Quinta, 17 de Agosto 2017: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado

10 de março de 2013

POR E-MAIL WILSON ALVES DE ARAÚJO, VITÓRIA DA CONQUISTA, BA

O blog Massapê Indo e Voltando traz à tona este assunto aos seus leitores, seguidores e colaboradores, principalmente para serventia de pesquisa aos professores e estudantes de Massapê, do Ceará, do Brasil e mundo afora: OS 12 PAISES RECORDISTAS, recebido pelo internauta WILSON ALVES DE ARAÚJO, VITÓRIA DA CONQUISTA, BA

Você sabe qual é o país mais rico do mundo? E o mais quente? Com maior população feminina? Com mais jovens?
Essas e outras curiosidades são abordadas neste artigo publicado pela revista “Mundo Estranho” em sua edição de maio de 2005. Confira:


·                     O MAIS RICO – LUXEMBURGO: Os afortunados habitantes fazem jus à herança aristocrática do país, cujo nome oficial é Grão-Ducano de Luxemburgo. A renda anual per capitã dos luxemburgueses é de 43.940 dólares, segundo dados da ONU de 2003.

·  O MAIS POBRE – ETIÓPIA: A Etiópia está na lanterna quando o assunto é riqueza. A renda anual per capitã é de apenas 90 dólares, quase 500 vezes menos que a de Luxemburgo. Só para comparar, cada brasileiro ganha em média, 3.330 dólares por ano.

·                     O MAIS QUENTE – LÍBIA: Ao lado do Egito e com parte do seu território coberto por desertos (do Saara e da Líbia), esse país já registrou a temperatura mais alta do mundo: 58 ºC, em setembro de 1992, na cidade de El Azizia.

·       O MAIS FRIO – RÚSSIA: A cidade de Oymyakon, na Sibéria, é forte candidata a sorveteria humana. Lá os termômetros costumam bater em -50 ºC durante o inverno. Oymyakon só perde para a Antártida, que já marcou -89,2 ºC, mas não é um país.

·                     COM MAIOR POPULAÇÃO FEMININA – LETÔNIA: Se você quer descolar uma companhia do sexo frágil, experimente passar as próximas férias nesse país, que tem 1,2 milhão de mulheres e 1 milhão de homens – uma relação 1,2 para 1.

·                     COM MAIOR POPULAÇÃO MASCULINA – EMIRADOS ÁRABES UNIDOS: As 804 mil mulheres dos Emirados Árabes podem escolher entre 1,6 milhão de homens do país. A proporção de 2 homens por mulher é a mais alta do mundo.

·                     COM MAIS JOVENS – IÊMEN: Nesse pequeno país do Oriente Médio, metade da população tem até 15 anos de idade. Essa também é a média de idade do país, que tem mais de 7,3 milhões de crianças e adolescentes.

·                     COM MAIS IDOSOS – JAPÃO: A população japonesa tem, em média, 41 anos – 15 a mais que a média mundial, de 26 anos. Quase 30 milhões de japoneses têm mais de 60 anos. E a expectativa de vida feminina chega aos 85,2 anos.

·                     O MENOS POVOADO – MONGÓLIA: Se você percorrer uma área de um quilômetro quadrado na Mongólia, com sorte encontrará duas pessoas. No país, a densidade demográfica é de apenas 1,5 habitante por km2. Ninguém tem problemas com os vizinhos por lá.

·                     O MAIS POVOADO – CINGAPURA- Todo mundo sabe que a China é o país mais populoso do mundo, com mais de 1,2 bilhão de habitantes. Mas o mais povoado, com mais gente espremida no território, é Cingapura, com 6.107 seres humanos por km2.

·                     O MAIS ANTIGO – CHINA: O país já era unido em 221 a.C. Mas antes disso, em 1500 a.C., já havia instituições políticas por lá. O Iraque e o Egito, apesar da trajetória recente como nações independentes, também têm histórias que remontam a 3000 a.C.

·                     O MAIS RECENTE – TIMOR LESTE: Em 1999, após uma guerra civil cruenta, um plebiscito bancado pela ONU deu aos timorenses a tão sonhada independência, reconhecida oficialmente em 2002. O país havia sido anexada pela Indonésia em 1975. 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário