QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



7 de maio de 2010

PREFEITO DE MASSAPÊ NÃO CUMPRE PROMESSAS E TRABALHADORES RURAIS PROTESTAM EM FRENTE À PREFEITURA

Trabalhadores caminhando pela Rua Major José Paulino(centro).
Na manhã desta quinta feira(06/05), cerca de 1.500 trabalhadores rurais de Massapê realizaram um protesto pelas  ruas da cidade e pararam em frente à Prefeitura para reivindicar promessas de políticas públicas não cumpridas pelo atual prefeito.

Inicialmente, estiveram acampados na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde saíram em caminhada até o Paço Municipal.

Com faixas, cartazes e gritos de ordem com os dizeres, “TRABALHADOR NA RUA, PREFEITO A CULPA É TUA; TRABALHADOR ORGANIZADO, JAMAIS SERÁ PISADO", os trabalhadores protestaram pelas principais ruas da cidade.

Além de trabalhadores rurais, a manifestação contou, ainda, com a participação de entidades parceiras às suas reivindicações como a FEDECON- Federação das Entidades Comunitárias de Massapê; a COOPERBIO-Cooperativa Mista de Produção, Industrialização de Biocombustível do Brasil Ltda e a ESPLAR- Centro de Pesquisa e Assessoria.

Em 16 de abril do ano em curso, alguns membros da Fedecon estiveram na Prefeitura numa reunião com o senhor prefeito com o objetivo de buscar junto ao poder público, políticas públicas para beneficiar os agricultores e trabalhadores rurais.

Na ocasião, o prefeito se propôs a adotar as medidas solicitadas, em reunião, para garantir o desejo e anseios dos trabalhadores. Acontece que até a data de ontem, o gestor municipal não havia cumprido o acordo feito com os membros da Fedecon.


Diante das promessas não cumpridas, os trabalhadores realizaram o "SEGUNDO GRITO DA TERRA MASSAPÊ", exigindo justiça, trabalho, soberania e cidadania.

Depois de algum tempo de manifestação e de muita insistência em frente ao Paço Municipal, o prefeito recebeu uma comitiva formada por agricultores, entidades de classes sindicais. Eles expuseram as propostas de reivindicações, para que o prefeito adotasse medidas urgentes para atender a demanda e às necessidades da classe trabalhadora massapeense.

PAUTAS EM DEMANDAS
* Criação de Política Municipal para garantir o abastecimento nas comunidades rurais;
* Disponibilização de recursos para construção de Cisternas;
* Revitalização, perfuração e Manutenção de cacimbões, poços artesianos nas comunidades de Santa Luzia, Morgado, Sítio Socorro, Engenho Velho, Morro Vermelho, Curú, Trapiá, Riacho Fundo, São Damião de Cima, Cancela do Alexandre, Raiz, Lagoa Grande, Jatobá, Terra Nova, Pé da Serra, Vassouras, Areias e Cajazeiras;
* Enviar imediatamente ao MDA(Ministério de Desenvolvimento Agrário) o registro da situação emergencial do município;
* Ampliar o Programa de Habitação Rural para os distritos;
* Ampliação do número de vagas do Programa Garantia Safra em dias;
* Criar uma Política Municipal para beneficiar as famílias que estão fora da Garantia Safra(Cesta Básica no valor correspondente ao Garantia Safra);
* Reativar os Projetos de Galinha Caipira nas comunidades de Curu, Morro Vermelho, Campestre, Santo Amaro, Saão Damião, Engenho Velho e Baixio;
* Concluir e entregar as comunidades, os Projetos de Agro-indústria de Meruoquinha e Pe. Linhares;
* Reivindicar os equipamentos da Casa do Mel para a Associação dos Apicultores de Massapê;
* Reivindicar gaiolas do Projeto de Piscicultura para a comunidade de Morro Vermelho;
* Reivindicar passagem molhada para as comunidades de Santo Amaro, Sítio Socorro, Campestre, Cacimbinha, Meruoquinha, Cacimba Velha, Ponta do Serrote, Morgado e Morro Vermelho;
* Reestruturar a ponte da comunidade de Jatobá;
* Conclusão da estrada de Meruoquinha a Terra Nova;
* Conclusão da estrada que liga Paus Brancos a Cajazeiras;
* Executar o projeto de estrada da comunidade de Terra Nova;
* Construção de Postos de Saúde nas localidades de Riacho Fundo e Morgado;
* Garantir transporte para deslocamento dos doentes em todas as regiões do Município;
* A Prefeitura fazer a chamada pública para o PNAE(Programa Nacional da Alimentação Escolar.
Diante das pautas enumeradas, espera-se que o Poder Público cumpra com as necessidades manifestadas pelos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Massapê.
Imagens através de fotos da manifestação realizada por agricultores e trabalhadores




Agricultores no pátio da Prefeitura
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário