Segunda, 16 de Outubro 2017: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado

22 de março de 2013

EM PARCERIAS, ESCOLA PROFISSIONAL DE MASSAPÊ (CE) RECEBE MINIBIBLIOTECA DA EMBRAPA

Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), instituição pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alunos do 1º e 2º anos do curso do Agronegócio da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Neilyta Albuquerque, em Massapê (CE), receberam uma minibiblioteca com 244 publicações da Embrapa, entre livros, cartilhas, CDs e DVDs. A entrega do material aconteceu em solenidade nesta quinta-feira (21).

E, na oportunidade, o evento contou com as presenças marcantes do chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), Evandro Holanda Júnior, do chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Unidade, Selmo Fernandes, da diretora da Escola Profissional, Daniela Vasconcelos,do Superintendente  da 6º CREDE de Sobral, Ronaldo Martins; Representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Massapê, Sra. Vera Lúcia Nascimento; Chefe de Gabinete, Mazim Lira, representando o Sr. Prefeito de Massapê, Antonio José Albuquerque; Secretário de Agricultura, José Maria Gomes; Professor e Técnico em Agronegócio, Márcio Araújo; Radialista Juarez Câmara, professor e blogueiro Aldênis Fernandes, além de educadores da escola, pais e demais segmentos da sociedade massapeense.

O Projeto de Minibibliotecas da Embrapa é um acervo de informações importantes, compatíveis com a realidade agrícola e agrária brasileira, no sentido de apoiar o processo de educação formal e informal de jovens, bem como, possibilitar às famílas, aos pequenos agricultores e à juventude do campo, o acesso à informação e às tenologias geradas e/ou adaptadas pela Embrapa e por outras instituições de pesquisa. Entre os conteúdos abordados, destacam-se temas como preservação e educação ambiental, cidadania, cooperativismo, cultivo de hortas e quintais, produção de alimentos de qualidade, manejo do solo e da água, ou como iniciar uma pequena agroindústria de alimentos, entre outros.

A minibiblioteca contempla publicações voltadas para jovens de escolas rurais, com títulos sobre agricultura familiar, preservação ambiental, criação de animais, entre outras temáticas. Para o professor Márcio Alves, coordenador do curso de Técnico em Agronegócio, os novos títulos atenderão a demandas por assuntos que ainda não eram contemplados pelo atual acervo da escola. “Os estudantes terão oportunidade de visualizar conteúdos, facilitando o caminho entre teoria e prática. Poderemos também dinamizar mais as aulas, incentivando a pesquisa na biblioteca”, frisou Márcio Araújo, professor do curso Técnico de Agronegócio.

Já o estudante do 2º ano do curso de Técnico em Agronegócio, Francisco Jailson Monteiro Souza, afirmou que as publicações darão novas oportunidades para que os estudantes ampliem seus conhecimentos sobre produção e segurança alimentar. “A Embrapa é uma empresa de importância muito grande, diferenciada, e suas informações nos ajudarão a sermos profissionais diferenciados”, disse.

O chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Evandro Holanda Júnior, afirmou que a implantação da minibiblioteca representa mais um esforço da empresa em disseminar conhecimentos. Ele propôs, também, um “desafio” aos alunos: “As informações estão lá nas publicações, mas reflitam o que vocês querem produzir a partir delas. Elas não devem servir só para as provas do curso, mas para algo mais. Cada um de vocês pode ser parte de uma transformação”, afirmou.

A Escola Profissional de Massapê, representada pela sua diretora Daniela Viana Vasconcelos, fez a abertura do evento dando boas-vindas aos presentes e convidados e, ao final, agradeceu a todos os envolvidos neste Projeto tão importante, cujas informações e atividades vão nortear ao processo de conhecimento e capacitação dos alunos na diversidade do Agronegócio.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário