Sexta,15 de dezembro 2017: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado

23 de junho de 2013

ZEZINHO ALBUQUERQUE PEDE APOIO DOS DEPUTADOS

O deputado José Albuquerque (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, comprou a briga e colocou o bonde nas ruas. Única proposta dele quando de sua posse como gestor do Legislativo do Estado, a celeridade para a vinda da Refinaria Premium II tem mobilizado o seu mandato nos primeiros meses desse ano. No entanto, nem todos os parlamentares da Casa estão acreditando na vinda do equipamento nem se empenhado na luta do pessebista.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, Albuquerque lamentou que alguns de seus pares tenham evitado uma maior participação nessa batalha, mas garante que, quando eles perceberem que tais atividades darão resultados, participarão com maior vontade do processo de cobrança junto ao Governo Federal para que o empreendimento se torne uma realidade.

"Não tenha dúvida que em tudo o que a população se envolve tem sucesso. Estamos fazendo esse debate no Interior e vamos fazer um grande debate também aqui na Capital. E isso vale a pena, porque o PIB do Ceará crescerá quase 50%. São muitos empregos, fora as indústrias que virão para o Ceará", afirmou.

José Albuquerque ressaltou ainda que a Transnordestina e a Transposição do Rio São Francisco são outros pontos que também devem ser levantados pela Casa. O projeto idealizado por ele para trazer a Refinaria ao Ceará constitui-se em mobilizar as populações de alguns municípios para que possam conhecer o empreendimento. A ideia era terminar as visitas até julho, mas, devido aos feriados e à Copa das Confederações, a proposta é que as viagens durem até agosto.

Apesar de muitos dos municípios visitados não terem qualquer vínculo com a construção da Refinaria, visto que ela será construída na Região Metropolitana de Fortaleza, José Albuquerque acredita que os prefeitos, vereadores e a sociedade civil organizada do Ceará devem ficar consciente das atividades que serão realizadas pela Refinaria Premium II.

Agenda

O ápice desse movimento, explica, é uma agenda na Capital que deverá contar com a presença de deputados federais e senadores, além de prefeitos, do governador do Estado, Cid Gomes, da presidente da Petrobras, Graça Foster, e do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão. José Albuquerque afirma que o fato de alguns parlamentares não estarem participando do movimento é algo normal dentro da dinâmica do Legislativo.

"Quando o (ex-governador) Ciro Gomes disse que iria fazer o canal do trabalhador em 90 dias, as pessoas não acreditavam. Mas o terreno da Refinaria já foi entregue. O Ceará pagou o terreno e fez sua parte. A Assembleia vai fazer a dela", ressaltou.

Além desse projeto, o deputado afirmou que grandes discussões foram feitas nos primeiros meses de sua gestão, como audiências públicas, debates com setores do Estado, além de debate sobre a Copa do Mundo e a seca no Nordeste. "O mais importante é a presença dos secretários do Governo a cada 15 dias. Isso era uma reclamação constante dos deputados e agora estamos cumprindo esse diálogo com os gestores do Estado", aponta Albuquerque.

Alguns reclames dos deputados, como o horário de chegada para registro de presenças e a queda de sessões às sextas-feiras, não afetarão o andamento das sessões. Parlamentares haviam sugerido mudanças no Regimento Interno, mas José Albuquerque foi taxativo: "As sessões são históricas e acontecem de terça-feira à sexta-feira. Se não tem deputado, não tem sessão", pontuou o presidente.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário