QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



13 de abril de 2011

ADEUS, “JOÃO DO CORREIO”


FOTO CEDIDA PELA FAMÍLIA 
É sentimento partilhado pelos massapeenses, o chamamento divino de João Batista Andrade – o João do Correio, aos sessenta e um anos de idade, na manhã de domingo, 09 de abril de 2011.
Funcionário aposentado dos Correios exerceu o ofício de carteiro notadamente nas décadas setenta, oitenta e noventa, daí a origem do nome dado pela vã filosofia popular – João do Correio.
O correio teve sua origem há dois mil anos antes de Cristo no império chinês, onde soldados a cavalo cruzavam o vasto território, levando mensagens aos governantes provinciais. No Brasil também de vastidão continental, o Correio começou a se desenvolver no século XIX, com o Marechal Rondon instalando fios para telégrafo na região amazônica. João Anunciador, João Carteiro, João Arauto, João Notícia, João Emissário, João Pombo-Correio, João da Boa Nova ou simplesmente João do Correio, o que fosse, com toda a sua simpatia, dedicação e presteza, ele não media esforços, para no estrito cumprimento do dever do seu ofício, fazer valer a vontade do remetente, bem como, a ansiedade do destinatário, entregando milhares e milhares de correspondências, com conteúdos mais diversos (tristes e alegres), desde: “saber notícias suas” ao fim de um romance; “enviar notícias minhas” ao paradeiro de um parente desaparecido, ou até mesmo noticiar um adeus. Um triste adeus inesperado que ele, João do Correio, se despede de todos nós. Como que, um pombo-correio que no seu vai-e-vem envia notícias de um pombal ao outro, sempre retornando ao pombal de origem, João do Correio, aqui na terra prenunciou a partida do seu corpo, mas seu espírito há de retornar aos céus para a morada eterna. Adeus, João do Correio.
(* 17/07/1949  + 09/04/2011)
O cronista Ferreirinha.
A crônica acima foi enviada por e-mail pelo nosso amigo e leitor Ferreirinha
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário