal, existe uma pequena cavidade. Jacqui contou ter se sentido “como uma aberração” ao receber o diagnóstico. “Eu nunca tinha me considerado diferente de outras mulheres e a notícia foi tão chocante que eu não podia acreditar no que estava ouvindo”, diz.

A médica explicou para Jacqui que ela nunca poderá ficar grávida e que talvez tenha de passar por uma cirurgia, antes de iniciar a vida sexual. “Saí do consultório chorando. Eu nunca saberia como seria dar à luz, estar grávida...”

A moça contou à imprensa britânica que descobriu o problema “por acaso”, quando foi a um clínico geral por estar com dores no pescoço. Durante a consulta, mencionou que ainda não havia menstruado. Ele pediu alguns exames e encaminhou a paciente para uma ginecologista.

Jacqui agora é atendida num hospital em Londres, onde passa por um tratamento que busca estender seu canal vaginal por meio de dilatadores. Se o método não funcionar, ela terá de passar por uma cirurgia. A jovem quer tornar sua condição conhecida para que outras garotas que passarem pelo problema não sofram tanto quanto ela. Recentemente, publicou um texto sobre o assunto em sua conta do Facebook. (O Dia)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário