QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



31 de maio de 2011

CONSELHEIRO TUTELAR RENUNCIA CARGO E DENUNCIA SUPOSTAS IRREGULARIDADES À PROMOTORIA PÚBLICA

O blog Massapê Indo e Voltando recebe e-mail do Sr. Luiz Gustavo Gomes Vasconcelos, membro do Conselho Tutelar, cujo cidadão renuncia seu cargo de conselheiro  e envia supostas denuncias à Promotoria Pública de Massapê. 

Por sua solicitação, estamos publicando-o na íntegra, inclusive o ofício protocolado entregue no Fórum de Massapê.

Minha primeira experiência no Conselho Tutelar de Massapê era a possibilidade de ver pessoas trabalhando em prol dos direitos da criança e do adolescente, neste meio tempo tenho visto uns que lutam, mas não com tanta certeza, outros que pouco ligam, trabalhando paralelamente em outros cargos públicos, e acham que o nome de Conselheiro lhe fará mais poderoso, na verdade somos eleitos pelos massapeenses, para resguardar os direitos de nossas crianças e adolescentes. Meu pouco tempo era para ser aproveitado o máximo de minhas habilidades, o que eu mais queria era trabalhar por melhores condições no âmbito em que estava desenvolvendo minhas atribuições de Conselheiro, mas levantando algumas lacunas não poderia deixar de falar do CREAS localizado no mesmo prédio de funcionamento, em que na oportunidade falei muitas vezes aos que eram atendidos pelo Conselho: “Não se preocupem, pois temos profissionais que irão lhe dar um bom atendimento” na questão de extensão de encaminhamentos do Conselho.

A vergonha veio logo, na causa de um procedimento fui perguntar como estava o atendimento pelo CREAS a uma criança, uma funcionária logo com tons de arrogância me dirigia palavras que só falava comigo através de relatórios, tudo bem, eu afirmei! Mas só estava lhe fazendo uma pergunta! Não precisava de tanta altivez nas informações. Logo mais, em outro caso, fui abordado com perguntas a qual eu e outro conselheiro acabávamos de chegar de um atendimento em que novamente outra funcionária do CREAS me destratou com tons de arrogância e dizia que se não tomássemos uma atitude logo seriamos taxados de “NEGLIGENTES”, logo perguntei: Mas como? Estamos chegando deste caso neste exato momento e foi constatado que o garoto estava bem, apenas fugiu de nossa presença com medo. Neste momento comecei a ver rivalidades no prédio do Conselho, pessoas más capacitadas colocando em risco o atendimento da população massapeense que buscavam os serviços públicos.

Mas a vontade de fazer algo logo veio a todo vapor, me posicionei junto a Câmara dos Vereadores para relatar algumas necessidades do Conselho Tutelar de Massapê na carência de uma sede própria. Porque fiz isso, o clima no trabalho logo esquentou, tive que tomar decisões mais diretas e verdadeiras, percebi que a equipe do CREAS tentava tramar atitudes contra mim, logo vi que nunca devemos desprezar as mentiras, pois elas são dados importantes, pois através de uma mentira existe um interesse de encobrir alguma coisa a qual essa pessoa não fala, pois têm uma verdade e um interesse, “No estudo Científico a verdade é o alvo a ser encontrado” (Sociologia do Direito–FLF)

Na oportunidade conversei com a secretaria da ação social, o seu posicionamento foi duvidoso, e afirmou: “Que este caso iria ser averiguado e que sua equipe era muito competente”, pois é, mas não parou aí, logo houve uma série de atos inescrupulosos, se eu posso chamar assim, ou sem ética profissional e faltando com tudo, até a moral para com os cidadãos massapeenses, surgiram novas arrogâncias e negligências nos casos por parte do CREAS, desrespeitando até uma cidadã de Massapê em seu ambiente de trabalho. Olha, assim não da!

Alguns Conselheiros se escondendo para não defender as causas e legitimidade de nossas atribuições, eu sozinho como um cego num tiroteio, vendo pessoas ferozes, somente sendo mal tratado, observando mentiras e até muitos Conselheiros planejando a minha saída, sinceramente! Isso não faz parte de minha personalidade, se tantos não querem minha presença, temos que respeitar. Estes profissionais do CREAS são tão bons como falam? Por que tratam as pessoas com arrogância e de forma tão desrespeitosa e farsante?

Sabe, aprendi muita coisa, a principal posso dizer: Se você é um funcionário público “JAMAIS” desrespeite uma pessoa, ou se você é uma autoridade, tenha humildade para com os cidadãos de uma cidade seja qual for. Mas o descontrole emocional, desfecho da moral para com o próximo e mentiras, sinceramente esse não é meu ambiente de trabalho e pessoas que se encontram assim precisam de uma reciclagem o mais rápido possível ou rasguem seus diplomas e títulos.

Finalizo aqui minhas palavras pedindo desculpas aos massapeenses, mas não tenho condição de permanecer neste Órgão do Conselho Tutelar, quem sabe no próximo mandato... Que Jesus o Mestre vos ensine a terem humildade e verdade em seus atos.

 Luiz Gustavo Gomes Vasconcelos



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário: