Terça, 19 de Setembro 2017: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado

24 de maio de 2010

20 de maio de 2010

CARO LEITOR, OLHA ESSA AÍ !

Tasso vai responder ao Ivo Gomes e ao Lula Morais?

A tucanagem ficou zangada com o deputado comunista Lula Morais porque ele repercutiu lá na Assembléia Legislativa as cobranças que o também deputado Ivo Gomes fez ao senador bicudo Tasso Jereissati para que ele cobrasse do Serra o compromisso com os projetos de desenvolvimento do Ceará. Cobrança mais do que justa e necessária, considerando que o candidato demotucano num tem lá muito apreço por essa banda de cá do Brasil.

Até o tucano belga Luiz Pontes meteu-se a fazer alguma coisa e chegou a dizer que o deputado comunista tinha inveja do chefe tucano. Pois, acredite nessa, o Lula Morais tem inveja do Tasso Jereissati e por isso o critica. Considerando que o autor dessa ideia é um cidadão que foi eleito senador e dispensou o mandato para, a mando do chefe, ser Secretário de Governo e pastorar Lúcio Alcântara, pode-se concluir que essa pérola não sairia de outra mente. O dito cujo foi tão considerado na chamada “vida pública” que na eleição passada nem eleito foi, encarou um banco e só exerce a deputança por obra de um rodizio entre titulares e suplentes. Mas vamos deixar de prosa sem futuro, já gastei muito roteiro com um ator de quinta. Pois então, a tucanagem se arretou com o Lula Morais e eu queria dizer que o meu camarada falou a mais pura verdade. Ele tratou do debate que existe hoje no Brasil e no Ceará, mas a turma do Tasso e do Serra não quer admitir e muito menos encarar.

De um lado está um novo Brasil, cujo presidente é respeitado aqui dentro e mundo afora, pelo que realizou e pela perspectiva positiva e otimista que deu ao Brasil e ao brasileiro. Isso é um fato que ninguém pode negar.
O senhor Tasso Jereissati está do outro lado, dos que foram derrotados duas vezes e agora tentam voltar através do Serra, que foi Ministro do Planejamento de FHC, portanto ajudou a conceber um governo que provocou o vexame do apagão e do racionamento de energia elétrica, que fez o Brasil quebrar financeiramente três vezes, que elevou as taxas de juros a mais de 26% (3 vezes o índice de hoje, que já é muito alto), que vendeu a Vale por R$ 3 bilhões, quando na verdade ela valia pelo menos R$ 100 bilhões, que fez lobby, flagrado pelo telefone, para amigos (Daniel Dantas, por exemplo) na privatização do Sistema Telebrás, que se submeteu aos ditames dos Estados Unidos ao ponto do Ministro das Relações Exteriores aceitar tirar os sapatos e ser revistado ao chegar num aeroporto americano, que arrochou salários, provocou demissão de trabalhadores no serviço público e na iniciativa privada, e muito mais que nem cabe nesse comentário. Estes são muitos fatos que ninguém pode negar.

Agora quero saber se o senador do bicudo nega que se indentifica com tudo isso e que é adversário do Lula, como tenta esconder o Serra. O Lula Morais está de parabéns porque é capaz de enfrentar esse galego, que vendeu a Coelce e por pouco não vendeu a Cagece, agora é bom lembrar que dessa vez ele só repercutiu o que disse o deputado Ivo Gomes e até o Fábio Campos falou em sua coluna. Até agora o senador do baronato não falou nada. E aí?
A matéria acima está no blog do Herbert Lobo, encaminhada por Miguel Silva , do Blog do Carvalho.

17 de maio de 2010

VEREADORA TIRA LICENÇA-MATERNIDADE E SUPLENTE ASSUME

A qualquer momento, a vereadora da cidade de Massapê, Kélvya Costa Albuquerque(PSB)foto, dará entrada na Câmara Municipal de Massapê, a sua licença-maternidade votada e aprovada por unanimidade pelos vereadores na última sessão do dia 10 de maio.

Assim sendo, o suplente de vereador e cidadão Marco Apoliano(PMDB), filho da ex-vereadora Odete Apoliano irá assumir a vaga na próxima segunda(24), que passa a compor o rol de vereadores oposicionistas e a pôr em prática sua ideias na “Casa do Povo”.

A licença-maternidade é um meio de proteção à mulher fundamentada pela Constituição Brasileira que, por motivos biológicos, necessita de descanso, com o objetivo de se recuperar do desgaste físico e mental provocados pela gravidez e parto.

Ao retornar da licença de 120 dias, a vereadora Kélvya Albuquerque retomará suas atividades legislativas, podendo votar e ser votada, se for o caso, para Presidente da Câmara Municipal de Massapê.

PARTIDO PROGRESSISTA REALIZA CONVENÇÃO EM MASSAPÊ

Quem esteve pela manhã de hoje em minha residência foi o jovem Diego Marques. Na oportunidade, solicitou-me a divulgação, aqui no blog, da festa de Convenção do PP realizada no dia 24 de abril do mês passado na Câmara Municipal de Massapê.
Várias lideranças politicas de Massapê, Sobral e da zona norte estiveram presentes na posse do novo diretório do Partido Progressista.

Entre as figuras proeminentes da classe política, emcontravam-se o presidente estadual do partido Progressista no Ceará, o deputado federal José Linhares Ponte; ex-prefeito de Massapê, Jacques Albuquerque; os Vereadores de Massapê Paulinho do Frigorífico, Mário César, Dr. Estêvão, além de representantes de outros partidos de Sobral, Forquilha e Miraíma

CHAPA ELEITA DO PP DE MASSAPÊ
Presidente: DIEGO CAVAN MARQUES
1ª Vice: Pres. FRANCISCA RENATA MARQUES
2ª Vice: Pres. SILVELENA DE CASTRO
1º Sec: JUCELINO LOURENÇO
2º Sec. CHALLIN LOPES NASCIMETO
1º Tesoureiro: ELAINE CRISTINA MOREIRA SILVA
2º Tesoureiro: ANTONIO TIAGO MARQUES.
Nossos efusivos parabéns a Diego Marques por realizar um sonho acalentado de militar na politica e a todos que fazem parte do novo diretório do Partido Progressita de Massapê.

14 de maio de 2010

RESSACA?! SACA ESSA PARA FICAR BEM.

Quando você bebe, o seu organismo gasta uma grande quantidade de energia para filtrar o álcool do seu sangue. Portanto, energia = glicose. Ou seja, pra começar, seu corpo fica debilitado porque gastou muita glicose.

Além disso, o álcool inflama o seu intestino, o que pode causar dores de barriga e diarréia, além de inflamar também o seu estômago, o que causa o enjôo tão característico.

A bebida alcoólica inibe a produção de vasopressina? Para quem não sabe, vasopressina é o nosso HAD (hormônio antidiurético). Imagine assim: quando o teu corpo está com pouca água, este hormônio é secretado para que seus rins retenham líquido. Portanto, com altas doses de álcool no sangue, a vasopressina não será liberada, fazendo com que você perca muita água através da urina (já que seus rins não poderão retê-la). Por isso que quando estamos bebendo, vamos ao banheiro várias vezes.

Quando teu corpo está descansado, o seu organismo faz um trabalho danado para filtrar todo o álcool do teu sangue. Como você está desidratado, as suas células ficam, literalmente, com sede. Portanto, a dor de cabeça proveniente da ressaca é justamente isso: seus neurônios pedem água!

Prevenindo e curando a ressaca
Coma antes de beber, principalmente gorduras! Sim, isso é muito importante. Quando você come, o seu organismo não trabalhará apenas com o álcool no estômago. Nem pense em ingerir bebida alcoólica de estômago vazio!
Aproveite e coma alimentos gordurosos. A gordura, literalmente, “forra” a parede do estômago e do intestino, dificultando a retenção do álcool por parte dos mesmos.

Super dica para o “durante a bebida”
Uma dica excelente para você que bebe bastante é: beba MUITA água durante a farra. Tipo… A cada dois copos de cerveja, beba um copo d’água. Isso previne a desidratação, seu organismo trabalha melhor e com menos intoxicação. A água é um santo remédio, acredite. Trocar a água por suco ou refrigerante também é uma ótima sacada: os dois (quando adoçados, claro) contêm glicose. Daí, matam a sede, e ainda injetam energia no seu organismo.

Fumar bebendo? Nem pensar!
Esta é simples: quando você fuma, seu organismo se enche de nicotina e de pouco oxigênio. Ou seja, as chances de você se intoxicar bem mais rápido são tremendas.

Colher de óleo antes… funciona?
Sim, não funciona de um jeito que você dirá: “caramba, como isso é demais”, mas também forra o teu estômago e dificulta a absorção do álcool.

E o engov… Funciona ou não funciona?
A resposta é… Sim, funciona! Mas nem pense em tomá-lo antes. Um ou dois depois é que faz efeito, pois ele contém substâncias que contraem os seus vasos sangüíneos (diminuindo a ressaca e o mal estar), analgésico e hidróxido de alumínio, para aliviar a digestão.

Mas enfim, beba muita, muita água. Seu organismo está pedindo água, portanto, beba o máximo de água que puder, deite-se um pouco, apague as luzes do quarto, feche as janelas e descanse. A água ainda continua sendo o melhor remédio para curar ressaca.

Cafezinho? Só se for com bastante açúcar!
Um dos grandes mitos que existe por aí é que, para curar ressaca, o ideal é tomar uma xícara de café sem açúcar. Certo? ERRADO!
O café, apesar de estimulante, será excelente se for acompanhado de muito açúcar. Não sei se você se recorda, mas açúcar = glicose. Portanto, quanto mais glicose você ingerir, mais energia dá ao seu corpo para processar a bebida. MAS CUIDADO: uma alta ingestão de açúcares pode fazer mal à saúde. Se você é diabético, então, nem pensar!

Dica: 100% de chances de você não ter ressaca!
Esta você precisa aprender, e eu também. A forma 100% segura de você não ter ressaca no dia seguinte é… Não bebendo. Simples assim. Afaste-se da bebida, fique no refrigerante ou água de côco que você vai longe.
Uma dica com informações do Portal de Curiosidades

11 de maio de 2010

RANKING DO IDH-M DE MASSAPÊ É PREOCUPANTE!

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará-IPECE, órgão vinculado ao governo do estado, realizou uma pesquisa onde foi apresentada uma síntese do cenário atual dos municípios cearenses sobre o IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), a partir de dados e informações sobre as condições socioeconômicas e geográficas do Ceará.

Para quem não sabe, o IDH-M é um índice elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJPJ) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(IPEA). O IDH-M foi inspirado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o qual foi construído primordialmente para medir o desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de educação (alfabetismo e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer), e renda (PIB per capita).

O município de Massapê com mais de 36 mil habitantes, consoante pesquisa do IPECE, está na nonagésima quinta posição (95ª), perdendo para municípios da zona norte com menor porte populacional, como é o caso de Marco, Mucambo, Meruoca(minha cidade), Cruz e Forquilha.

A pesquisa consiste em um relatório e reflete de forma sólida a situação dos 184 municipios do Estado.

Veja a posição distribuída de algumas cidades vizinhas aqui da gente:

Alcântaras - 13,37 em 180ª posição

Acaraú em 19,29 em 166ª posição

Bela Cruz- 26,28 em 106ª posição

Camocim- 29,94 em 70ª posição

Cariré- 23,10 em 134ª posição

Coreaú- 24,09 em 127ª posição

Cruz - 28,91 em 81ª posição

Forquilha- 30,42 64ª posição

Frecheirinha- 27,79 em 92ª posição

Graça- 20,12 em 160ª posição

Granja- 17,45 em 172ª posição

Marco- 35,87 em 37ª posição

Massapê- 27,23 em 95ª posição

Meruoca- 40,03 em 21ª posição

Martinópole- 24,97 em 114ª posição

Miraíma- 20,96 em 156ª posição

Morrinhos- 22,04 em 145ª posição

Moraújo - 19,44 em em 165ª posição

Mucambo- 28,28 em 88ª posição

Reriutaba- 24,21 em 124ª posição

São Benedito - 31,79 em 55ª posição

Santana do Acaraú em 19,29 em 166ª posição

Sobral - 60.56 em 3ª posição

Senador Sá- 24,15 em 125ª posição

Ubajara- 37,46 em 28ª posição

Uruoca- 25,27 em 111ª posição

OBS: Os municípios de Eusébio e Alcântaras estão em 1º e 184º lugares respectivamente.

7 de maio de 2010

PREFEITO DE MASSAPÊ NÃO CUMPRE PROMESSAS E TRABALHADORES RURAIS PROTESTAM EM FRENTE À PREFEITURA

Trabalhadores caminhando pela Rua Major José Paulino(centro).
Na manhã desta quinta feira(06/05), cerca de 1.500 trabalhadores rurais de Massapê realizaram um protesto pelas  ruas da cidade e pararam em frente à Prefeitura para reivindicar promessas de políticas públicas não cumpridas pelo atual prefeito.

Inicialmente, estiveram acampados na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde saíram em caminhada até o Paço Municipal.

Com faixas, cartazes e gritos de ordem com os dizeres, “TRABALHADOR NA RUA, PREFEITO A CULPA É TUA; TRABALHADOR ORGANIZADO, JAMAIS SERÁ PISADO", os trabalhadores protestaram pelas principais ruas da cidade.

Além de trabalhadores rurais, a manifestação contou, ainda, com a participação de entidades parceiras às suas reivindicações como a FEDECON- Federação das Entidades Comunitárias de Massapê; a COOPERBIO-Cooperativa Mista de Produção, Industrialização de Biocombustível do Brasil Ltda e a ESPLAR- Centro de Pesquisa e Assessoria.

Em 16 de abril do ano em curso, alguns membros da Fedecon estiveram na Prefeitura numa reunião com o senhor prefeito com o objetivo de buscar junto ao poder público, políticas públicas para beneficiar os agricultores e trabalhadores rurais.

Na ocasião, o prefeito se propôs a adotar as medidas solicitadas, em reunião, para garantir o desejo e anseios dos trabalhadores. Acontece que até a data de ontem, o gestor municipal não havia cumprido o acordo feito com os membros da Fedecon.


Diante das promessas não cumpridas, os trabalhadores realizaram o "SEGUNDO GRITO DA TERRA MASSAPÊ", exigindo justiça, trabalho, soberania e cidadania.

Depois de algum tempo de manifestação e de muita insistência em frente ao Paço Municipal, o prefeito recebeu uma comitiva formada por agricultores, entidades de classes sindicais. Eles expuseram as propostas de reivindicações, para que o prefeito adotasse medidas urgentes para atender a demanda e às necessidades da classe trabalhadora massapeense.

PAUTAS EM DEMANDAS
* Criação de Política Municipal para garantir o abastecimento nas comunidades rurais;
* Disponibilização de recursos para construção de Cisternas;
* Revitalização, perfuração e Manutenção de cacimbões, poços artesianos nas comunidades de Santa Luzia, Morgado, Sítio Socorro, Engenho Velho, Morro Vermelho, Curú, Trapiá, Riacho Fundo, São Damião de Cima, Cancela do Alexandre, Raiz, Lagoa Grande, Jatobá, Terra Nova, Pé da Serra, Vassouras, Areias e Cajazeiras;
* Enviar imediatamente ao MDA(Ministério de Desenvolvimento Agrário) o registro da situação emergencial do município;
* Ampliar o Programa de Habitação Rural para os distritos;
* Ampliação do número de vagas do Programa Garantia Safra em dias;
* Criar uma Política Municipal para beneficiar as famílias que estão fora da Garantia Safra(Cesta Básica no valor correspondente ao Garantia Safra);
* Reativar os Projetos de Galinha Caipira nas comunidades de Curu, Morro Vermelho, Campestre, Santo Amaro, Saão Damião, Engenho Velho e Baixio;
* Concluir e entregar as comunidades, os Projetos de Agro-indústria de Meruoquinha e Pe. Linhares;
* Reivindicar os equipamentos da Casa do Mel para a Associação dos Apicultores de Massapê;
* Reivindicar gaiolas do Projeto de Piscicultura para a comunidade de Morro Vermelho;
* Reivindicar passagem molhada para as comunidades de Santo Amaro, Sítio Socorro, Campestre, Cacimbinha, Meruoquinha, Cacimba Velha, Ponta do Serrote, Morgado e Morro Vermelho;
* Reestruturar a ponte da comunidade de Jatobá;
* Conclusão da estrada de Meruoquinha a Terra Nova;
* Conclusão da estrada que liga Paus Brancos a Cajazeiras;
* Executar o projeto de estrada da comunidade de Terra Nova;
* Construção de Postos de Saúde nas localidades de Riacho Fundo e Morgado;
* Garantir transporte para deslocamento dos doentes em todas as regiões do Município;
* A Prefeitura fazer a chamada pública para o PNAE(Programa Nacional da Alimentação Escolar.
Diante das pautas enumeradas, espera-se que o Poder Público cumpra com as necessidades manifestadas pelos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Massapê.
Imagens através de fotos da manifestação realizada por agricultores e trabalhadores




Agricultores no pátio da Prefeitura

5 de maio de 2010

DEPENDENDO DE OPERADORA, FALAR AO TELEFONE É UM ACINTE PARA O BOLSO

Segundo pesquisa realizada pela Proteste Associação de Consumidores, fazer uma ligação DDD(ligação interurbana), demanda pesquisa e paciência. Ao preferir uma operadora de telefonia fixo ou móvel, o consumidor pode poupar até R$ 25,58. Na pesquisa, a PAC chegou à conclusão que o consumidor pode ter prejuízos se não pesquisar bem antes a operadora de sua preferência.


Se o consumidor faz uma ligação interurbana, por exemplo, do Ceará para São Paulo de 10 minutos, de fixo para fixo sai por R$ 1,36 pelo plano Sempre 21 Regional da Embratel. Em igual situação, a conta será de R$ 13,70 pelo plano Hora de Ligar 23 da Intelig. A diferença representa uma economia de R$ 12,34 para quem optar pela primeira opção.


Já uma ligação de um fixo para celular, a Proteste Associação de Consumidores apresentou amostragens quase semelhantes ao caso anterior. De Fortaleza para São Paulo, durante dez minutos, a chamada sai por R$ 2,54 em horário normal (de 7 horas às 21h de segunda a sexta-feira) ou por R$ 1,78 em horário reduzido, ambos pelo plano Básico 21 da Embratel. Em igual situação, esta ligação pode sair por R$ 28,11 (horário normal) ou R$ 26,09 (horário reduzido), ambas pelo plano Básico 23 da Intelig. As economias seriam de R$ 25,58 e R$ 24,32, respectivamente. Na primeira comparação, a diferença entre as tarifas entre operadoras é de 11 vezes. Na segunda, 14 vezes.
Fonte e foto do Diário do Nordeste.
Portanto, tenhamos muito cuidado quando formos fazer uma ligação interurbana. É importante pesquisar, sobremaneira, de forma que o nosso bolso não tenha "ressaca" ao final do mês.

4 de maio de 2010

AFINAL, PARA QUE SERVE MESMO VEREADOR?

Se a cidade de Massapê possuísse uma verdadeira Rádio Comunitária genuinamente a serviço do povo e a direção da emissora não estivesse atrelada ao poder - direta ou indiretamente - e se me fosse concedido um programa, disporia um espaço para o vereador fazer sua prestação de contas junto à população, fosse de oposição ou situação.

Como não tenho programa de rádio - se bem que já tive - e falar a verdade dói pra muita gente, uso esse espaço para dizer o que deve ser e o que deve fazer um vereador.

Muito se pergunta por aí no dia-a-dia, nas conversas de rua, nos bares, nos botequins, nas esquinas, associações e entidades constituídas: para que serve mesmo um vereador?

Qualquer consulta no Dicionários Aurélio, para muitos "pai dos burros", mais para mim "pai dos sábios". Burro é aquele quando não sabe, não procura.

Muito bem! A palavra "vereador" deriva de verear. Verear significa zelar pelo sossego e bem-estar da população. Vereador é o representante político dos cidadãos de um municipio.

Pois é, a rotina de trabalho de um vereador envolve inúmeras atividades: reuniões ordinárias, reuniões extraordinárias, desde que haja necessidade delas, reuniões com outros poderes constituídos, reuniões com associações e classes trabalhadoras, tratar de assuntos relevantes ou de interesse geral e assim por diante. Assim deve ser a ação do vereador.

Na atividade plenária, o vereador deve participar das votações e discussões em plenário, onde são travados os grandes debates. É ali também que ele se posiciona através de pronunciamentos, vota os projetos de lei e defende suas propostas para defesa do povo.

O vereador é eleito por um partido, ele tem que se manter em sintonia com seus dirigentes, lideranças e correligionários. É importante, eu acho, acontecer reuniões de bancada da situação e oposição; para discussão de estratégias exigem muito do parlamentar na condução de seus trabalhos legislativos.

Em se tratando de oposição, desde quando assumiram em 2009, os quatro vereadores nunca se reuniram para conversar, para traçar metas e estratégias para um bom desempenho junto ao legislativo e à população. Refiro-me à oposição porque sou mais ligado a eles. Dos vereadores da situação não sei, acho que também não se reúnem.

O vereador, também, deve ter a responsabilidade de desenvolver um bom relacionamento com suas bases, ouvir a comunidade, reivindicar melhorias, elaborar projetos, desenvolver um trabalho coerente, transparente e ético em prol da qualidade de vida dos massapeenses é um dever de todos os parlamentares.

Na teoria, deviam. Vereadores são eleitos com esse objetivo, mas alguns transformam seus gabinetes em balcões de negócios - haja vista carros, ônibus e caminhões agregados à Prefeitura em nome de terceiros, vereadores donos de empregos, etc - para a aprovação de leis e projetos espúrios, como hoje estamos "pagando o pato", prejudiciais às pessoas que os elegeram e à cidade onde vivem.

O vereador ao tomar conhecimento de uma ação irregular deve tomar providências para apurar as irregularidades. É assim que se ganha credibilidade com o povo, e não, falar, falar e falar em plenário e depois murchar a orelha, como aconteceu em legislaturas anteriores aqui em Massapê. O povo diz logo: "Essa Câmara vê tudo, sabe de tudo, e não toma uma posição correta".

Enfim, um bom legislador deve ser tudo isso e um pouco de muito mais positivamente. Assim, eu o agradeço e a população agradece.

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial