QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



20 de abril de 2012

BRASILEIROS DEVEM DIMINUIR O FEIJÃO COM ARROZ, AFIRMA NUTRICIONISTA


O nutricionista francês Pierre Dukan, autor de vários best-sellers sobre dietas, afirmou estar espantado com o excesso de peso dos brasileiros e sugere diminuir o consumo de feijão com arroz.

O feijão com arroz faz bem para a saúde, mas só quando se tem uma atividade física intensa. Mas, mesmo quem não tem problema de peso, deve reduzir o consumo“, disse Dukan, autor do livro “Eu Não Consigo Emagrecer” , traduzido para 14 idiomas. “Para pessoas sedentárias, esses alimentos resultam num acúmulo de calorias“, afirma o nutricionista, que visitou São Paulo no início deste mês. O cientista sugere que as pessoas com problemas de peso precisam evitar esse prato básico da culinária brasileira. O Dr. Dukan – que criou a famosa dieta baseada somente no consumo de proteínas na fase inicial – é autor de cerca de 20 livros e vendeu 9,5 milhões de exemplares em dezenas de países, quase metade na França.

Presença no Brasil
Depois de ter conquistado o público francês há 2 anos, ocupando os dois primeiros lugares da lista de livros mais vendidos, Dukan quer agora reforçar sua presença no Brasil. Em maio, diz ele, será lançado no Brasil um livro de receitas, que acaba de sair na França, e um site com um “treinador de emagrecimento online“, que inclui uma dieta personalizada e acompanhamento diário. Em junho, deverá chegar ao mercado brasileiro a sua linha de produtos alimentícios, como biscoitos, barras de cereais e farelo de aveia, os quais já são vendidos na França.

Críticas
O problema da obesidade de jovens vem aumentando na França, mas o Dr. Dukan diz que no Brasil o fenômeno é mais grave. “Fiquei com a impressão de que os jovens brasileiros comem bastante feijão, arroz, féculas – como a batata – e também consomem mais açúcar do que os jovens franceses“, diz ele. Dukan afirma também ter ficado surpreso com o sobrepeso dos jovens no Brasil, “que parecem mais gordos do que seus pais“. A “dieta Dukan” é seguida por celebridades como a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton e a cantora Jennifer Lopez.

No entanto, o regime tem sido alvo de inúmeras críticas. Especialistas dizem que a dieta pode causar sérios danos à saúde, como aumento do colesterol e problemas cardiovasculares. O regime não é baseado na contagem de calorias e propõe que as pessoas podem comer o quanto quiserem, embora somente os alimentos definidos para cada etapa. Na segunda fase, podem passar a comer também legumes e, na terceira, frutas e pequenas porções de pães e massas integrais. “Minha proposta foi deformada. Mas atingi meu objetivo de chamar a atenção para o problema da obesidade dos jovens na França” – diz Dukan. Um estudo da agência francesa para a Segurança Alimentar afirma que quem faz a dieta de Dukan consome mais do que o dobro da quantidade diária de sal recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Segundo o estudo, esse regime também resulta na carência de vitamina C e de fibras.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário