Quinta,14 de dezembro 2017: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado

25 de janeiro de 2010

UM AMIGO MEU SONHOU QUE...

O deputado estadual José Albuquerque(PSB), eleito no último pleito com 55.706 votos, e com cinco mandatos seguidos, vai ser o próximo Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

Se forem reeleitos, Cid Gomes e Zezinho respectivamente, ele será o candidato apoiado pela família Ferreira Gomes.

Portanto, segundo esse amigo, se duvidarem de seu sonho podem abrir as apostas e passarem adiante.

24 de janeiro de 2010

O SONHO ACABOU: CID REJEITA PSDB E PREFERE A ALIANÇA PT/PMDB E PC do B QUE O CONSAGROU GOVERNADOR DO CEARÁ

Em entrevista exclusiva à Revista Fale, o governador Cid Gomes(PSB) descartou qualquer possibilidade de caminhar politicamente com o combalido PSDB nas eleições para o governo do Ceará.

Em uma das indagações sobre o cenário político envolvendo os partidos que lhe dão apoio na Assembleia, Cid Gomes foi bastante categórico: "não sou de abandonar parceiros", referindo-se ao PT/PMDB e PCdo B.

Com isso, Cid põe fim a qualquer possibilidade de deixar o apoio desses principais partidos, que o consagraram governador do Estado do Ceará com uma votação histórica de 2.411.457 contra o seu oponente, Lúcio Alcântara, à época PSDB, que obteve 1.309.277

Assim sendo, o PSDB deverá lançar candidato ao governo do estado, excetuando-se Tasso Jereissati. O partido tem vários nomes dentre eles, o suplente de deputado Luiz Pontes que aspira ser governador do estado.

Sabe-se, através da mídia, que o PSDB vive uma crise interna e com às declarações do governador, não sabemos como vão ficar alguns deputados do partido que preferem continuar com apoio a Cid, outros não.

20 de janeiro de 2010

MASSAPÊ AMANHECEU BANHADA

Confirmando-se as previsões meteorológicas do ‘Climatempo’ link à direita em nosso blog, choveu bem na madrugada de hoje(20) em Massapê. A chuva veio acompanhada com rajadas de vento e prolongou-se até às 8h da manhã em nosso Municipio, tal como em várias outras cidades da região noroeste do nosso estado.

Pela manhã, tão logo senti meu quarto mais frio e um clima gostoso e ameno, levantei-me e fui registrar algumas imagens da cidade. Embora as fotos(abaixo) não estejam nítidas, achei por bem publicá-las para os nossos milhares de leitores e navegantes.

As previsões meteorológicas para hoje e os próximos dias são otimistas.

Informações chegadas ao nosso conhecimento que em Meruoca – minha terra natal - chove desde ontem. Estivemos, hoje, em Sobral e a chuva foi muito forte chegando a derrubar árvores pela cidade.

Há fortes indícios de mais chuvas pela zona norte e o céu está completamente carregado de nuvens prevendo-se chuvas nas próximas horas o que aumenta a esperança dos nossos agricultores para mais um bom ano agrícola.

Se as chuvas são bem vindas, entretanto a cidade de Massapê demonstra cada vez mais não estar preparada para receber esta bênção do céu. As chuvas caídas durante a madrugada de hoje já provocaram contratempos. Em algumas estradas já são visíveis os transtornos: carros ficaram imobilizadas, tal é a quantidade de água acumulada.





16 de janeiro de 2010

CASÓRIO BADALADO

Em grande estilo, o casal TEREZA MARA E PAULO DE TARSO JR. comemoraram seu enlace matrimonial ontem (15), às 20:00h. O palco da celebração foi realizado na Igreja de São Francisco em Sobral.

A noiva estava exuberante! Numa alegria ímpar e contagiante exibia um lindíssimo vestido ao lado do seu amado que, com um sorriso encantador, formavam um belíssimo casal.

Quatrocentos convidados, muitos familiares e amigos de Massapê, Sobral e Fortaleza prestigiaram o importante acontecimento na igreja e no Lenas Buffet, após a cerimônia.

A família da noiva - o pai Luís Mauro Carneiro, a mãe Lúcia Dias Albuquerque Carneiro - sentiu-se orgulhosa em anfitriar à família do noivo: os pais Paulo de Tarso Cappio Pires e Maria das V.V. Pires, os irmãos, primos, tios e familiares em geral marcaram presenças no sacramento deste amor.

A felicidade brilhava nos olhos dos noivos, sentimos que o amor que um tem pelo outro é correspondido e admirado por todos que os conhecem. O casal recebeu abraços, aplausos e muitos cliks durante os momentos inesquecíveis.

Tive a honra de ter sido convidado a participar e registrar estes sublimes momentos como também clicar quem por lá estava. Parabéns e felicidades a este belo casal Tereza Mara e Paulo de Tarso, cuja vida começa mudar a partir de agora.

Gostaria dizer aos dois que um casamento feliz se constrói com muito amor, carinho e compreensão. Que estes sentimentos estejam sempre presentes na vida de vocês.

Como se sabe, a vida é feita de momentos bons e ruins. Aproveitem intensamente os bons e estejam unidos para superar os ruins. Assim se constrói um casamento duradouro e feliz.
Vejam algumas fotos - de muitas registradas - durante o belíssimo acontecimento.


































15 de janeiro de 2010

NOVO DIRETOR DO BANCO CENTRAL É SOBRALENSE

Com indicação de Henrique Meireles e anuência do presidente Luíz Inácio Lula da Silva, o Banco Central do Brasil divulgou o nome do cidadão CARLOS HAMILTON VASCONCELOS ARAÚJO, como novo diretor da instituição.

Carlos Hamilton, um servidor de carreira, é natural de Sobral, tem 45 anos, trabalha no BC desde o ano de 1992, é doutor em economia formado pela Fundação Getúlio Vargas e engenheiro civil pela UFC.

Para assumir a função, o sobralense deverá apresentar proposta de reformulação da Diretoria de Assuntos Internacionais - Direx - que será submetida à apreciação por profissionais do Banco Central. Apesar do consentimento de Meireles e Lula, o Senado Federal tem que aprovar a indicação.

14 de janeiro de 2010

MULHER SE PRODUZ PRA QUEM? PRA HOMEM?

Cena comum a todos os homens: a espera pela mulher que se arruma. E a gente sempre tem o consolo de que aquela ‘outra’ mulher que vai irromper na sala se embelezou se fez outra, diferente da mulher de todo dia, pra sair conosco. Em outras palavras, se produziu para nós. E você já reparou como a diferença é grande? Não é só no perfume sensual, no brinco escolhido a dedo, no cabelo exuberante, no calçado, na roupa sofrida, escolhida, vestida e por fim curtida com deleite e prazer. Não, a mulher que recebemos com olhar entre encantado, orgulhoso e ciumento é outra por dentro também.

Nós homens nunca vamos saber o que sente uma mulher produzida, que se acha bonita e gostosa, pronta pra sair pro mundo e enfeitiçá-lo. Mas não se engane: ela não se arruma pra você. Antes, no tempo da obediência, da subserviência, da dependência do homem, até podia ser. Afinal, ele tinha que gostar aprovar. Ele era o dono dela. Até no nome, que ela passava a assinar com o sobrenome dele, pra marcar a propriedade. Mesmo assim ouso arriscar que ela não se fazia mais bela só pra ele. Hoje, então, nem se fala. Verdade um, nesse século 21: mais do que nunca a mulher se produz pra ela mesma. Verdade dois: Não pensa um segundo em você. Ou só pensa um.

Lipovetsky diz no livro A terceira mulher que a mulher do século 21 está muito mais na dela do que na dos homens, quer dizer, busca nas roupas e acessórios muito mais uma coisa, um sentimento, “para-a-moda do que um para-o-desejo- masculino”. Hoje, a mulher busca a beleza mais para satisfazer a si mesma. Primeiro, bonita e gostosa para ela mesma. Depois, para as outras mulheres, eternas e odiosas concorrentes; e bem depois, por último, para os pobres homens, que querem ficar ricos só por causa delas.

Essa mudança toda se deu na consequência lógica de uma sociedade de consumo cada vez mais centrada no lazer, no prazer, na individualidade. A nova cultura “desvalorizou um modelo de vida feminina mais voltada para a família do que para si mesma, legitimou os desejos de viver mais para si e por si”. A mulher vai para o trabalho, conquista sua individualidade, constrói seu prazer. E aqui não estou julgando se isso é bom ou ruim, ou o que isso tem de bom e de ruim.

Então, meu parceiro de gênero, gozo e sofrimento, prepare-se a cada dia para essa “terceira mulher” que já chegou. E aceite que não é pra você que ela se produz. Elas são de outro planeta. Vinicius de Moraes já tinha sacado isso em Testamento.
FONTE: Coluna/Olho Na Rua De O Povo

12 de janeiro de 2010

MISTÉRIOS DO CÉREBRO HUMANO

A ciência está desvendando os mecanismos biológicos que nos permitem lembrar e esquecer – e já prevê aplicar esses conhecimentos em terapias que melhoram a capacidade de memorização ou que apagam da mente experiências ruins.

A memória ajuda a definir quem somos. Na verdade, nada é mais essencial para a identidade de uma pessoa do que o conjunto de experiências armazenadas em sua mente. E a facilidade com que ela acessa esse arquivo é vital para que possa interpretar o que está à sua volta e tomar decisões. Cada vez que a memória decai, e conforme a idade isso ocorre em maior ou menor grau, perde-se um pouco da interação com o mundo. Mas a ciência vem avançando no conhecimento dos mecanismos da memória e de como fazer para preservá-la. Pesquisas recentes permitem vislumbrar o dia em que será uma realidade a manipulação da memória humana. Isso já está sendo feito em animais.

No ano passado, cientistas americanos e brasileiros mostraram ser possível apagar, em laboratório, certas lembranças adquiridas por cobaias. Melhor: tudo indica que as mesmas técnicas podem ser usadas também para conseguir o efeito inverso: ampliar a capacidade de reter fatos e experiências na mente. E, há duas semanas, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, nos Estados Unidos, detalharam como as proteínas estão relacionadas ao surgimento de lembranças nos neurônios. Como ocorreu com o DNA no século passado, os códigos fisiológicos que regulam a memória estão sendo decifrados.

O cérebro humano pesa, em média, 1,4 quilo e tem 100 bilhões de neurônios, que se comunicam por sinapses – estruturas por meio das quais as células cerebrais se conectam, transmitindo informações na forma de sinais químicos e elétricos. Existem trilhões de sinapses. Cada vez que o córtex cerebral recebe os dados sensoriais de uma nova experiência (um jantar, uma visita a um museu, uma situação de perigo), as sinapses formam certos padrões de comunicação entre os neurônios de diferentes áreas. Algumas redes de células organizam, então, tais informações, comparando-as a outras lembranças já existentes no cérebro, e, conforme a força e o padrão das sinapses, selecionam o que vai ser esquecido ou o que vai permanecer guardado por mais tempo.

Quando uma pessoa entra em um restaurante, por exemplo, tem contato com uma infinidade de dados: o rosto do garçom, a cor das paredes, o aroma dos pratos, a conversa na mesa ao lado, o gosto da comida e a textura do guardanapo. A maior parte desses detalhes é apagada da lembrança tão logo se pisa na rua. Mas há aqueles registros que permanecerão por dias, meses e até anos – muitos de maneira inconsciente. O sabor da comida, por exemplo, quando novamente experimentado, pode inundar a cabeça do indivíduo com lembranças da primeira visita àquele restaurante.

A maneira como uma memória é recuperada do arquivo mental e as emoções associadas a ela determinam a sua durabilidade. Todo esse processo, aparentemente óbvio quando se parte da simples observação do comportamento humano, agora está sendo desvendado do ponto de vista bioquímico.

A façanha dos pesquisadores da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara foi verificar como a destruição e a produção de proteínas no interior das células nervosas criam novas lembranças e modificam as já existentes.

O estudo confirma a ideia de que não existe memória fixa, imutável. a memória pode ser de curto prazo (lembrar-se da balada da noite anterior, por exemplo) ou de longo prazo (recordar-se de uma festa de anos atrás). As categorias são a explícita (também chamada de declarativa) e a implícita. A memória explícita geralmente pode ser descrita em palavras e é evocada de maneira consciente – como a lembrança do primeiro beijo. A memória implícita refere-se a conhecimentos, hábitos e habilidades que são evocados de maneira automática – entre as quais, entender o que está sendo dito nesta reportagem sem a necessidade de recorrer ao dicionário ou de analisar gramaticalmente cada uma de suas frases.

Se a ciência do cérebro fosse uma estrada de 100 quilômetros, quanto do percurso já teríamos percorrido? Eu diria que estamos entre os quilômetros 10 e 20. Estamos a 100 anos de chegar ao fim da estrada, quando o funcionamento do cérebro será totalmente conhecido.
FONTE: REVISTA VEJA

9 de janeiro de 2010

PROFESSORES CONCURSADOS TÊM SEUS DIREITOS GOLPEADOS PELOS VEREADORES DA SITUAÇÃO EM MASSAPÊ

Ultimamente, tenho conversado sempre com alguns professores concursados da rede municipal de ensino aqui em Massapê.

Confesso que tenho sentido por parte desses profissionais da educação, um grande desestímulo em detrimento aos fatos ocorridos na última sessão extraordinária, dezembro/2009, realizada na Câmara Municipal de Massapê.

Na ocasião, os nove edis estiveram reunidos no intuito de votar e adequar os Planos de Cargos e Carreira dos referidos profissionais. No plenário da Câmara, compareceu grande parte dos professores, àqueles que não são encabrestados e nem alienados para reivindicar seus direitos adquiridos na Constituição.

Infelizmente, os professores saíram decepcionados e envergonhados com a votação hesitante, frouxa e omissa dos cinco vereadores ligados ao prefeito de Massapê, que em decisão lamentável votaram contra a categoria dos profissionais da educação. Cabe, aqui, aplausos aos quatro vereadores da oposição.

Meu sentimento de repulsa a estes vereadores - na maioria dos casos - não têm defendido os direitos constitucionais, entre os quais o bem-comum, o respeito aos direitos humanos e educação de qualidade com respeito ao piso e à valorização dos profissionais da educação.

A Câmara de Massapê devia seguir o exemplo da Câmara Municipal de Miraíma, que derrubou até veto do prefeito local, não comungando e nem balançando a cabeça com determinados atos espúrios.


Cabe ao sindicato dos servidores municipais convocar assembleia da categoria, calcular realmente o prejuízo, ir ao Ministério Público, reivindicar seus direitos, analisar o repasse do FUNDEB que recebeu o Município de Massapê desde janeiro até dezembro de 2009 - eu sei quanto o Município recebeu - e fazer de tal índice, o índice de reajuste do piso, pois estará trabalhando com dados matemáticos reais, indubitáveis.

Daí elaborar todo um cronograma de atividades que podem começar de uma nota de repúdio, como já aconteceu, realizar passeata, audiências públicas, paralisações ou greve geral por tempo indeterminado.

Ficar na inércia é que não pode, do contrário perderá sua razão de existir. Fazer que nem os professores do Município de Ipaumirim, onde a categoria decidiu final de 2009, iniciar 2010 em greve.

7 de janeiro de 2010

VEM AÍ MAIS 'BESTEIROL' PELA BRIGA DE AUDIÊNCIA

Foi dada a largada para o "Big Brother Brasil" 10. Acaba de ser liberada a lista oficial dos 15 selecionados para a nova edição do programa, que começa na próxima terça-feira. Detalhe: duas caras aparecem com interrogações no lugar das fotos.

- Alex, advogado de São Paulo. 36 anos
-Anamara, PM de Juazeiro, na Bahia, e de Petrolina, em Pernambuco. 25 anos
-Ana Marcela, estudante de Recife. 25 anos
-Angélica, jornalista de Uberlândia. 24 anos
-Carlos, personal trainer do Rio de Janeiro. 24 anos
-Cláudia, empresária de Ribeirão Preto, 28 anos
-Dicésar, maquiador de São Paulo. 44 anos
-Elenita, doutora em linguística de Brasília. 30 anos
-Eliane, dançarina de São Paulo. 28 anos
-Eliéser, engenheiro agrônomo de Maringá. 25 anos
-Fernanda, dentista de São José dos Campos. 28 anos
-Michel, publicitário de São Paulo. 30 anos
-Sérgio, estudante de São Paulo. 20 anos
-Tessália, publicitária de São Paulo. 22 anos
-Uillian, barman de São Paulo. 23 anos.
Fonte: Site Big Blog

MEU PONTO DE VISTA: As principais emissoras de TV do Brasil (Globo, Record e SBT), vêm fazendo de tudo para atrair seu público e abiscoitar a audiência de seus telespectadores.

Investem e arrecadam alto para mostrarem tantas babaquices.

O SBT surgiu com a "Casa dos Artistas", não deu audiência. Agora, cria mais um reality denominado "Solitários".

A Record criou a "Fazenda", não tem muita audiência.

A Globo, uma das que mais arrecadam, criou há 9 anos, o tal "Big Brother Brasil". também não alavancou sua audiência. Em sua décima edição, vai dar um prêmio de um milhão e meio de reais ao vencedor que vencer(um pouco de pleonasmo, você não vai me desconjurar, né) a próxima edição que começa terça(12).
A novidade é que têm dois participantes: um gay e uma lésbica assumidos: Esses vão ser difíceis perder nas votações!

E assim, os telespectadores que gostam dos reallyts shows vão continuar com suas mentes cheias de ‘besteirol’.

Quem assiste aos principais telejornais(ah, disso eu gosto, se possível assisto a todos ) presencia as duas principais concorrentes em pé de guerra. Como se sabe, não há mentiras nos ataques de uma contra outra a outra: a Rede Globo sempre teve uma relação espúria com o poder e a Record, uma interação promíscua com a Igreja Universal do Reino de Deus. O pior de tudo, é que estão guerreando com armas alheias, ou seja, brincando com o dinheiro público.

6 de janeiro de 2010

DE UM COLUNISTA DA FOLHA DE SÃO PAULO

1. Democracia: É um regime que oferece ao eleitor liberdade ampla e irrestrita para exercitar a sua capacidade de fazer besteiras por conta própria.

2. Eleição: É uma loteria sem prêmio em que o eleitor é condenado a optar entre o lamentável e o muito pior.

3. Voto: É um equívoco que se renova de quatro em quatro anos.

4. Candidato: É um pretensioso que faz merchandising do próprio umbigo.

5. Campanha eleitoral: É o período em que um grupo de loucos invade a sua TV para informar que dispõe de credenciais para administrar o hospício.

6. Alianças partidárias: São conchavos que unem agremiações formadas de dois tipos de políticos: os culpados inocentes e os inocentes culpados.

7. PT: É um partido que deixou a ideologia para cair na vida.

8. PSDB: é a mesma esculhambação, só que com doutorado na USP.

9. PMDB: é uma organização partidária com fins lucrativos, 100% feita de déficit público.

10. DEM: É a ex-Arena, o ex-PDS e o ex-PFL que, de nome novo, converteu-se num projeto político que saiu pelo ladrão.

MEU PONTO DE VISTA: Apesar do jornalista Josias de Sousa realizar campanha sistemática com o intento de macular a imagem de figuras no campo da política, apesar de ter ligação com o PSDB, ele está coberto de razão quando usou de seu raciocínio sobre a questão dos políticos em seus partidos usarem de suas ideologias, se é que eles têm!
O político, em especial o brasileiro, é um animal de primoroso senso de oportunismo. São que nem as aves de arribação: se faz bom tempo, elas vêm; se faz mau tempo, elas vão. É igual a maioria dos vereadores de Massapê. Você tem dúvida disso?

1 de janeiro de 2010

JÁ É 2010 - UM ANO DE BLOG NA INTERNET

Iniciamos, hoje, o ano de 2010. Esperamos um ano de muitas lutas, conquistas e vitórias e que os verdadeiros trabalhadores massapeenses, inclusive destaco, os professores municipais concursados, que têm cumprido seu importante papel para o crescimento da educação desta cidade, possam ser mais valorizados, através do respeito e garantia dos seus direitos em 2010, que lhes faltaram em 2009, através da atual administração e pelos cinco vereadores da situação que votaram contra o maior patrimônio no ramo das profissões; parabéns os quatro vereadores da oposição que votaram a favor dos educadores.

O grande balanço é que, apesar de vários perrengues, 2009 foi um ano incrível e ponto de partida de uma grande revolução, que sei lá onde vai dar, mas o que nos move é a mudança, a possibilidade de experimentar coisas novas e ter novos desafios à frente.

Esperamos que as bandeiras de luta, erguidas pelos verdadeiros homens honestos, desta cidade, sejam afincadas no planalto da conquista, e com forças renovadas sejam erguidas a níveis mais altos. Também esperamos que haja paz, harmonia, saúde e prosperidade no seio das nossas famílias, reconhecendo que a família é a Célula Mater da sociedade e a fonte de motivação e renovação das forças, para continuarmos firmes e ativos diante das batalhas e desafios do dia-a-dia.

Aqui no blog, MASSAPÊ INDO E VOLTANDO, reafirmamos nosso compromisso em não medir esforços no sentido de estarmos lado a lado, pleiteando pelo bem de cada um, de não fugirmos das lutas e batalhas. Sempre postando matérias de real interesse da coletividade massapeense, dando o máximo de nós para que os vossos propósitos sejam alcançados em 2010. Afinal, é por você leitor que há um ano estamos juntos, dividindo os sonhos, os pensamentos, as diferenças de idéias e agora, das saudades do ano anterior. São as sensações que sempre acompanham os que passam por aqui.

Para cada perda em 2009, seja um grande ensinamento para 2010. É com a lição que a gente aprende. É o momento que você não dedicou à pessoa e de uma lista de coisas que queriam ter feito juntos e deixou de ser um processo cíclico.

Na verdade, o grande balanço é que, apesar de vários perrengues, 2009 foi um ano incrível e ponto de partida de uma grande revolução, que sei lá onde vai dar, mas o que nos move é a mudança, a possibilidade de experimentar coisas novas e ter novos desafios à frente.

Enfim, quero agradecer imensamente cada um que esteve presente na minha vida, aos que me apoiaram de alguma forma, seja diretamente ou não, tenham um 2010 de sucesso: amor, paz, saúde, alegrias, boas viagens e claro, um dinheirinho a mais, porque a gente merece.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial