QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



27 de março de 2011

EXCLUSIVO: FESTA MARCA O PRÉ-LANÇAMENTO DO PRIMEIRO LIVRO DE DANIEL COUTINHO NA CASA DA CULTURA DE MASSAPÊ


Em noite festiva, aconteceu ontem, sábado(26), o pré-lançamento do primeiro livro intitulado “O Senhor Irineu”, cuja obra romântica é de autoria do jovem massapeense Daniel Coutinho de 19 anos de idade.

O evento contou com a presença de familiares, amigos, ex-gerente do BB, entre outros. A solenidade cultural teve início às 20:00hs, pelo professor e mestre de cerimônia Antonio Soares, diretor da Casa da Cultura, seguido de Neudiane Coutinho que fez uma análise da obra, participação da jovem Kênya incubida de fazer um comentário crítico do livro e, por fim, um resumo sucinto do próprio autor que fez um vínculo com a pessoa do senhor Irineu, ex-gerente do Banco do Brasil de Massapê, a partir da ida e vinda ao banco, na companhia de seu pai e sua irmã Neudiane.

Em seguida, aconteceram muitos abraços, cumprimentos, autógrafos e um lauto coquetel para os convidados.

O blogueiro foi convidado para fazer o registro do pré-lançamento do livro pelo diretor da Casa da Cultura e de dona Neuda Coutinho, genitora do jovem idealista.        

Na verdade, a essência obra é de caráter romântico que trata de diversos temas discorridos pelo autor, e movimenta uma série de personagens de duas épocas principais que, de certa forma, têm suas vidas entrelaçadas. Dividido em 16 capítulos, a obra acompanha duas narrativas principais que possuem uma ligação que pode não ser percebida logo de cara pelo leitor; de maneira a parecer que o autor conta uma história nos capítulos ímpares, diferente da que conta nos capítulos pares.

Logo de início, o leitor depara-se com o conflito sentimental de Fernanda, uma jovem donzela que, tendo acabado de noivar, sente-se atraída por outro homem. Este homem é o doutor Irineu, um simpático médico que, além de corresponder ao amor de Fernanda, especula estratégias que possibilitem a aproximação dos dois, o que resulta no rompimento do noivado de Fernanda.

Ao passo que o leitor acompanha o desenrolar destes acontecimentos que se passam em 1942, o autor avança no tempo e cria uma imagem inteiramente diferente de Irineu que agora é um senhor aposentado que vive sozinho, longe de tudo e de todos. Sempre aborrecido com a vida, o senhor Irineu desperta a curiosidade de Meire, uma psicóloga que mora vizinho à residência do antigo médico. Meire suspeita que o segredo da intrigante personalidade de Irineu está em seu misterioso passado, desconhecido por todos. Assim, sua curiosidade em contínuo crescimento acaba se tornando um capricho do qual ela não consegue se livrar. Por outro lado, está o seu filho Fernando que se apaixona por uma mulher mais velha que ele.

Ao tempo em que Meire pretende descobrir o passado de Irineu nos capítulos pares, este mesmo passado vem sendo revelado, continuamente, nos capítulos ímpares da obra. Assim, esta estratégia do autor instiga um clima de suspense e curiosidade que será saciado, gradativamente, quando finalmente, as duas histórias se encontram e se confundem diante dos olhos do leitor. Durante este percurso, o enredo se ramifica em várias células dramáticas que se encerram num clímax final que, por sua vez, abre espaço para o tão esperado desfecho da narrativa.

Em Tempo1: O lançamento oficial do livro “ O Senhor Irineu”, será no dia 04 de maio no auditório da Universidade Estadual Vale do Acaraú de Sobral a partir das 20:00hs.

Em tempo2: Em conversa com o professor Tremal Nike, autor do livro intitulado “Conhecendo Massapê”, ele afirmou para este blogueiro que no decorrer deste ano estará lançando seu segundo livro, ainda sem título








Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário