QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



21 de fevereiro de 2011

DADOS PLUVIOMÉTRICOS DO MÊS DE JANEIRO E FEVEREIRO PROPICIAM SANGRIA DO AÇUDE ACARAÚ MIRIM

Sangria do Açude Acaraú Mirim em Massapê
O município de Massapê, localizado na Região Noroeste cearense, choveu um total de 309,9mm durante o mês de janeiro de 2011. Já neste mês de fevereiro, até a data de hoje(21), choveu 196,7mm.
As informações foram repassadas a este blogueiro pelo amigo De Assis Machado que dispõe de um sofisticado pluviômetro, aparelho inventado há mais de 800 anos pelos chineses para essa missão: medir o volume da chuva.
   
Ainda, conforme o Deassis, o pluviômetro informa quanta água caiu por cada metro quadrado da área atingida pela chuva. A unidade de volume usada pelo pluviômetro é o milímetro cúbico, o equivalente ao mililitro. Cada milímetro medido corresponde a um litro de água da chuva despejada por metro quadrado. Quando a meteorologia informa que mediu 20 milímetros de chuva, isso quer dizer que caíram 20 litros de água por cada metro quadrado da área onde choveu.

Outra informação importante é a sangria do açude Ipaguassu-Mirim, no data de ontem(20), cujo reservatório abastece a nossa cidade e pertence à bacia hidrográfica do Vale do Acaraú, com um volume d’água de  52,0 milhões m³. 

Ao contrário do ano passado, estas chuvas trouxeram muitas alegrias para os agricultores, que estão irradiantes com este presente de Deus. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário