Quinta,14 de dezembro 2017: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado

30 de abril de 2011

COMO ESTAMOS NO CENSO IBGE


Recentemente,  o  IBGE divulgou o resultado definitivo do Censo Demográfico 2010 e traz a público informações sobre a população para o total do Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação e as grandes mudanças.

Os censos demográficos produzem informações que permitem conhecer a distribuição territorial e as principais características das pessoas e dos domicílios, acompanhar sua evolução ao longo do tempo, e planejar adequadamente o uso sustentável dos recursos, sendo imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimento, sejam eles provenientes da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. Constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos - distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanos - cujas realidades socioeconômicas dependem dos resultados censitários para serem conhecidas.

São apresentados, ainda, os totais da população residente nos 5.565 municípios brasileiros criados e instalados até 1º de agosto de 2010. As análises efetuadas contemplam a dinâmica da população brasileira, com questões relacionadas ao seu crescimento, concentração geográfica, razão de sexo e estrutura etária e por sexo, bem como a relação entre o total da população residente e o total de domicílios ocupados, além das espécies dos domicílios particulares.

Veja abaixo, alguns itens importantes encontrados na pesquisa do Censo. 
* Brasil deixa de ser predominantemente branco
* Brasil tem quase 14 milhões de analfabetos
* 3,9 milhões mais mulheres que homens
* 60 mil casais gay com união estável
*3,5 milhões da casas sem banheiro
*Brasileiros estão vivendo mais sozinhos, àqueles de maior poder aquisitivo

29 de abril de 2011

RESULTADO DA ENQUETE REALIZADA ENTRE OS DIAS 21 E 28 DE ABRIL


A enquete realizada pelo blog Massapê Indo e Voltando, entre os dias 21 e 28 de abril com o título “De quem é a maior culpa pelo grande avanço das drogas na cidade de Massapê”, teve o seguinte resultado:  
Diferente de outras pesquisas, aqui realizadas, pareceu que desta vez não despertou muito interesse por parte dos internautas em responder essa enquete. Apenas 131 pessoas participaram. Mesmo assim, o nosso  muito obrigado!

Em breve, teremos uma outra que deverá despertar e muito o desejo de todos participarem.

SANTUÁRIO N. S. DE FÁTIMA SERÁ REVITALIZADO


Foto do blog: Chico da Santa e Ferrerinha  começam os trabalhos de restauração
Caro amigo Aldênis, quero me reportar sobre as matérias veiculadas em seu blog , a primeira postada dia 17 de fevereiro com o título “Massapê: Imagem de Nossa Senhora de Fátima deteriorada” que, dada a repercussão, culminou com uma segunda matéria postada dia 23 de fevereiro com o título “Apelo aos massapeenses”, bem como, o envio de proposta de orçamento aos gestores municipais consignada por mim e pelo artista plástico Chico da Santa, para restauração da escultura simbolizando a imagem de Nossa Senhora de Fátima localizada no santuário homônimo. O senhor prefeito doutor João Pontes e seu vice doutor Jilson Canuto, sensibilizados com o estado crítico daquele santuário e, atendendo aos anseios da comunidade católica massapeense, tão logo receberam o ofício orçamentário, autorizaram a sua imediata restauração, que será seguida de uma ampla reforma, consistente da parte elétrica que circunda a imagem, transferência da caixa d’água localizada defronte ao santuário, construção de um velário, nova iluminação, jardinagem horizontal na pracinha Nossa Senhora de Fátima, podação dos galhos da árvore viva que agrega a escultura, enfim, promovendo uma verdadeira revitalização daquele espaço. “Eu tinha certeza que o João e o Jilsim iriam fazer alguma coisa” – disse com ar de graça o autor daquela obra sacra, o escultor Chico da Santa (80 anos), ao tomar conhecimento da resposta positiva. Parabéns aos gestores municipais pela decisão oportuna, da mais acertada. Os fieis devotos da santa (massapeenses e de outras plagas), agradecem na certeza de que santo de casa também obra milagre. A princípio, a data prevista para reinauguração do santuário seria 13 de maio de 2011 (sexta-feira), dia internacional alusivo à Nossa Senhora de Fátima, com celebração de missa campal, entretanto, oportunamente será agendada outra data, tendo em vista o curto espaço de tempo para execução da obra que depende da parte burocrática, licitação, etc. Os trabalhos de restauração da imagem foram iniciados dia 26 de abril pelos restauradores Chico da Santa e Ferreirinha.      

CHICO DA SANTA: A ORIGEM DO NOME
Francisco das Chagas Oliveira, nasceu na beira da lagoa da Tapera Alta, distante dez km de Massapê. Francisco para uns, Chico para outros ou simplesmente Xixico para os mais íntimos, assim era identificado até o dia que foi contratado para esculpir a imagem de Nossa Senhora de Fátima pelo então prefeito de Massapê Jacques Albuquerque. E, em maio de 1986 ao participar de uma reunião com os gestores municipais para finalizar o projeto de execução da escultura, Seu Chico, ao adentrar o gabinete do prefeito, foi recepcionado pelo próprio que ao apresentá-lo aos demais presentes disse: - “Lá vem o Chico... Chico... Chico... da Santa”!
Enviado dia 28 de abril por Ferreirinha.

OPINIÃO DO BLOG: Esta matéria chegou a nós, por e-mail, ontem dia 28 pelo senhor Ferreirinha.
O blog sob minha responsabilidade havia encetado uma campanha entre seus leitores, intitulada 'Apelo aos Massapeenses' no dia 23 de fevereiro, como descreve o autor da matéria acima. 
De fato, dois leitores filhos de Massapê, um de Fortaleza e o outro de Manaus, manifestaram-se para ajudar na restauração da santinha, inclusive solicitaram-me o valor do serviço. 
Levamos ao conhecimento do precursor "Chico da Santa" e do Ferrerinha, ambos interessados na revitalização. 
Antes, o Ferreirinha havia enviado um ofício à Prefeitura, solicitando reconstrução da imagem.
O certo é que após nossas postagens e apelos, o municipio deu sinal verde para reforma do Santuário. 
Em nome da comunidade católica de Massapê, manifestamos os nossos parabéns e obrigado ao prefeito João Pontes e o vice Jilsim. 

28 de abril de 2011

AFINAL, DE QUEM É A CULPA?


Foto do blog: Centro de Massapê
O município de Massapê continua fora de controle com o alto índice de infestação da larva do mosquito transmissor da doença. Parece que o vírus está completamente adaptado à cidade.

Fatores como o clima e os longos períodos de chuva favorecem a reprodução do aedes aegypti, motivos pelos quais muitas pessoas estão  preocupadas, doentes, hospitalizadas em Massapê e em Sobral.

Quem está hospitalizado em Sobral é o amigo João Neto, chefe de gabinete da Câmara Municipal, acometido da doença. A notícia foi confirmada pela sua esposa Natália, cuja informação chegou até nós, através de ligação telefônica. Desde o dia 22/04, ele está doente tentando se recuperar no hospital.   

Dificuldades
Apesar do esforço e trabalho dos agentes epidemiológicos, é preciso mais ações concretas por parte da administração de Massapê.

Lamentamos a ausência das autoridades que atuam na área de saúde e do Executivo Municipal que deveriam estar mais presentes para prestarem esclarecimentos ao povo que reclama sistematicamente da falta de especialidades e qualidade no atendimento à população.

Ao fazer uso da palavra na Tribuna da Câmara, o atual secretário de saúde, Hélio Brito, expôs uma série de dificuldades encontradas para o combate à dengue.

A ausência de médicos nos PSFs é uma constante. A ausência das agentes de saúde nas casas das pessoas é muito grande. Quem tem o poder de determinar o que é urgência e emergência quando se busca atendimento médico: o atendente, a enfermeira, o porteiro, o guarda, o secretário ou o prefeito? Afinal, de quem é a culpa?   

É preciso definir isso, senão as pessoas de Massapê vão continuar essa demora no atendimento à saúde e principalmente no atendimento de combate ao mosquito. Não podemos é ficar na inércia de braços cruzados, vendo tanta gente debilitada e doente da dengue em nossa cidade. 

MUNDO TEM 102 HOMENS PARA CADA 100 MULHERES


O mundo tem 102 homens para cada 100 mulheres. O número é resultado de um estudo apresentado ontem(27) pela Organização das Nações Unidas, que mostra que o planeta tem 57 milhões de homens a mais que mulheres.

Segundo o estudo, a maioria dos países do  mundo tem mais mulheres do que homens. No entanto, as pátrias mais populosas contam com muito mais pessoas do sexo masculino do que feminino, o que explica o resultado da contagem.

No Brasil, a cada 97 pessoas do sexo masculino há 100 do feminino, mas os países mais populosos do mundo, como a China e a Índia contam respectivamente com 108 e 107 homens para cada 100 mulheres.

A pesquisa mostra ainda que a maioria das pessoas do sexo masculino estão entre os mais jovens. enquanto as do sexo feminino estão entre as mais velhas.

27 de abril de 2011

RELATORA NO STF MUDA DE OPINIÃO E CONSIDERA QUE VAGA DE SUPLENTE É DA COLIGAÇÃO


A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia(foto) defendeu nesta quarta-feira (27) que a vaga de suplentes para cargos de deputados federais, estaduais, distritais e vereadores deve ficar para as coligações das legendas e não para o partido do candidato.

O entendimento apresentado hoje contraria a decisão anterior dela mesma anunciada em fevereiro deste ano, que garantia lugar para os suplentes Humberto Souto (PPS-MG) e Carlos Victor (PSB-RJ) em substituição aos titulares que saíram dos cargos na Câmara dos Deputados para assumirem cargos no Executivo.

Desta vez, a ministra-relatora dos dois casos (analisados individualmente em fevereiro) argumentou que “as cadeiras vinculam-se à coligação e que são distribuídas em virtude do maior numero de votos”.

“A coligação é uma escolha autônoma do partido. A figura jurídica da coligação assume status de ‘superpartido’ e de uma ‘superlegenda’ que se sobrepõe durante o processo eleitoral aos partidos que a integram", afirmou.

A magistrada salientou que o quociente eleitoral alcançado pela coligação não permite a individualização dos votos aos partidos que a compõem. “Não seria acertado afirmar que os votos dependem de partido A ou B coligado. As cadeiras vinculam-se à coligação, que são distribuídas em virtude do maior numero de votos”, justificou.

Quociente eleitoral é o resultado da soma dos votos válidos (soma de todos os votos menos os nulos e brancos) dividido pelo número de vagas no Parlamento. Com ele, é possível definir os partidos ou coligações que têm direito a ocupar vagas, e quantas, na Câmara dos Deputados, Assembléias Legislativas ou Câmaras de Vereadores.

O STF (Supremo Tribunal Federal) pode colocar, ainda hoje(27), fim à polêmica entre a Câmara dos Deputados e a Suprema Corte sobre se a vaga de suplente deve ficar com o partido ou com a coligação.
Informações Uol Notícias 

CONSELHEIRO TUTELAR FAZ DENÚNCIA AQUI NO BLOG


Foto enviada por e-mail: Gustavo, sua filhinha e esposa. Segundo ele, a imagem sintetiza a união da família massapeense.
No momento em que se faz a maior urgência à concretização de políticas públicas especiais para o bom atendimento à criança, ao adolescente e a comunidade em geral, definidas na própria legislação tutelar, o Conselho Tutelar de Massapê vem passando por momentos contraditórios ao seu Estatuto, os quais levamos ao conhecimento da sociedade massapeense e principalmente aos leitores desse blog.

Ocorre que, passados quase 02 (dois) anos de administração dos atuais conselheiros - escolhidos através do voto direto, secreto e universal dos cidadãos massapeenses - eles vêm sofrendo tipos de incompreensões por parte de segmentos da atual gestão pública, segundo fomos informados por um conselheiro que nos procurou para fazer a denúncia.

A acusação foi feita pelo 1º suplente Luiz Gustavo Gomes Vasconcelos, que obteve 250 votos no processo tutelar, ocorrido em 2009, e atualmente está exercendo a função de titular, após licença-maternidade da conselheira Vandeíza, desde 15 de março/2011, como também preenchendo lacunas referentes férias  de cinco conselheiros.

Segundo o mesmo, algumas irregularidades são perceptíveis e cujos procedimentos são inaceitáveis para um conselheiro que não quer calar diante dos motivos absurdos e desrespeitosos.  

“O espaço dos conselheiros se restringe a 3,50m². O ambiente é muito pequeno e nem podemos nos mexer. E, ainda, falam que o Conselho está tudo bem. Olha, Aldênis, os conselheiros merecem mais respeito e precisamos de um local amplo para a gente atender com dignidade e atenção às solicitações da comunidade. Estamos dividindo espaço com o CREAS e não temos liberdade de trabalho. O veículo destinado às ações dos conselheiros está servindo para o pessoal do CREAS e outras finalidades”, desabafou Luiz Gustavo.

Ele adianta, ainda, que o Conselho Tutelar de Massapê sofre com a exclusão de convites para tratar assuntos relevantes e inerentes às funções do Conselho, razão pela qual procurou  o blog para denunciar o fato. "Somos excluídos de participar de reuniões importantes que tratam das questões sociais, principalmente quando envolve a população no tocante a nossa área de atuação, por que? Para você ter ideia, fui seriamente destratado por funcionárias do Município por buscar os nossos direitos”, revelou o conselheiro. 

Esse tratamento dispensado ao(s) conselheiro(s) por parte de pessoas ligadas ao órgão público municipal bem sintetiza a ideia equivocada que ainda se faz a respeito do Conselho Tutelar. Como se sabe, existem, também, alguns conselheiros inseguros quanto a seus poderes, autonomia e independência funcionais, que acabam, infelizmente, deixando a desejar ao efetivo desempenho de suas atribuições, não raro assumindo uma indesejável postura submissa frente ao Poder Executivo local.

Finalmente, temos que dizer, abertamente, aos responsáveis por órgãos ligados a atual gestão pública de Massapê,  que os conselheiros tutelares embora possam ser enquadrados no conceito de servidores públicos - embora vocês os achem - eles não podem ser equiparados aos funcionários públicos municipais em geral, pois ao contrário destes, não ingressaram no cargo através de concurso público ou por apadrinhamento político.

Sendo assim, os conselheiros não possuem subordinação funcional a outros agentes públicos, nem mesmo ao Prefeito Municipal. Os conselheiros  são escolhidos pela população, conforme citamos anteriormente.

Nesse sentido, é imprescindível dizer que haja respeito e consideração ao conselheiro em destaque e aos outros, se for o caso. A Prefeitura, através de seu gestor, deve dispor de uma boa estrutura funcional para melhor atendimento à criança, ao adolescente e a comunidade em geral. 
    
De uma forma ou outra, é importante a população e os leitores desse blog tomarem conhecimento de determinados acontecimentos que passam neste município, às vezes não divulgados, por falta de consciência crítica ou com medo dos “falsos" poderosos aqui de Massapê.

PARABÉNS AO ANIVERSARIANTE, O EXCELENTÍSSIMO GOVERNADOR CID GOMES


Hoje (27) é o dia do aniversário de Cid Gomes, o maior governador do Ceará de  todos os tempos, completando 47 anos de existência. Ao que fomos informados, o governador teria comunicado aos seus assessores que não queria festa, ele prefere comemorar entre familiares e amigos mais próximos.

Registramos seu natalício, aqui no nosso blog,  em primeira mão, desejando-lhe muita paz, saúde, felicidades, muitos anos de vida e muita sabedoria para dirigir os problemas do estado do Ceará, cujas dificuldades ele sabe muito bem resolvê-las com paciência e decência.

26 de abril de 2011

CASO INUSITADO: JUSTIÇA AUTORIZA MULHER COM DOENÇA RARA A SE MASTURBAR NO TRABALHO


Imagem apenas ilustrativa do Google
Uma mulher que mora na cidade capixaba de Vila Velha (seu nome é preservado) sofre de uma rara enfermidade chamada compulsão orgástica, decorrente de alterações neurais em seu córtex cerebral.

Mergulha a pessoa em constantes profundas crises de ansiedade. Ela procurou tratamento médico após ter de se masturbar, em um único dia, 47 vezes, justamente para alívio dessa ansiedade – trata-se com um coquetel de ansiolíticos – ainda assim tem de se masturbar diariamente cerca de 18 vezes.

Pois bem, a Justiça de Vila Velha (decisão pioneira no Brasil), baseada em pareceres médicos, deu a ela o direito de, se necessário, interromper o seu trabalho (é analista contábil) por 15 minutos, a cada duas horas trabalhadas, para se masturbar em local isolado e adequado.

Também está judicialmente autorizada a utilizar o computador da empresa para acessar quatro imagens eróticas que reduzam seu estado de tensão e angústia.
Notícia da Revista Isto É, com informação do blog Sobral de Prima  

25 de abril de 2011

MASSAPEENSE DR. GEISON LIRA RECEBERÁ TÍTULO DE CIDADÃO SOBRALENSE

Dr. Geison Lira entre os homenageados. Elé é o primeiro da esquerda para direita. Foto cedida hoje(26) pelo blog do amigo Armando Costa.
A Câmara de Vereadores de Sobral realiza, logo mais às 18:00hs, Sessão Solene para homenagear àqueles que, por serviços relevantes, tiveram concorrido de qualquer forma para o engrandecimento do município de Sobral. 

Várias figuras ilustres irão receber as honrarias de Títulos de Cidadãos sobralenses. Entre os agraciados, destaco, com muito prazer, o nome do ilustre Dr. Geison Vasconcelos Lira, nosso amigo e, filho honrado de Massapê.

O autor da Propositura, o excelentíssimo vereador José Vital, reconhece, assim como os demais massapeenses, que o Dr. Geison merece ser homenageado por tudo que tem feito na área da saúde e não mede esforços para contribuir e ajudar as pessoas que o procuram. É sempre solícito, é amigo de todos os momentos.  

Dr. Geison Lira exerce com maestria suas funções na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, auditor da secretaria da Saúde/Ação Social e, ainda, professor da Faculdade de Medicina da UFC, em sua área de atuação.

24 de abril de 2011

PARABÉNS AO EX-PREFEITO JACQUES ALBUQUERQUE


Ontem(23) não foi uma noite qualquer. Ela foi  diferente. Uma noite de abraços, aperto de mãos, encontros, reencontros, congraçamentos, alegrias, festas e pura emoção. Familiares, amigos e os cabeças-de-fita eufóricos estiveram juntos para abraçar o aniversariante  Jacques Albuquerque, líder político predestinado a defender as causas dos massapeenses menos favorecidos da sorte.      

Ao longo processo de sua trajetória na vida pública juntamente com o seu irmão  Zezinho Albuquerque, Kélvya e Antonio José foi de estar lado a lado dos seus amigos e irmãos massapeenses.

Recebeu as homenagens de vários amigos e correligionários, incluindo a presença da deputada federal Gorete Pereira,  seu sobrinho o jovem Antonio José Albuquerque, que também representou o seu pai Zezim, devido a compromissos com o governador Cid Gomes, sua esposa, filhas, genros, vereadores, lideranças comunitárias, lideranças políticas e o povo em geral.

A festa iniciou-se  depois de meia noite, após celebração de páscoa na Igreja Matriz, e continuou com uma acalorada festa no Centro Social Massapeense com muitos fogos de artifícios.

Desde a sua chegada ao portão principal do Clube, maior espetáculo para festas da cidade, as  pessoas o abraçavam, o cumprimentavam e entoavam o seu nome. Em meio à multidão, entre figuras proeminentes da política local,  ele dirigia-se ao palco vagarosamenete, onde se encontravam duas bandas musicais.   

Várias figuras presentes discursaram: Antonio José, Gorete Pereira,  Kélvya Albuquerque, Paulinho do Frigorífico, Carlinhos Albuquerque, Ataíde, Auteri Moura, Robério Júnior, Diego Marques, entre outros.

Ao usar da palavra, Antonio José falou que era muito importante estar ao lado do seu tio e  padrinho. Antes, em meio à multidão, dançou e abraçou os populares.   "Eu vim aqui hoje para abraçar o meu tio, essa grande liderança dos cabeças-de-fita. Estou também representando meu pai que não pode vir  devido estar em companhia do maior governador do Estado do Ceará. Não só eu, mas meu pai, Kélvya e tio Jacques gostamos muito de vocês e vamos fazer de tudo para dar muitas alegrias a essa galera legal de Massapê", concluiu.

Já a deputada federal Gorete Pereira, bastante eufórica,  falou da parceria com Jacques e disse nunca ter faltado ao seu aniversário. "Essa não é uma noite qualquer, tornou-se tradicional comemorar o aniversário do maior líder político de Massapê juntamente com os nossos queridos cabeças-de-fita. Assisti à missa, agora há pouco, com a família de Jacques e em dado instante fui abordada por uma pessoa, perguntando se eu era a deputada do Jacques, então respondi, sim! E ela, ajude a nós acabarmos com esse cativeiro em Massapê.

Através da abordagem dessa senhora e por outros vários motivos é que vamos mudar essa história, colocando na Prefeitura alguém comprometido com as causas populares, alguém comprometido com o povo carente desta terra, e esse alguém é Jacques Albuquerque", disse.

Ao final, agradeceu o apoio à pessoa de  Jacques e os cabeças-de-fita e fez rasgados elogios ao ex-presidente Lula, à presidente Dilma e o ao maior governador do Ceará de todos os tempos.       

Em seu discurso, Jacques agradeceu a Deus e disse estar bastante feliz por algo indescretível em sua vida , em uma noite de um clube literalmente lotado pelos amigos cabeças-de-fita.

“Não sou nada diante dos que afirmam sobre minha liderança. Liderança somos todos nós, que nesse momento compartilhamos esta noite de alegria e muita emoção, obrigado meu Deus! Obrigado pela presença do meu sobrinho Antonio José, do meu irmão José Albuquerque porque não pode estar aqui devido a compromissos com o governador Cid Gomes. Obrigado a nossa deputada Gorete Pereira, minha esposa, minhas filhas, minha netinha, meus genros e a cada um de vocês que tocam o meu coração e enchem de muita alegria” disse.

Referiu-se aos 16 anos dos grandes momentos da comemoração de seu aniversário e disse ser a noite mais importante de sua vida diante da multidão. “ Daqui do palco até a entrada principal do portão só vejo as cabecinhas dos cabeças-de-fita”. A turma foi ao delírio.
  
Ao final, andou alfinetando seus adversários, sem nominá-los. Eu não posso dizer que sou candidato, pois é na convenção partidária desse ano que isso pode acontecer. Posso dizer que sou pré-candidato e, em se confirmando, vamos tirar da prefeitura os corruptos, os que estão aí e não fazem nada pelos massapeenses” frisou.

Ao encerrar sua fala, evocou o salmo bíblico 136 e, citou, emocionadamente,  o nome do inesquecível “Zé Leão”, agradecendo as presenças dos que estavam no palco, dos mais diversos segmentos partidários e, de forma especial, os cabeças-de-fita.




Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial