QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



8 de junho de 2011

IRANIANA QUER QUE HOMEM QUE DEFORMOU SEU ROSTO COM ÁCIDO SEJA CEGADO


A iraniana Ameneh Bahrami luta na Justiça de seu país para que o homem que desfigurou seu rosto com ácido seja cegado, pedindo a aplicação da sharia (lei islâmica).

Ameneh foi atacada por Majid Movahedi, um homem que havia pedido sua mão em casamento e sido rejeitado, em 2004.

Em 2008, Movahedi foi condenado a ser cegado, mas a pena não foi executada.

Organizações de defesa dos direitos humanos protestam contra a sentença, mas Ameneh insiste que seu caso pode servir de exemplo para outros criminosos.

PEDIDO RECUSADO
Em 2004, quando foi atacada, Ameneh tinha 24 anos, e era estudante de engenharia.

"Eu era uma mulher muito bonita. Muitos rapazes -- até professores universitários -- vinham à minha casa pedir minha mão" lembrou ela no programa Outlook, do Serviço Mundial da BBC.

Ameneh diz que não conhecia Movahedi até que a mãe dele ligou para sua família, pedindo sua mão. Quando ela recusou, o rapaz passou a ameaçá-la de morte por telefone. Ela procurou a polícia, que disse não ser possível fazer nada.

"Ele disse:"Eu vou destruir sua vida e fazer algo para que ninguém se case com você", contou Ameneh.

A iraniana conta que foi perseguida por Movahedi um dia após sair do trabalho. Ela diz ter quando o rapaz atirou ácido em seu rosto, ela chegou a pensar que fosse água quente.

"Depois senti uma queimação e percebi que era ácido", contou.

A estudante perdeu a visão no olho esquerdo logo após chegar ao hospital, e, uma semana após o ataque, a do olho direito.

Ela chegou a receber ajuda do governo do então presidente Mohammad Khatami e viajar para Barcelona para um tratamento. Mas com a vitória de Mahmoud Ahmadinejad em 2005, o auxílio financeiro parou de chegar. Sem dinheiro, ela foi levada a um abrigo de mulheres sem teto, onde contraiu uma infecção no seu olho direito, que começava a se recuperar.

VINGANÇA
Ameneh levou o caso à Justiça, pedindo que ele fosse cegado.

"Eu fui ao tribunal e disse: 'Eu quero vingança'. Eles disseram: 'Não podemos fazer isso. Peça um enforcamento, é mais fácil para nós'", contou.

A iraniana esperava que se aplicasse a chamada justiça retributiva -- que considera moralmente aceitável punir o criminoso de forma semelhante ao crime que ele cometeu, mas a aplicação do princípio é rara no país.
Bahrami ganhou a causa em 2008, quando o tribunal sentenciou Movahedi, então com 27 anos, a ser cegado com ácido, cumprir pena na cadeia e pagar uma indenização à mulher.

Segundo ela, a sentença chegou a ser marcada para o dia 14 do último mês de maio, após anos de adiamentos. Mas as autoridades iranianas continuam hesitantes e a pena não foi aplicada.

Organizações de defesa dos direitos humanos pedem que a pena seja anulada.

"Apesar do crime horrível sofrido por Ameneh Bahrami, ser queimado com ácido é uma punição cruel e desumana equivalente à tortura", diz Hassiba Hadj Sahraoui, diretor do programa de Oriente Médio e norte da África da Anistia Internacional.

Movahedi permanece na prisão aguardando o cumprimento de sua pena.

Ameneh conseguiu financiamento de uma organização americana e voltou a Barcelona para passar por cirurgias de reconstrução facial.

Ela diz não ter desistido da retribuição. "Se eu perdoar, não ganho nada. Também não ganho com a perda da visão dele, mas quero que pessoas como Majid saibam que há punição", afirma. 
Com informações da BBC Brasil
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário