QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



4 de maio de 2010

AFINAL, PARA QUE SERVE MESMO VEREADOR?

Se a cidade de Massapê possuísse uma verdadeira Rádio Comunitária genuinamente a serviço do povo e a direção da emissora não estivesse atrelada ao poder - direta ou indiretamente - e se me fosse concedido um programa, disporia um espaço para o vereador fazer sua prestação de contas junto à população, fosse de oposição ou situação.

Como não tenho programa de rádio - se bem que já tive - e falar a verdade dói pra muita gente, uso esse espaço para dizer o que deve ser e o que deve fazer um vereador.

Muito se pergunta por aí no dia-a-dia, nas conversas de rua, nos bares, nos botequins, nas esquinas, associações e entidades constituídas: para que serve mesmo um vereador?

Qualquer consulta no Dicionários Aurélio, para muitos "pai dos burros", mais para mim "pai dos sábios". Burro é aquele quando não sabe, não procura.

Muito bem! A palavra "vereador" deriva de verear. Verear significa zelar pelo sossego e bem-estar da população. Vereador é o representante político dos cidadãos de um municipio.

Pois é, a rotina de trabalho de um vereador envolve inúmeras atividades: reuniões ordinárias, reuniões extraordinárias, desde que haja necessidade delas, reuniões com outros poderes constituídos, reuniões com associações e classes trabalhadoras, tratar de assuntos relevantes ou de interesse geral e assim por diante. Assim deve ser a ação do vereador.

Na atividade plenária, o vereador deve participar das votações e discussões em plenário, onde são travados os grandes debates. É ali também que ele se posiciona através de pronunciamentos, vota os projetos de lei e defende suas propostas para defesa do povo.

O vereador é eleito por um partido, ele tem que se manter em sintonia com seus dirigentes, lideranças e correligionários. É importante, eu acho, acontecer reuniões de bancada da situação e oposição; para discussão de estratégias exigem muito do parlamentar na condução de seus trabalhos legislativos.

Em se tratando de oposição, desde quando assumiram em 2009, os quatro vereadores nunca se reuniram para conversar, para traçar metas e estratégias para um bom desempenho junto ao legislativo e à população. Refiro-me à oposição porque sou mais ligado a eles. Dos vereadores da situação não sei, acho que também não se reúnem.

O vereador, também, deve ter a responsabilidade de desenvolver um bom relacionamento com suas bases, ouvir a comunidade, reivindicar melhorias, elaborar projetos, desenvolver um trabalho coerente, transparente e ético em prol da qualidade de vida dos massapeenses é um dever de todos os parlamentares.

Na teoria, deviam. Vereadores são eleitos com esse objetivo, mas alguns transformam seus gabinetes em balcões de negócios - haja vista carros, ônibus e caminhões agregados à Prefeitura em nome de terceiros, vereadores donos de empregos, etc - para a aprovação de leis e projetos espúrios, como hoje estamos "pagando o pato", prejudiciais às pessoas que os elegeram e à cidade onde vivem.

O vereador ao tomar conhecimento de uma ação irregular deve tomar providências para apurar as irregularidades. É assim que se ganha credibilidade com o povo, e não, falar, falar e falar em plenário e depois murchar a orelha, como aconteceu em legislaturas anteriores aqui em Massapê. O povo diz logo: "Essa Câmara vê tudo, sabe de tudo, e não toma uma posição correta".

Enfim, um bom legislador deve ser tudo isso e um pouco de muito mais positivamente. Assim, eu o agradeço e a população agradece.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário