Terça, 19 de Setembro 2017: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado

31 de maio de 2012

POLÍCIA FEDERAL PARTICIPA DE MEGA OPERAÇÃO EM SANTANA DO ACARAÚ

Uma Mega Operação, contra crimes envolvendo compras de veículos, está sendo deflagrada, na manhã desta quinta (31) em Santana do Acaraú (Zona Norte). A Operação têm a participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Policia Militar e Polícia Civil, que em companhia de representantes de Financeiras, estão fazendo buscas e apreensões.
Com informações do blog Sobral de Prima

MAIS PERTO DO QUE NUNCA

A um mês da oficialização das candidaturas aos cargos majoritário e proporcional, às eleições de outubro, os partidos políticos ainda não definiram seus pré-candidatos à prefeitura de Massapê.

Hoje, o nome mais cotado para encabeçar a chapa majoritária do PSB é o nome de Antonio José Albuquerque, filho do deputado Zezinho Albuquerque e sobrinho do ex-prefeito de Massapê Jacques Albuquerque. Por outro lado, o nome do pré-candidato do PSDB, ao que se comenta, deverá ser o vice-prefeito Jilson Canuto.

Os leitores do blog Massapê Indo e Voltando são conhecedores da publicação da matéria, aqui em nosso portal, com o título: AINDA INDEFINIDOS, PV E PDT DEVEM LANÇAR PRÉ-CANDIDATOS À PREFEITURA DE MASSAPÊ NAS ELEIÇÕES DESTE ANO, na qual o sr. Manoel Arnoud Peixoto (Bael), afirmou a este blogueiro que o nome do pré-candidato PV/PDT sairia até o final de março. Já se passaram três meses e o nome do provável pré-candidato não surgiu. Tentamos manter contato telefônico com o presidente do PDT para falar sobre o assunto, infelizmente o telefone do Bael estava desligado.

Assim, entramos em contato com o sr. Adrian Márcio, vice-presidente do PV, através de ligação telefônica realizada ontem(30). Segundo ele, os dirigentes partidários vão se reunir, em breve, para estudar a formação da chapa a ser definida até a data-limite das convenções. Revelou, ainda, ao blog que o partido ao qual pertence jamais fará coligação com PSDB e PSB. 

Os demais partidos de menores  expressões políticas, exceção do PT e PC do B, estão à espera da definição do PSB e PSDB para definirem os rumos que deverão seguir no processo sucessório mais comentado nos últimos 20 anos.

Enquanto o impasse não é resolvido, o nosso blog aguarda o retumbante movimento político-partidário da cidade de Massapê, pois até o dia 30 de junto as coisas podem ficar como estão ou podem dar uma guinada de 360º.  Para fazermos uma avaliação mais focada ao assunto, aguardaremos o prazo estabelecido pela justiça eleitoral aos partidos políticos.

30 de maio de 2012

EEEP FRANCISCA NEILYTA CARNEIRO ALBUQUERQUE PARTICIPA DO DIA DO DESAFIO


Com o propósito de participar das atividades físicas, importantes na preservação da saúde, ao Dia do Desafio, a EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque reuniu,  nesta manhã, no pátio da escola, 100% de seus funcionários, incluindo os alunos, para praticarem exercícios físicos.

Profº Madruga ao lado da Diretora Daniela Vasconcelos
Sob a responsabilidade do professor de Educação Física da Escola Profissionalizante, João Gilberto Jardim Madruga, os participantes realizaram 15 minutos de atividades e movimentos corpóreos. Em conversa com o blog Massapê Indo e Voltando, o educador falou do valor de adicionar em nossa rotina hábitos saudáveis, indispensáveis à saúde. ”Ressaltamos a importância da atividade física para melhorar a qualidade de vida. O Dia do Desafio é importantíssimo para incentivar novos adeptos para essa movimentação corporal, envolvendo vários países participantes e diferenças culturas. Além de movimentar toda uma comunidade, a ideia é sair da rotina ao incorporar essas atividades para nossa vida diária, seja lá em qualquer ambiente”, concluiu.

O dia do desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (ITAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

No Brasil o Dia do Desafio teve início em 1995, e foi organizado pela SESC São Paulo que, desde o ano 2000, com o apoio das unidades regionais, vem coordenando o evento em todo o Continente Americano. Anualmente, o Dia do Desafio ocorre concomitantemente em vários países, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Para quem não sabe, a cidade de Massapê está concorrendo com a cidade de Regla, em Cuba.

GOVERNADOR CID GOMES GARANTE MEIA PASSAGEM A ESTUDANTES EM TODO O CEARÁ


No intuito de beneficiar a classe estudantil cearense, um decreto do governador Cid Gomes, publicado no Diário Oficial do dia 28, amplia os benefícios da garantia de meia passagem aos estudantes de ensino fundamental, médio e universitário em todos os municípios das macrorregiões do estado do Ceará.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso das atribuições que lhe confere o Art.88, incisos IV e VI, da Constituição Estadual;
CONSIDERANDO o disposto na Lei nº13.706, de 01 de dezembro de 2005, que concede abatimento de 50% (cinquenta por cento) nas passagens de ônibus aos estudantes dos municípios que compõe as macrorregiões e Região Metropolitana de Fortaleza; CONSIDERANDO o Art.1º da Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação;
CONSIDERANDO o Art.37 da Constituição Federal, DECRETA: Art.1º Os estudantes regularmente matrículados nos estabelecimentos de ensino público ou particular do ensino fundamental, médio, superior e tecnológico, situados nos municípios que compõem as macrorregiões do Estado do Ceará, terão acesso irrestrito ao benefício estabelecido pela Lei nº13.706, de 01 de dezembro de 2005. Art.2º Fica denominada Comissão de Credenciamento Permanente – CCP a comissão paritária de que trata o §2º do Art.1º da Lei nº13.706, de 01 de dezembro de 2005, que tem como objetivo credenciar as entidades estudantis representativas dos estudantes secundaristas, entidades estudantis representativas dos estudantes universitários, credenciar as empresas que confeccionam as identidades estudantis e regular todo o processo que efetivará a garantia do direito.

29 de maio de 2012

RACHADO, PT DE MERUOCA VAI DISCUTIR ELEIÇÃO


O prefeito de Meruoca Fonteles, e o ex-prefeito João Coutinho, gestão 2000-2008, disputam a indicação de candidato à Prefeitura na serra da Meruoca. Sem consenso político entre criador e criatura, eles partem para as prévias a serem realizadas no próximo domingo dia 03.

Conforme conversas mantidas com amigos e familiares que residem em Meruoca, o atual prefeito sairá enfraquecido e dará margem a pré-candidatura oficial de João Coutinho, que tem a maioria no diretório petista, além de ter muito carisma entre os meruoquenses.

Na política é assim mesmo. Quando chega o momento do “pega pra capar” a expressão suavização de ideias – eufemismo – perde o sentido e “quem for podre é que se quebre”.

Por ser o municipio escolhido por Deus para nascer, eu espero que os meruoquenses, uns preferem meruocanos, tenham o senso político de escolher aquele que melhor possa representá-los durante os próximos quatro anos.

Para isso, o mais importante é conhecer suas propostas e história. E quando digo história, não digo só história política, porque nem sempre o melhor candidato é o político mais experiente. Muitas vezes o melhor candidato é aquele que nunca foi eleito, mas tem ideias fortes e mostra em sua história pessoal um caminho de retidão e coerência.

AGRADECIMENTOS

O blog Massapê Indo e Voltando recebeu e-mail do Sindicato dos Mototaxistas de Massapê, no qual a categoria agradece à diretora da Escola Profissional de Massapê, a senhora Daniela Vasconcelos. Ei-lo na íntegra: 
O Sindicato dos Mototaxistas deMassapê, através de seu Presidente, o Sr. Karol de Oliveira, e demais componentes vimos através do blog do Sr. Aldênis Fernandes agradecer a senhora diretora da EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque, por nos ceder uma sala aconchegante e climatizada na conceituada Escola a fim de realizarmos o Curso de Reciclagem de Mototáxista, no período de 21/05 – 25/05/2012, de18 às 22h.
Gratos! Estaremos sempre à disposição desta Escola Profissional de Ensino.
Sindicatos dos Mototaxistas de Massapê
   

28 de maio de 2012

AÇÃO DO MP PEDE ATERRO SANITÁRIO EM MASSAPÊ


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPE) ajuizou uma ação civil pública junto à comarca de Massapê contra a administração municipal, de responsabilidade do prefeito João pontes (PSDB), por conta das irregularidades verificadas no depósito de resíduos sólidos da cidade, o lixão.

Dentre outras coisas, o MP solicita que o Município seja condenado a elaborar um plano de gerenciamento integrado dos resíduos de acordo com o que manda a lei estadual Nº13.103, de 2001, num prazo de 30 dias, e a construir um aterro sanitário devidamente legalizado.

“A irregular descarga de lixo a céu aberto, sem as necessárias medidas de proteção, causam grande desconforto e acarretam inúmeros malefícios à saúde dos moradores da região, em consequência do mau cheiro e da proliferação de moscas, roedores, baratas e outros vetores”, explica a promotora de Justiça Kamyla Ferraz Brito. 
Com informações do  pgj/ce

AUMENTO DO NÚMERO VEREADORES: ALGUNS MUNICÍPIOS TÊM ATÉ 30 DE JUNHO PARA REGULAMENTAÇÃO DE VAGAS


Segundo informações colhidas pelo jornal O Globo, as eleições municipais deste ano vão abrir 3.672 novas vagas de vereadores, inchando ainda mais a estrutura das câmaras municipais de 1.083 municípios. O total de cadeiras nos legislativos municipais chega hoje a 51.748. O crescimento será de 7,1%.

Em balanço inédito, a Confederação Nacional dos Municípios mostra que o número de legisladores pode crescer ainda mais porque as cidades têm até 30 de junho para aprovar novas leis que regulamentam a criação de vagas.

A pesquisa não aponta o impacto financeiro, mas a expectativa é que o desembolso será milionário. No Estado do Rio, Teresópolis, que ainda não superou a tragédia das chuvas de 2011, passará de 9 para 21 vereadores.

Especialistas e cientistas políticos dizem que a lei, que estipula o crescimento de vagas por número de habitantes, deve ser reavaliada.

Em Massapê, por exemplo, a Câmara ganhará mais 4 vagas, ou seja, a partir de 2013 serão 13 representantes no legislativo municipal.

COMEÇAM HOJE AS INSCRIÇÕES PARA O ENEM

A partir das 10h de hoje, candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já poderão se inscrever para participar das provas que serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. Em 2011, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições.

A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser efetuado até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição.

Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros.

O edital com todos os detalhes do exame está publicado no Diário Oficial da União.

26 de maio de 2012

POPULAÇÃO DE MASSAPÊ EUFÓRICA COM O ANÚNCIO DAS OBRAS ADQUIRIDAS PELO DEP. ESTADUAL JOSÉ ALBUQUERQUE

Conforme havíamos noticiado em postagem publicada, ontem, aqui no blog Massapê Indo e Voltando, estamos levamos ao conhecimento dos massapeenses, essencialmente aos radicados em outras plagras da nossa federação, que muito em breve começarão as obras de camada asfáltica de Massapê a Salgadinho, como também a ampliação da adutora do abastecimento d’água em nosso Município, compromissos assumidos com a população através do deputado estadual José Albuquerque, 1º secretário da Assembleia Legislativa do Ceará.

Ontem, por exemplo, a alegria e satisfação vieram á tona no rosto de todos os massapeenses quando foram informados dessas duas importanates obras. Tanto é assim, que por volta das 19h desta sexta (25), a comunidade do Salgadinho reuniu-se em um local aprazível para comemorar o benefício conquistado, e agradecer ao governador Cid Gomes, ao Zezinho e ao seu filho Antonio José Albuquerque.

Sem sombra de dúvidas, a contemplação das significativas obras beneficiará diretamente a população de Massape. A ampliação do abastecimento d’água acabará de vez o sofrimento do povo nos contínuos rompimentos de canos, o que faltava o precioso líquido nas residências; enquanto a obra da camada asfáltica vai beneficiar diretamente moradores da sede e dos distritos adjacentes à localidade de Salgadinho, cujo empreendimento representará um grande avanço em termos de urbanização e qualidade de vida, principalmente na circulação de veículos com rapidez e segurança.

25 de maio de 2012

AGUARDEM O QUE VEM POR AÍ

Ainda hoje, os massapeenses vão tomar conhecimento sobre o anúncio de duas importantes obras do Governo do Estado do Ceará, fundamentais para melhorar a qualidade de vida da nossa população. 

Ao serem informados, os moradores do municipio de Massapê vão demonstrar carinho e agradecimento ao governador Cid Gomes, ao deputado estadual José Albuquerque e seu filho Antonio José, que não mediram esforços para a realização dos dois valiosos benefícios. Aguardem!

24 de maio de 2012

AÇUDE ACARAÚ MIRIM SOFRE COM POUCA CHUVA


Recebemos do leitor do blog Massapê Indo e Voltando, o jovem Victor Sousa, e-mail falando do desperdício d’água no distrito de Ipaguassu-Mirim, o que nos preocupa muito. Além da informação, ele envia-nos uma foto da vista panorâmica do açude construído pelo Dnocs, cujo reservatório abastece nossa cidade e pertence à bacia hidrográfica do Vale do Acaraú, com um volume d’água de 52,0 milhões de m³.
Agradeço-lhe muito pela sua informação, e o nosso blog estará sempre à sua disposição.       

Caro blogueiro
Aldênis Fernandes
Sabemos da dificuldade que temos pela a falta de chuva esse ano na nossa região, porem não podemos esquecer do nosso açude Acarau Mirim, que por sinal abastece toda massapê e as demais localidades, com volume de 52,0 milhões  de armazenamento de água, sempre tivemos a felicidade de todos os anos nosso açude sangrar. Esse ano é diferente já estamos em maio e o açude ainda não sangrou, época que no mesmo período no ano passado já teria sangrado. Pois bem vamos ao que interessa, com o nível de água muito baixo o açude tem um disperdicio de água muito grande, que é a comporta da (Galeria) aberta 24hrs por dia de segunda a domingo, sabemos que atração turística do Mirim é o Balneário mais não vejo necessidade da comportar está aberta durante a semana. Não sei o motivo de tanta água ir a baixo, mais não consigo entender em uma época de pouca chuva nossa aguar desperdiçar  assim, sei que os animais depende dessa água que escorre a baixo mais acho que mesmo assim poderia ser reduzido pelo menos pela a metade.

Victor Sousa   
Ipaguaçú-Mirim 22-05-2012

23 de maio de 2012

ESCOLA EEEP FRANCISCA NEILYTA CARNEIRO ALBUQUERQUE LANÇA O PROJETO VIVÊNCIA LITERÁRIA


Com o propósito de estimular o hábito da leitura e incentivar os alunos a terem contato mais direto com os diversos gêneros textuais da nossa literatura, a EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque de Massapê lançou na manhã de ontem, 22, no auditório da escola, o Projeto Vivência Literária, cujo objetivo visa oportunizá-los a superar dificuldades em leitura, além de desenvolvê-los à criticidade nas questões políticas e sociais.

O Projeto Vivência Literária – uma nova concepção de leitura literária através do incentivo ao prazer em ler e da democratização do livro - conta com o apoio da biblioteca, núcleo gestor, laboratório de línguas e informática, e visa contribuir com atividades complementares, oportunizando aos alunos estruturarem  suas próprias ideias e ampliando a sua visão de mundo.

Os alunos dos cursos profissionalizantes de Agronegócios, Eletromecânica, Mineração e Rede de Computadores, além de apresentarem atividades individuas, vão apresentar seminários, peças teatrais, resenhas, paródias ligadas às obras literárias do romancistas José de Alencar, como O Guarani, O Sertanejo, Lucíola e Senhora.

As apresentações dar-se-ão dia 12, Dia dos Namorandos, nas dependências da Escola Profissional, e contará com a participação de todos os envolvidos.

CUMPRIMENTAMOS AO AMIGO ROBÉRIO JÚNIOR


Em nome do blog Massapê Indo e Voltando, e dos demais massapeenses, registramos o aniversário do senhor Robério Júnior Albuquerque Mendes, respeitável cidadão da nossa cidade.

Filho natural de Massapê, atualmente residindo em Sobral por estar prestando relevantes serviços na área educacional, ele nunca esquece seus amigos e familiares. Tanto é assim, que aos finais de semana vem à sua cidade para cumprimentar e abraçar amigos e familiares.

Robério Júnior é filho de Robério Mendes Carneiro e de dona Teca; casado com a senhora Claudênia Aguiar, competente enfermeira da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, cujo casal tem um filho maravilhoso por nome Róger.

Sem sombra de dúvidas, ele será alvo de muitas homenagens durante o dia de hoje, por todos aqueles que lhe querem e o admiram, pois quem o conhece sabe que ele é um homem calmo, tranquilo e sensato nas suas atitudes, além de possuir milhares de amigos que o respeitam e torcem pelo seu sucesso.

Paz, saúde, felicidades e que Deus te ilumine sempre!

22 de maio de 2012

PARABÉNS À ANA GEORGELE

É motivo de alegria celebrar o dom da vida. Por isso, é com imenso prazer registro, aqui no blog, o aniversário da senhora Ana Georgele, competente diretora da EEFM Wilebaldo Aguiar, conceituada Escola Estadual de ensino do município de Massapê.

Por conta da efeméride, ela recebe, desde as primeiras horas de hoje, carinho, apreço e muitas homenagens de familiares, amigos, essencialmente do corpo docente e discente da escola.

Conforme e-mail chegado ao nosso blog, tomamos conhecimento que a família WA comemorou seu aniversário, com uma missa em Ação de Graça à sua vida, realizada na quadra da escola, às 8h de hoje, como também houve o momento de Celebração Pascal.

Que Deus na sua infinita bondade possa conceder-lhe muita saúde, alegria, felicidades e muitos anos de vida, principalmente paz e harmonia na sua vida familiar e profissional. São os sinceros votos de todos que fazem o blog Massapê Indo e Voltando.

ENCONTRA-SE EM MASSAPÊ O JOVEM ANTONIO JOSÉ ALBUQUERQUE


Desde ontem (21),  encontra-se na cidade de Massapê o jovem Antonio José Albuquerque. Até sexta-feira, ele fará visitas a amigos e correligionários, além de manter contatos com as comunidades massapeenses.

Para estar mais diretamente em contato com o povo, Antonio José fixará residência na fazenda Campo Grande, à distância de 1 km da cidade, às margens do Mumbaba de Baixo,  podendo ser avistada pelos amigos que moram na sede e alguns distritos do município de Massapê.

Sobre os irmãos Albuquerque, Jacques e Zezim, no que concerne às conversações no campo da política local, as definições estão muito bem avançadas e até o final de semana poderemos ter novidades.

Como diz o amigo Jorge Costa,  “Leiam, recortem e a(guardem!”
Obs.: As fotos, acima, são originais do blog Massapê Indo e Voltando

20 de maio de 2012

EM PRIMEIRA MÃO: PSDB DE MASSAPÊ PODERÁ LANÇAR LUIZ PONTES PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE MASSAPÊ

Informações precisas, que merecem credibilidade, chegadas ao blog Massapê Indo e Voltando neste domingo(20), dão conta que o deputado estadual Rogério Aguiar(PSD), teria afirmado enfaticamente em um restaurante no centro da cidade, que o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Massapê deverá ser mesmo  Luiz Pontes.

O deputado também teria afirmado que, além da insatisfação refletida através da rejeição ao nome de Jilson Canuto, em pesquisas, Luiz Pontes estaria sendo ”pressionado” para ser o candidato do partido, principalmente quando eclodiu o nome de Antonio José Albuquerque, filho do deputado estadual Zezinho Albuquerque, como provável pré-candidato da oposição em Massapê.

Ainda, segundo nosso informante, na conversa revelada pelo deputado Rogério Aguiar, o mesmo teria afirmado que em conversa mantida há dias com Luiz Pontes, este teria afirmado que não era pretensão ser candidato a nada nestas eleições municipais, principalmente em 2014, porque teria perdido quase todos os colégios eleitorais com a derrota de Tasso para o Senado, em 2010. Assim, para não sair de vez do cenário político, restaria-lhe consolidar sua pré-candidatura à sucessão municipal, embora a contragosto da família.

Se, de fato, o nome de Luiz Pontes for confirmado  pré-candidato a prefeito de Massapê, como ficará a reputação jornalística do “profeta” Jorge Costa, quando afirmou no seu blog dia 29 de março o seguinte: “Jilsim é o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Massapê“. “(....) Foram alguns meses de espera e estudo para que eu pudesse hoje divulgar que o PSDB, em sua convenção homologará o Dr. Jilson Canuto como candidato em outubro. Conversei muito com os caciques do partido, ouvi muita coisa e depois de tanto ouvir, deu pra chegar a essa conclusão. Leiam, recortem e guardem!

Apesar dos imbróglios, percebe-se que o jogo político começa a se desenhar, embora faltem algumas peças para engrenar de vez a corrida sucessória. Certamente, o disse me disse das dúvidas termine mesmo dia 30 de junho, prazo estabelecido pela justiça eleitoral para os partidos apresentarem os nomes aos cargos, majoritário e proporcional, às eleições de 7 de outubro vindouro. 

19 de maio de 2012

PROMESSA É DÍVIDA: VEJA, COM EXCLUSIVIDADE, O ÁUDIO DA REUNIÃO POLÊMICA COM O DIRETÓRIO DO PP DE MASSAPÊ

Por questões de clareza e objetividade, o blog MASSAPÊ INDO E VOLTANDO mostra apenas 1/3 do áudio da reunião do PP de Massapê, realizada nas dependências do ABBA DA SERRA dia 17, quinta-feira, na qual a maioria do diretório não concorda com a divisão de pensamento adotada, ultimamente, pelo presidente Diego Marques.
Clique em play e ouça o áudio com exclusividade no blog Massapê Indo e Voltando

 
Veja o que diz o secretário geral do PP - o Sr. Gustavo - com apoio total dos demais que formam o diretório, quanto ao assunto em questão:

Também o presidente foi repreendido pela não valorização destes pontos.

Código de Ética

III - Dos Princípios Éticos



Art. 8º. Os filiados devem observância à lei, ao Programa e ao Estatuto do PP, bem como aos seguintes princípios éticos:

I - manter o compromisso fundamental do Partido com a Democracia e a Justiça Social, como princípio primordial e inarredável;

II - lutar pela democratização da sociedade brasileira nos planos político, social, econômico, trabalhista, educacional e sanitário;

III - integrar-se nas lutas da grande massa dos marginalizados e dos assalariados e identificar-se com as reivindicações, dos empresários nacionais, principalmente os médios e pequenos, repudiando que sejam espoliados pelo grande capital;

IV - defender intransigentemente o interesse nacional, concebido com interesse do povo brasileiro, na integridade do território, na autonomia cultural e no desenvolvimento econômico para atender às necessidades da população;
V - impulsionar a unidade das forças populares, vinculando seus movimentos sociais e reivindicatórios à atividade política;
VI - zelar pela existência, pelo prestígio e pela unidade do Partido;

E mais, segundo o Estatuto do PP, Art. 65 Inciso 3º, diz que, incorre na destituição de função em órgão partidário o filiado responsável improbidade  ou má exação no exercício de cargo ou função pública ou partidária ou de conduta pessoal reprovável.

  
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial