QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



29 de abril de 2011

SANTUÁRIO N. S. DE FÁTIMA SERÁ REVITALIZADO


Foto do blog: Chico da Santa e Ferrerinha  começam os trabalhos de restauração
Caro amigo Aldênis, quero me reportar sobre as matérias veiculadas em seu blog , a primeira postada dia 17 de fevereiro com o título “Massapê: Imagem de Nossa Senhora de Fátima deteriorada” que, dada a repercussão, culminou com uma segunda matéria postada dia 23 de fevereiro com o título “Apelo aos massapeenses”, bem como, o envio de proposta de orçamento aos gestores municipais consignada por mim e pelo artista plástico Chico da Santa, para restauração da escultura simbolizando a imagem de Nossa Senhora de Fátima localizada no santuário homônimo. O senhor prefeito doutor João Pontes e seu vice doutor Jilson Canuto, sensibilizados com o estado crítico daquele santuário e, atendendo aos anseios da comunidade católica massapeense, tão logo receberam o ofício orçamentário, autorizaram a sua imediata restauração, que será seguida de uma ampla reforma, consistente da parte elétrica que circunda a imagem, transferência da caixa d’água localizada defronte ao santuário, construção de um velário, nova iluminação, jardinagem horizontal na pracinha Nossa Senhora de Fátima, podação dos galhos da árvore viva que agrega a escultura, enfim, promovendo uma verdadeira revitalização daquele espaço. “Eu tinha certeza que o João e o Jilsim iriam fazer alguma coisa” – disse com ar de graça o autor daquela obra sacra, o escultor Chico da Santa (80 anos), ao tomar conhecimento da resposta positiva. Parabéns aos gestores municipais pela decisão oportuna, da mais acertada. Os fieis devotos da santa (massapeenses e de outras plagas), agradecem na certeza de que santo de casa também obra milagre. A princípio, a data prevista para reinauguração do santuário seria 13 de maio de 2011 (sexta-feira), dia internacional alusivo à Nossa Senhora de Fátima, com celebração de missa campal, entretanto, oportunamente será agendada outra data, tendo em vista o curto espaço de tempo para execução da obra que depende da parte burocrática, licitação, etc. Os trabalhos de restauração da imagem foram iniciados dia 26 de abril pelos restauradores Chico da Santa e Ferreirinha.      

CHICO DA SANTA: A ORIGEM DO NOME
Francisco das Chagas Oliveira, nasceu na beira da lagoa da Tapera Alta, distante dez km de Massapê. Francisco para uns, Chico para outros ou simplesmente Xixico para os mais íntimos, assim era identificado até o dia que foi contratado para esculpir a imagem de Nossa Senhora de Fátima pelo então prefeito de Massapê Jacques Albuquerque. E, em maio de 1986 ao participar de uma reunião com os gestores municipais para finalizar o projeto de execução da escultura, Seu Chico, ao adentrar o gabinete do prefeito, foi recepcionado pelo próprio que ao apresentá-lo aos demais presentes disse: - “Lá vem o Chico... Chico... Chico... da Santa”!
Enviado dia 28 de abril por Ferreirinha.

OPINIÃO DO BLOG: Esta matéria chegou a nós, por e-mail, ontem dia 28 pelo senhor Ferreirinha.
O blog sob minha responsabilidade havia encetado uma campanha entre seus leitores, intitulada 'Apelo aos Massapeenses' no dia 23 de fevereiro, como descreve o autor da matéria acima. 
De fato, dois leitores filhos de Massapê, um de Fortaleza e o outro de Manaus, manifestaram-se para ajudar na restauração da santinha, inclusive solicitaram-me o valor do serviço. 
Levamos ao conhecimento do precursor "Chico da Santa" e do Ferrerinha, ambos interessados na revitalização. 
Antes, o Ferreirinha havia enviado um ofício à Prefeitura, solicitando reconstrução da imagem.
O certo é que após nossas postagens e apelos, o municipio deu sinal verde para reforma do Santuário. 
Em nome da comunidade católica de Massapê, manifestamos os nossos parabéns e obrigado ao prefeito João Pontes e o vice Jilsim. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário